Não será surpresa para quem conhece os produtos Apple o sucesso do lançamento de um smartwatch sob a marca da empresa de Cupertino.
Para além do que já se previa, há números agora que confirmam a posição de protagonista num mercado liderado por um outro wearable. Mas 3,6 milhões de relógios expedidos no segundo trimestre de 2015… é obra!
A Apple lançou apenas um smartwatch num mercado ainda recente, com muitas dúvidas e acima de tudo, com muitos players já balanceados nas vendas.
Segundo lugar no pódio com 3,6 milhões de unidade expedidas
Segundo a IDC, a Apple não receou esse embate e os números apresentados no relatório trimestral da empresa afirmam que a Apple conseguiu vender 3,6 milhões de unidades do Apple Watch apenas no segundo trimestre de 2015, este valor posiciona a marca no pódio, no segundo lugar a poucas unidades da Fitbit, líder do mercado.
Valores que serão bandeira na próxima keynote da Apple
Segundo a empresa de consultoria, estes números são apenas estimativas, mas há uma forte possibilidade para que sejam os números reais que a Apple irá apresentar já no dia 9 de Setembro.
Desta forma, os números alcançados são um feito enorme, isto porque as várias outras empresas têm já mais que um dispositivo no mercado e o da Apple é o mais caro no segmento dos wearables. A concorrência fica assim muito atrás, quando vemos que esta é apenas uma versão de estreia, ainda sem o seu sistema operativo totalmente explorado e ainda com mais tempo de mercado pela frente, sem que se vislumbre uma nova versão.
Aumento de 223,2% na expedição de smartwatches em todo o mundo
A IDC referiu o que já outros responsáveis das marcas concorrentes tinham dito: a entrada da Apple neste segmento foi um passo muito importante, veio dessa forma aumentar o interesse e levar as outras empresas que produzem smartwatches a vender mais. Esta indústria com a entrada da marca de Cupertino valorizou-se consideravelmente, aumentando o volume das expedições em 223,2%, isto em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.
Mas quantas unidades estão representadas nos 223,2% do aumento?
Muitos milhões! Segundo Ramon Llamas, gerente de pesquisa da IDC, esta percentagem corresponde a 18,1 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. O que tem aqui muito trabalho da Apple. Esta não só vira o foco da atenção para o produto, como também obriga os seus concorrentes a aumentarem a fasquia da qualidade e mesmo a investir mais dinheiro em publicidade. Estes 223,2% de crescimento correspondem depois a muitos milhões de dólares, directa e indirectamente, investidos na indústria e no comércio de “um novo gadget” para o mercado de consumo tecnológico.
Duas em cada três vendas foram Apple Watch
A Apple apenas lançou o relógio inteligente em 16 países até ao momento e, mesmo privando o resto do mundo do seu relógio, a IDC afirma que duas em cada três aquisições são do Apple Watch. Isto teve impacto no segmento das apps e serviços de terceiros que estão, desde o primeiro dia, a adoptar alterações para os seus serviços e as suas apps funcionarem no relógio da Apple.
Segundo o analista da IDC, Jitesh Ubrani, este desempenho está a destacar já a empresa americana neste segmento e isso terá no futuro um outro impacto, o do domínio absoluto.
A IDC reporta também que as cinco maiores fabricantes de wearables, a Fitbit, Apple, Xiaomi, Garmin e Samsung, juntas conseguiram vender 12,4 milhões no trimestre, o que corresponde a 68% do total. No entanto, os números e a forma como o mercado se está a alinhar irá seguir outros padrões que já conhecemos. A Apple será a empresa inspiradora para mais este segmento.
Mesmo grandes empresas como a Sony ou a LG que produzem modelos de smartwatches de grande qualidade, estão longe de alcançar a fama e o proveito que a Apple já está a conseguir. Veremos isso já na próxima semana, quando forem abertas as portas da IFA 2015 em Berlim, onde o Pplware estará presente para lhes dar conta de todas as novidades deste e de outros segmentos do mundo da tecnologia.