Sem nomear a Google ou o Stadia, a chegou o novo Apple Arcade. Um serviço de subscrição de jogos para todo e qualquer dispositivo móvel iOS (iPhone e iPad, por exemplo) que, ao contrário dos serviços de streaming, não precisará de ligação à internet para podermos usufruir dos jogos. Mais uma confirmação dos rumores!
A Apple dedica-se assim aos serviços, com a nova plataforma de jogos, tanto para programadores, bem como para os consumidores. Uma nova forma de ter acesso, sem limitações a um portfólio de novos títulos.
Uma só plataforma, bem como um só serviço. Aliás, um autêntico centro de conteúdo (jogos), acessíveis através de todo e qualquer dispositivo móvel iOS compatível. Este é o reconhecimento, pela tecnológica de Cupertino, da crescente importância do mundo extremamente lucrativo dos jogos, o mundo Gaming.
A Apple apresentou o serviço de jogos Apple Arcade
É uma resposta direta, e clara, à plataforma de streaming de jogos da Google, o novo Stadia que já ficamos a conhecer na passada semana. Contudo, a alternativa da Apple não carece de ligação à internet para poder continuar a jogar. Uma adenda feita a pensar na concorrência, a gigante de Mountain View ou de Redmond.
O Apple Arcade é um serviço de subscrição mensal, apenas para dispositivos móveis. Assim, mediante uma prestação mensal teremos acesso a uma coleção de jogos premium (pagos), a qualquer subscritor do serviço. Mais ainda, o primeiro mês é gratuito e a empresa espera atrair uma boa base de utilizadores, logo à partida.
É um só local, um só serviço para usufruir de mais de 100 jogos, todos eles tradicionalmente pagos. Além disso, o Apple Arcade começará a ter títulos exclusivos, criados apenas para esta nova plataforma hoje apresentada. Adicionalmente, teremos várias das funções que caracterizam o Stadia, da Google.
Unir os jogadores, tal como no Stadia da Google
Contudo, a Apple colocou a tónica na qualidade dos jogos acessíveis e criados daqui em diante. O novo serviço de jogos chega já em 2019, tal como o Stadia e marcará o início de uma nova etapa para toda a indústria de jogos. Daqui em diante, o mobile será a prioridade, independentemente da plataforma ou hardware per se.
São mais de 100 jogos, alguns novos e outros já reconhecidos internacionalmente, acessíveis através de dispositivos da tecnológica de Cupertino. Aliás, o Arcade transcenderá o iOS, estando também disponível para a Apple TV, bem como para todo e qualquer computador Mac compatível. Em suma, uma promessa ambiciosa que ainda está a ser ultimada pela gigante da maçã.
Em seguida, a tecnológica de Cupertino deixou bem claro que não teremos qualquer tipo de publicidades ou anúncios. Com uma única prestação mensal, ainda não determinada, não teremos qualquer outro incómodo ou possível interrupção para horas sem fim de diversão, para todas as idades.
O serviço Apple Arcade chegará durante o outono de 2019
Ainda que não tenham revelado o valor da prestação mensal, a Apple quer evitar surpresas desagradáveis para os pais que, por vezes, são surpreendidos com faturas chorudas quando os seus filhos compram jogos ou conteúdo para estes, sem conhecimento dos progenitores. Assim sendo, teremos apenas uma conta mensal.
O melhor de tudo? Todos os jogos terão uma ênfase na continuidade, independentemente do dispositivo utilizado. Por conseguinte, podemos começar um jogo no iPhone, continuar no iPad e rever os melhores momentos no Mac, ou na Apple TV. Tudo isto sem termos que estar ligados sempre à internet.
É exatamente aqui que o Apple Arcade se quer diferenciar do Stadia da Google. Ainda que não o tenha dito, a mensagem ficou bem clara nas entrelinhas, desde que o jogo tenha sido descarregado para o dispositivo, poderemos tirar dele proveito a qualquer momento. Podemos também pausar e continuar a nosso bel-prazer.
O Apple Arcade chegará no outono a 150 países
Adicionalmente, a tecnológica colocou a ênfase nos estúdios de jogos. Por conseguinte, teremos a Konami, a SEGA, Disney Studios, LEGO, Cartoon Network, Devolver, Gallium, Sumo Digital, Klei Studios, bem como a Finji, entre outros. Todos estes grandes nomes a produzir conteúdo exclusivo para o serviço Apple Arcade.
Em 2019 teremos assim pelo menos três novas plataformas dedicadas aos jogos. Desde o Google Stadia, ao xCloud da Microsoft, ainda em fase de desenvolvimento. Três novos pilares que ajudarão a afirmar a indústria Gaming, além de mudar o atual paradigma. Os jogos (também) já são para os dispositivos móveis!
De todas as três, a abordagem de Cupertino é a mais comedida, ainda assim, coloca-se na frente de corrida rumo ao novo mundo dos jogos.