Pplware

Apple ilibada num processo de entrega de iMessages ao Android

O iMessages, o serviço de mensagens da Apple, garante aos utilizadores uma forma de comunicação directa, imediata e a custo zero. Mas este sistema não é perfeito, principalmente para quem quer abandonar o iOS.

A impossibilidade de entregar mensagens a outros sistemas valeu à Apple vários processos em tribunal. Mas um deles foi agora decidido, com a razão a ficar do lado da Apple.

O problema da entrega de mensagens do serviço da Apple a outros sistemas fora do seu ecossistema não é novo. Todos os utilizadores que abandonam o iOS deixam de poder receber estas mensagens.

Diversos processos foram colocados contra a Apple, sempre alegando que a empresa privava os utilizadores dessas mensagens por estes terem abandonado o iOS.

Apenas no final de 2014 a Apple disponibilizou aos utilizadores uma forma de abandonar o iMessages a quem já não tinha acesso aos equipamentos com iOS e passou a alertar os utilizadores para que desliguem o serviço antes de abandonarem o iPhone.

Mas os processos não deixaram de correr nos tribunais e as decisões começam a surgir. Um dos casos acabou por ser resolvido, com o juiz a dar razão à Apple, tendo terminado o processo.

Do que se sabe o processo foi terminado porque se provou que os queixosos abandonaram os seus iPhones depois do processo ter tido início, não sendo por isso possível provar se as mensagens foram entregues ao iPhone ou ao Android.

O argumento que sustentava este processo caiu assim por terra. Os queixosos alegavam que a Apple escutava as comunicações e que filtrava as mensagens dirigidas aos equipamentos Android, de forma intencional, privando estes utilizadores de terem acesso às suas mensagens.

Desde que passou alertar os utilizadores para a necessidade de desactivar o serviço iMessages antes de trocar de telefones, a Apple garantiu que este problema desapareceu.

Para além disso, o serviço passou a ser mais consciente da entrega de mensagens e caso não as consiga fazer passou a alertar e a tentar enviá-las como SMS normais.

Exit mobile version