Pplware

Apple bloqueou as atualizações do Telegram a pedido da Rússia

Com cada vez mais ofertas no campo dos serviços de mensagens instantâneas, é normal que os utilizadores optem pelas mais seguras e que mais os protegem. É por isso natural a escolha do Telegram, por estar bem cotado e oferecer a melhor proteção.

Infelizmente, este serviço está a atravessar problemas desde que a Apple bloqueou as atualizações da versão iOS da sua app. Tudo se deve ao pedido do governo da Rússia, uma guerra que vem já de trás.


O fundador e CEO do Telegram veio hoje relatar uma situação anormal que está a acontecer no seu serviço, em especial na versão iOS. A Apple, a pedido do governo da Rússia, bloqueou as atualizações da app para iPhone e iPad.

Este bloqueio não surgiu agora e foi aplicado há cerca de um mês e meio. A origem vem da batalha legal que está a decorrer na Rússia e que procura obrigar o Telegram a entregar as chaves de cifra do serviço, para que assim possam ser lidas as mensagens dos utilizadores.

Do que é descrito por Pavel Durov, o bloqueio da Apple origina problemas, pois a app não pode ser atualizada para dar resposta a alterações que a Apple realizou no iOS 11.4, o que está a levar a que alguns componentes do serviço tenham deixado de funcionar, entre eles os stickers, por exemplo.

Outras situações originadas por este bloqueio podem trazer problemas mais graves para o Telegram. Ao não atualizar a app, acabou por não conseguir implementar medidas para respeitar as regras do RGPD, estando assim em falta para os utilizadores europeus.

O Telegram parece firme na batalha contra o governo da Rússia, não pretendendo disponibilizar as suas chaves de cifra das mensagens dos utilizadores e garantindo a privacidade destes.

Esta vontade da Rússia vem no seguimento da aplicação de leis específicas sobre terrorismo e onde está definido que os serviços que pretenderem operar no país devem entregar as chaves de cifra, entre outros elementos.

Conheça melhor os problemas do Telegram na Rússia

Exit mobile version