Pplware

Adoção do iOS 12 ultrapassa os 75% e já supera a taxa de atualização do iOS 11

De correção em correção, a Apple foi afinando e refinando o seu iOS e a versão 12 está, seguramente, mais completa e segura. É, igualmente, o sistema operativo móvel que chega a mais unidades em termos de modelos, dado que suporta equipamentos desde 2013.

O iOS 12 está mais rápido, mais fluído em máquinas antigas e mais poderoso em máquinas modernas e isso leva a que as pessoas queiram este sistema operativo. 75% dos utilizadores dos equipamentos suportados já atualizaram para a última versão.


iOS 12 é mais amigo dos dispositivos antigos e isso faz a diferença

Segundo a empresa de serviços de análise de negócios, Mixpanel, a adoção do iOS 12 está a aumentar continuamente e já se verificou que ultrapassou a taxa de atualização do iOS 11, no mesmo período.

Segundo o que foi apurado, ano passado os 75% de adoção do iOS 11 só se verificou a 17 de dezembro. O iOS 12 atingiu o mesmo marco ontem, ou cerca de três semanas mais rápido.

A empresa tem acesso a estas estatísticas recolhendo informações na análise de aplicações usadas e nos sites móveis com versão para iPhone, iPad e iPod touch.

A Mixpanel refere que atualmente o iOS 12 tem 75,05% de participação na base de instalação do iOS, com o iOS 11 em 19,5% e versões mais antigas representando menos de 5,5% do total.

Os dados da empresa vão ao encontro do que a Apple tem disponibilizado na área de programadores, que mostra efetivamente uma adoção do iOS 12 mais rápida do que iOS 11, embora com uma variação pouco expressiva percentualmente.

Se recuarmos ao mês passado, a Apple referiu que o iOS 12 tinha ultrapassado a marca de 50% no dia 10 de outubro. A partir de 29 de outubro, informou a marca dos 60% de atualização em todos os dispositivos. Na próxima atualização do gráfico, deverá certamente mostrar números acima dos 70%.

 

Mas as pessoas gostam mais do iOS 12?

Estão a ter um feedback melhor quer no aspeto da segurança como no aspeto do desempenho. Não podemos esquecer que no iOS 11 a empresa de Cupertino viu-se obrigada muitas vezes a lançar com urgência correções para reparar falhar e corrigir erros, isso deixou alguma preocupação e irritação nos utilizadores.

Além da estabilidade, a Apple quis também trazer mais desempenho, efetivamente o iOS 12 é mais fluído que o iOS 11 e mais completo em termos de novidades. Há exemplos claros, porque instalar o iOS 12 num iPhone 5s ou num iPhone 6 o desempenho é substancialmente melhor que o conseguido no iOS 11 e isso é importantíssimo, dado o tamanho do mercado dos usados e dos recondicionados. Equipamentos com mais de 3 anos receberam uma nova vida.

No iOS 12 a empresa trouxe algumas boas novidades, como o AirPlay 2 e o Messages na iCloud. Além disso, o FaceTime em grupo que também já está disponível numa atualização recente, mais concretamente esta função chegou no iOS 12.1.

 

O que se pode esperar mais nesta versão?

Não há muito mais anunciado que ainda possa aparecer, embora que a Apple ficou de lançar a app ECG para o Apple Watch e que, segundo informações, deverá aparecer nas próximas semanas aquando do lançamento do watchOS 5.1.2.

Junto com esta atualização aparecerá o iOS 12.1.1 que deve trazer as Live Photos no FaceTime e, nalgumas operadoras americanas (AT & T e a Verizon) possam comercializar e usar os planos Dual-SIM e eSIM. Infelizmente, em Portugal ainda não há datas para que o eSIM esteja disponível.

 

Leia também:

Exit mobile version