Pplware

AirTags banidos da Austrália? Preocupações de segurança com crianças pode ser a razão

Os AirTags são a mais recente novidade da Apple, criados para ajudar a encontrar qualquer objeto, independentemente da proximidade para estes poderem ser detetados de forma simples e rápida.

Este novo gadget está a chegar ao mercado e também a enfrentar os primeiros problemas. Na Austrália, os AirTags estão a ser uma preocupação associada à segurança das crianças.


AirTags pode ter um problema de segurança

Este parece um caso isolado em todos os locais onde a Apple tem presença. Do que está a ser reportado, na Austrália, os AirTags parecem estar sob escrutínio devido a potenciais problemas de segurança, em especial com a bateria e a forma como pode ser acedida por crianças.

Este gadget terá sido retirado de uma das maiores lojas da Austrália e não terá data para ser trazida de volta. A informação dos funcionários da Officeworks é que os AirTags podem estar a ser avaliados devido a este problema.

Austrália pode colocar em pausa a venda

Segundo a lei australiana, a bateria deverá estar protegida de forma bem definida. É essencial que esta área esteja protegida por parafusos ou elementos similares, para impedir que sejam simples de abrir, em especial por crianças.

No caso dos AirTags, estes são aparentemente simples de abrir, bastando rodar parte do seu corpo. Não sendo um processo simples de realizar, não tem qualquer proteção que impeça que esta mudança seja feita por qualquer utilizador, independente da idade.

Simples aceder à bateria das AirTags

Este é ainda um processo que está ainda a ser iniciado, mas a Officeworks já garantiu que os AirTags vão ficar fora da sua oferta nos próximos tempos. As autoridades australianas vão investigar este caso e avaliar se os AirTags violam alguma regra do país.

Até agora, este parece ser um caso único na Austrália. A Apple estará já a par do problema e deverá em breve ter uma declaração e, eventualmente, apresentar uma solução, tal como já aconteceu noutras situações anteriores.

 

Leia também:

Exit mobile version