O mercado tem estado muito ativo, com novidades constantes e com novos máximos a serem batidos pelas grandes empresas. Um dos palcos onde isso acontece é a bolsa, onde a Microsoft, a Apple e até a NVIDIA se têm batido. A novidade agora é um novo máximo da Apple, que assim bateu a Microsoft e tornou-se a empresa mais valiosa do planeta.
Apple foi a empresa mais valiosa do planeta
Foi há poucos dias que a NVIDIA mostrou como as restantes gigantes devem contar com a sua presença no futuro. A chegada da IA e do poder computacional que necessita veio colocar a empresa no topo da bolsa e com uma cotação máxima, tendo batido a própria Apple.
Esse movimento voltou a acontecer agora, mas com um novo interveniente. Foi a Apple que disparou e que atingiu um novo máximo, batendo até a sua rival, a Microsoft, que estava no topo desta lista. A capitalização de mercado da Apple atingiu os 3,33 biliões, superando por pouco os 3,26 biliões da Microsoft.
A passagem de testemunho aconteceu quando as ações da Apple subiram 5%. Este valor prolonga a sua melhor recuperação de 7% em dois anos desta quarta-feira. A avaliação da Apple foi mais de 350 mil milhões superior ao fecho do mercado de segunda-feira, acrescentando ao seu valor de mercado o equivalente ao valor da 30.ª maior empresa do mundo.
Microsoft ganha com novos máximos em bolsa
Esta mudança acontece depois de a Apple anunciar que integrará tecnologia de IA generativa nas suas apps e nos seus dispositivos mais recentes. Estes novos recursos vão desde tecnologia de assistência à escrita até emojis generativos gerados por IA. Ao mesmo tempo, a chegada da IA irá levar à compra de novos iPhones por parte dos utilizadores para acesso às novidades.
Ainda que tenha conseguido este valor histórico, que a colocou no topo das empresas em bolsa, o cenário acabou por se reverter ao fim de algumas horas. A Microsoft voltou ao topo da tabela e recuperou a sua posição de destaque em bolsa.
Curiosamente, a Microsoft é uma das empresas das que acabam por ganhar com este sucesso da Apple e da chegada da sua IA. A gigante é um dos maiores investidores da OpenAI, e os seus serviços de nuvem Azure tiveram um crescimento recente alimentado pela adoção generalizada dos modelos da OpenAI.