Este ano fica marcado por vários assuntos que envolveram a Apple e as suas comissões cobradas aos programadores da App Store. Contudo, a empresa de Tim Cook não ficou indiferente às críticas e há umas semanas prometeu baixar a percentagem cobrada nas compras das apps.
Alguns programadores já estão a dar conta que a Apple já está a cobrar uma comissão mais baixa nas vendas na sua loja de aplicações.
Apple reduz as comissões para 15% para alguns programadores
Em novembro, demos conta que a Apple ajustou a tabela de comissões a pagar aos programadores que menos faturam. Segundo a empresa de Cupertino, o Programa para Pequenos Negócios da App Store iria colocar a comissão nos 15% para programadores que ganharam até 1 milhão de dólares em receitas durante o ano anterior.
Conforme o previsto, a mudança dos 30% para os 15% estava prevista para entrar em vigor em 1.º de janeiro de 2021. Contudo, de acordo com alguns programadores, a Apple já está a cobrar uma comissão menor nas vendas da App Store.
Um dos testemunhos foi dado pelo programador Aditya Rajveer, da app Marvis no Twitter. Rajveer notou que agora está a receber 5,09 dólares por uma aplicação que custa 5,99 dólares. Assim, contas feitas, o valor retirado para a dona da loja corresponder à comissão de 15%.
The change in rate of proceeds to 15% seems to be active already. I’m seeing proceeds of $5.09 for $5.99 in the United States. Thank you, Apple. 🙏 pic.twitter.com/5VurdAOFNO
— Aditya Rajveer (@AdityaRajveer) December 24, 2020
Portanto, poderá ser em jeito de prenda de Natal, mas há já vários programadores a dar conta desta importante mudança.