Pplware

7 funcionalidades que o El Capitan “roubou” ao Windows 10

O OSX El Capitan chegou anteontem e promete surpreender os utilizadores Mac. Esta é uma reinvenção que a Apple fez do seu sistema operativo com o objectivo de oferecer melhores funcionalidades e também garantir o melhor desempenho.

Há algumas novidades muito interessantes no novo OSX, mas que os utilizadores Windows já conhecem há algum tempo. O OSX El Capitan teve inspiração no Windows 10 e isso pode ser visto facilmente!

É por demais óbvio que muitas das novidades que a Apple colocou no OSX não são mais do que uma interpretação muito própria de funcionalidades que podemos ver já no Windows 10 desde que as primeiras versões foram lançadas, ainda no programa Insider.

Vejamos apenas 7 dessas funcionalidades, que rapidamente vão conseguir encontrar no Windows 10 e até em versões anteriores.

Visão unificada do Task View

Nesta versão 11 do OSX 10 a Apple apresentou algo de diferente no que toca ao acesso às aplicações lançadas. O Task View permite que com um swipe, usando os três dedos, tenhamos acesso às aplicações abertas, dispostas de forma inteligente.

Mas não conhecemos já isto do Windows? Há quanto tempo o Alt + Tab nos fornece tal visão? E a versão do Windows 10 foi até melhorada e apresenta as janelas das aplicações, para uma melhor identificação.

A pesquisa inteligente do Spotligh

A pesquisa no OSX foi elevada a um nível de usabilidade e de informação muito superior. Com o Spotligh podemos agora pesquisar ficheiros e informação dentro do nossos sistema também procurar tudo na Internet. Basta escrever e ele mostra os resultados.

A proposta da Microsoft neste campo vai mais longe e é até mais simples de usar. Com a Cortana basta ditar o que queremos pesquisa, quer esteja dentro ou fora ad nossa máquina. E se não pudermos usar a Cortana, como no caso português, temos sempre a pesquisa acessível, que nos dá os mesmos resultados.

Email, várias são as melhorias

No campo do email a Apple trouxe várias novidades à sua aplicação. Confiram a possibilidade de automaticamente serem importados novos contactos ou eventos, de eliminar mensagens com um simples gesto ou vê-las em ecrã inteiro. Tudo dedicado a tornar ainda melhor esta aplicação e a sua utilização.

Mas se passarem por um Windows vão ver estas funcionalidades todas presentes no Outlook. Algumas delas até em versões anteriores à que recentemente foi lançada.

O Windows tem ainda uma vantagem. Como corre em máquinas com ecrã sensível ao toque, nem precisamos de usar o rato para fazer a maior parte dessas funções, basta passar o dedo.

As direcções nos mapas já podem ser enviadas para o iPhone

A partir da aplicação Mapas podemos agora enviar as direcções para o nosso próximo destino com um simples clique do botão. Esta funcionalidade é muito interessante.

Mas existem aqui problemas caso pretendamos usar transportes públicos ou informação mais detalhada de algumas cidades, o que limita e muito a utilização dos Mapas.

No Windows, e directamente no telefone, só temos de usar a Cortana ou simplesmente escrever onde queremos ir e de que forma. Toda a informação é detalhada, existe de forma real e pode ser usada.

Um tema negro para ser usado

A mudança na imagem do OSX deu-se em várias frentes e a presença de um tema negro é agora uma realidade. Podemos adaptar o OSX para uma utilização em ambientes de menor luminosidade e assim proteger a vista.

No caso do Windows, e muito antes da Apple ter apresentado qualquer uma destas ideias, temos um tema completo e que não se limita à barra de menus e à doca.

O Safari tem agora acções dedicadas aos separadores

A nova versão do Safari foi também alvo de melhorias e da adição de novidades. Sabia que pode agora fixar um separador ou “calar” uma janela que esteja a emitir som?

Se usa outros browsers para além do Safari deve estar a recordar-se que já viu estas novidades noutros navegadores. Sim, o Edge e até o Chrome têm estas funções.

Na verdade a Microsoft até tem muito mais, como a possibilidade de prender um separador não no browser mas directamente ao novo Menu Iniciar, de onde pode ser usado sem ter de abrir o browser.

Split View e a arrumação das aplicações

Para facilitar a utilização de várias janelas das diferentes aplicações o OSX traz agora uma novidade. O Split View permite que arrumem duas janelas lado a lado e que as usem de forma independente.

Esta novidade é algo que vinha a ser pedido há já bastante tempo pelos utilizadores Apple, que querem controlar melhor as janelas que têm visíveis, sem terem de as estar a arrumar.

Mas… O Windows tem isso há já bastante tempo e com a particularidade de não estar limitado a apenas 2 janelas. Podemos ter 4 por ecrã e em múltiplos ecrãs.

Estas são apenas sete exemplos de novidades que a Apple apresentou e que afinal a concorrência directa, leia-se o Windows 10, tem há já algum tempo e a funcionar de forma mais útil.

É provável que se procurarem um pouco melhor esta lista crescerá bastante e mostrará muitas mais funcionalidades que podemos encontrar noutros sítios.

Não se pode afirmar que foi uma cópia, mas a verdade é que surgem apenas agora nesta nova versão, depois da Microsoft as ter já apresentado ao mundo.

Exit mobile version