Água mole em pedra dura, tanto bate que… bom, sabem o resto. Mas com tantos milhões a passar de um lado para o outro, esta é uma novidade que “tem água no bico”… ou não. Mas a verdade é que a Apple deu a conhecer as suas intenções de trazer o suporte para RCS ao iPhone no próximo ano. Então, o que isso quer dizer?
RCS tanto bate até que fura?
Numa atitude surpreendente, a Apple anunciou hoje que adotará o padrão de mensagens RCS (Rich Communication Services). A funcionalidade será lançada através de uma atualização de software “no final do próximo ano” e trará uma vasta gama de funcionalidades ao estilo do iMessage para as mensagens entre utilizadores do iPhone e do Android.
A decisão da Apple surge no meio da pressão das entidades reguladoras e de concorrentes como a Google e a Samsung. Também surge numa altura em que o RCS continua a desenvolver-se e a tornar-se uma plataforma mais madura do que era anteriormente.
Mas, afinal, o que é o RCS (Rich Communications Service)?
O RCS (Rich Communications Service) é um novo protocolo de comunicação, que funciona da mesma forma que o SMS. Tira proveito da infraestrutura das operadoras de comunicações. Basicamente é como um serviço de mensagens instantâneas, padronizado e atualizado.
A vantagem desta nova tecnologia é trazer os mesmos recursos que as aplicações de mensagens mais populares:
- Envio de mensagens com mais de 160 caracteres;
- Suporte a mensagens de áudio e vídeo;
- Envio de ficheiros, imagens e adesivos;
- Suporte à criação de grupos de conversa;
- Possibilidade de usar o Wi-Fi;
- Possibilidade de ver outro utilizador a escrever, e etc.
O RCS traz recursos do tipo iMessage (Mensagens) para textos entre plataformas
Segundo declarações de um porta-voz da Apple, a empresa acredita que o RCS oferecerá melhor interoperabilidade para mensagens entre plataformas.
No final do próximo ano, iremos adicionar suporte para o RCS Universal Profile, a norma atualmente publicada pela GSM Association. Acreditamos que o RCS Universal Profile oferecerá uma melhor experiência de interoperabilidade em comparação com SMS ou MMS. Isto funcionará em conjunto com o iMessage, que continuará a ser a melhor e mais segura experiência de mensagens para os utilizadores da Apple.
O RCS traz muitas funcionalidades ao estilo do iMessage (app Mensagens em português) para o serviço de mensagens multiplataforma entre dispositivos iPhone e Android. Isto inclui coisas como recibos de leitura, indicadores de digitação, imagens e vídeos de alta qualidade e muito mais.
A empresa refere que a implementação do RCS pela Apple também dará aos utilizadores a possibilidade de partilharem a sua localização com outras pessoas dentro de tópicos de texto. Ao contrário do SMS normal, o RCS pode funcionar através de dados móveis ou Wi-Fi.
Então será o fim do iMessage (app Mensagens)?
Não, claro que não. Os utilizadores Apple sabem que, quando não há ligação iMessage, as Mensagens usam o tradicional SMS e MMS para comunicar com quem, ou não tem o iMessage ativado, ou simplesmente não o tem de todo (como é o caso dos utilizadores Android). Como tal, o iMessage não vai acabar, continuará a ser a plataforma de mensagens utilizada para todas as comunicações entre utilizadores do iPhone.
O RCS irá simplesmente suplantar o SMS e o MMS e existirá separadamente do iMessage quando estiver disponível. O SMS e o MMS também continuarão a estar disponíveis como alternativa quando necessário, segundo afirma a Apple.