Quando apresentou os novos iPhones, a Apple focou-se bastante no processador que estreou para estes equipamentos. As suas afirmações sobre as suas capacidades colocavam a fasquia muito elevada.
Agora que estes equipamentos estão no mercado, surgem os testes que procuram confirmar estas capacidades. A verdade é que o novo A12 Bionic faz o iPhone XS estar quase ao nível dos PCSs de topo.
Na base dos novos iPhone XS e iPone XS Max está o novo processador A12 Bionic da Apple. Na sua apresentação a Apple referiu que este seria o primeiro processador de 7nm a chegar ao mercado e que seria 15% mais poderoso que o seu antecessor.
A análise que o site AnandTech fez ao iPhone XS acabou por revelar uma verdade completamente diferente. Segundo esta análise, que se focou numa análise completa a este processador, o A12Bionic é muito mais poderoso do que a Apple anunciou.
Os testes realizados levaram a que tenha sido afirmado que este processador estará num patamar superior, estando quase ao nível dos PCSs de topo.
O ganho de desempenho deste processador é bem mais elevado que os 15% anunciados, chegando em algumas situações a atingir os 40% de melhoria. Ainda comparativamente ao A11, o A12 Bionic mostrou capacidades de processamento 5% mais rápido na quase totalidade das tarefas executadas.
Os CPUs da Apple ficaram tão potentes agora, que estamos apenas alguns pontos dos melhores CPUs de desktop; Será interessante ver como os próximos anos evoluem e o que isso significa para os produtos não móveis da Apple.
Em algumas situações a diferença subiu para 24% e, em situações muito específicas, os ganhos subiram para valores entre os 30% e os 42%. Segundo o AnandTech, estes valores sugerem que a Apple foi “capaz de oferecer o maior salto de desempenho entre todas as gerações recentes”.
No campo energético há também melhorias e diferenças positivas face ao que foi anunciado. Os testes feitos revelam que o o A12 demonstrou um desempenho 12% superior ao seu antecessor.
Apesar de serem apenas testes que revelam valores que resultam em estimativas, e que não foram validadas oficialmente, os valores apresentados revelam um processador que terá um desempenho único e que será complicado à concorrência bater os novos equipamentos da Apple.
Resta saber se o Kirin 980, a nova proposta da Huawei, confirmará tudo o que te vindo a ser revelado e se estará ao nível do A12.