Não há dúvidas que a Apple tem uma estratégia bem definida para o seu segmento dos produtos dedicados à música. Depois de tirar de linha o HomePod original, a empresa irá apostar mais no HomePod mini e nos AirPods. Neste último produto, espera-se que o produto de luxo, os AirPods Max, vendam bem. Contudo, o cenário pode não ser bem esse.
O analista Ming-Chi Kuo diz que a Apple tem um “dilema” sobre as vendas dos AirPods em 2021, e pode estar a ser motivado também pela quantidade de vendas relativamente pequena dos AirPods Max.
AirPods 3 ou AirPods Max, quais os mais preponderantes em 2021?
Numa nota disponibilizada à imprensa, o analista Ming-Chi Kuo relatou que “os AirPods 3” não entrarão em produção em massa até o terceiro trimestre de 2021.
Contudo, não está claro se a Apple continuará a vender os AirPods 2. Como tal, o analista entende que a marca de Cupertino terá em mãos problemas com na gama geral dos AirPods, incluindo os mais recentes AirPods Max.
Em termos de mix de produtos, prevemos que as vendas de AirPods 2 diminuirão significativamente para cerca de 3 milhões de unidades no 3.º trimestre de 2021 (contra 12 milhões de unidades no 3.º trimestre de 2020.
Acreditamos que a transição do produto é a principal razão para o declínio das vendas dos AirPods 2. Achamos que ainda é difícil determinar se os AirPods 2 encerrarão a produção depois que os AirPods 3 entrarem em produção em massa.
Se os AirPods 2 saírem de produção, com a entrada dos AirPods 3, estimamos que os AirPods 3, AirPods Pro, AirPods 2 e AirPods Max representarão cerca de 40%, 28%, 31%, e 1% das remessas totais, respetivamente, em 2021.
Se os AirPods 2 continuarem em produção após a produção em massa de AirPods 3, estimamos que AirPods 3, AirPods Pro, AirPods 2 e AirPods Max representarão cerca de 32%, 28%, 39% e 1% do total de remessas em 2021, respetivamente.
Escreveu Kuo.
AirPods Max “só” vão vender 1 milhão de unidades
Kuo descreve os AirPods Max como sendo de “ajuda limitada” para a linha de produtos. Isto é, ele prevê “vendas anuais de cerca de 1 milhão de unidades”.
Independentemente de a Apple manter ou não os AirPods 2, Kuo espera que os AirPods Max sejam responsáveis no máximo de 1% de todas as vendas de AirPods em 2021. E ele vê o alcance geral em declínio diante da concorrência de rivais de baixo custo.
Acreditamos que o declínio nas vendas dos AirPods se deve à falta de um ecossistema sólido para proteger o crescimento das vendas quando é difícil diferenciar os pontos de venda de hardware dos produtos de baixo preço dos concorrentes.
O analista refere que a chave para o sucesso inicial dos AirPods é a facilidade de uso da conectividade Bluetooth e a alta qualidade oferecida pelo TWS [True Wireless Stereo].
Embora os AirPods ainda estejam à frente da concorrência nestes dois recursos, as principais vantagens são gradualmente compensadas pelas estratégias dos concorrentes para melhorar a experiência do utilizador e reduzir o preço.
Os resultados [de vendas] mostram que os consumidores não estão muito dispostos a gastar mais de 100 dólares para comprar equipamentos do tipo AirPods Pro.
Acreditamos que se as vendas dos AirPods quiserem crescer novamente no futuro, precisam ter um ecossistema forte ou redefinir o comportamento dos utilizadores do TWS através da inovação de hardware (como fornecer funções de gestão de saúde).
Conforme temos percebido, a Apple “declaradamente” não anunciou futuros melhoramentos ou funcionalidades de saúde para a linha de AirPods. No entanto, várias patentes e pedidos de patentes sugerem que é uma área que a empresa persegue.