Foram muitas as novidades anunciadas ontem pela Apple durante mais uma Worldwide Developers Conference (WWDC). As atenções estiveram viradas principalmente para o novo iOS 8 que se apresentou com novas funcionalidades na área da fotografia, saúde, melhorias significativas no SIRI, entre outras, mas o OS X 10.10 Yosemite está também recheado de novidades.
Há a destacar ainda o anuncio da nova linguagem de programação swift e, tal como apontavam os rumores, a entrada da Apple no mundo da Internet das coisas.
Segundo dados da Cisco, a Internet das Coisas ou Internet of Everything representa um conjunto de novas oportunidades nas mais diversas áreas. Segundo dados da empresa de Networking, em 2020 deverão estar ligados 50 mil milhões de dispositivos, sendo que em 2013 os dados indicavam que apenas tínhamos 13 mil milhões de dispositivos ligados.
Ciente de tal oportunidade de negócio, a Apple deu ontem a conhecer um kit de desenvolvimento na área da domótica, ao qual deu o nome de HomeKit. Este kit oferecerá a possibilidade dos programadores desenvolverem soluções capazes de interagir com um conjunto de objectos como por exemplo câmaras, tomadas, interruptores, cadeados, etc, a partir do iPhone/iPad.
Sabe-se ainda que este kit oferecerá funções para integração com o SIRI, podendo assim o utilizador dar comandos de voz (ex. baixar a temperatura, aumentar a intensidade da iluminação, etc) assim como controlar dispositivos individualmente ou grupo de objectos.
A Apple referiu também que está já a trabalhar com várias empresas no campo da automação, das quais se destacam a Honeywell, Philips, Withings e Haier. O HomeKit deverá chegar apenas com o iOS8 e, ao que se sabe, não terá integração com os sistemas já presentes no mercado.