Pplware

Apple já pagou 1,5 mil milhões de euros da sua multa na Irlanda

As questões legais têm perseguido a Apple nos últimos anos. O foco tem estado nos impostos que a empresa deve e em particular na União Europeia.

Para resolver estes problemas, e segundo a decisão da Comissão Europeia, a empresa americana pagou já a primeira tranche de 1,5 mil milhões de euros da sua multa.


O valor agora pago é o primeiro dos 13 mil milhões de euros que a empresa deve à Irlanda e à União Europeia. Este valor foi depositado numa conta temporária detida pela Irlanda e onde o restante valor em dívida será também gradualmente adicionado.

O pagamento devido pela Apple à Irlanda

Este pagamento resulta do plano de regularização de impostos em dívida que foi acordado entre a Apple e a Comissão Europeia, depois desta ter provado, em agosto de 2016, que a empresa americana teria recebido, de forma ilegal, apoios ilegais do governo de Dublin.

As ajudas fiscais foram uma forma encontrada por alguns países da União Europeia para atrair multinacionais para os seus territórios, garantindo assim a sua presença e investimentos adicionais.

Um caso ainda não terminado para a Apple

Apesar de o pagamento ter sido iniciado pela Apple, este é um assunto que a empresa ainda não considera resolvido e apenas o fez para não ter problemas adicionais.

Ainda decorrem nos tribunais vários processos para decidir se efetivamente este tipo de apoios são ou não ilegais, o que poderá levar a que a multa retorne para os cofres da Apple.

Para evitar estas situações, e o cobrar de impostos adicionais, a Apple já iniciou um processo que levará a que todas as verbas e lucros acumulados fora dos EUA voltem para este país e para o controlo total da empresa.

Fonte

Exit mobile version