Pplware

5 Aplicações fundamentais para fazer manutenção no seu Mac

A Apple equipou o seu macOS com imensas ferramentas nativas e todas elas com interfaces amigáveis ao utilizador, com o objetivo deste não ter de ir procurar e instalar aplicações de terceiros. Claro que nem sempre o conseguirá, até porque há aplicações de programadores externos de grande qualidade e mais eficazes que as nativas.

Está na hora de fazer manutenção ao seu Mac e como tal deixamos 5 aplicações de manutenção que poderá usar para o ajudar a fazer a tal limpeza à sua máquina.


Em tempos já falámos em serviços nativos do macOS que são um verdadeiro achado e são ferramentas deveras importantes para conhecermos. Lembram-se de certeza de um conjunto de ferramentas para analisar as redes wireless, verdade?

Também não deverá estar esquecido de como pode ativar manualmente a leitura e escrita NTFS ou ainda de como pode editar fotografias com uma ferramenta nativa, verdade?

Há muita coisa que já foi explicada e que fazem do macOS um sistema operativo muito recheado e poderoso. Mas hoje vamos deixar 5 aplicações para fazer uma manutenção prudente e exigente ao sistema operativo.

 

OmniDiskSweeper – O que está a consumir o espaço em disco?

Este é um problema da modernidade, atualmente armazenamos tudo e por tempo indeterminado. No Mac não é fácil ver onde estão ficheiros gulosos por espaço, se bem que nestas últimas versões do macOS a Apple já fez umas reformas interessantes na ferramenta que gere esta informação.

Para detetar onde estão os ficheiros gigantes que lhe estão a consumir o espaço de armazenamento, ou para saber onde está esse espaço retalhado e ocupado, a app OmniDiskSweeper é das melhores.

O OmniDiskSweeper é realmente ótimo no que faz: mostra-lhe os ficheiros na sua unidade, em ordem decrescente por tamanho, e deixa-o decidir o que fazer com esses ficheiros. Apague, mas tenha cuidado: o OmniDiskSweeper não realiza nenhuma verificação de segurança antes de excluir esses ficheiros!

Homepage: OmniDiskSweeper
Preço: Gratuito

 

AppCleaner – Não utiliza remova, para quê ter tanta tralha?

Tal como é apanágio das apps para macOS, o aspeto da AppCleaner é simplista, a mecânica é intuitiva e torna-se muito simples trabalhar com esta ferramenta. A app tem um menu em cima e uma área central para onde pode arrastar a aplicação que quer remover por completo.

Ao arrastarmos uma aplicação para o AppCleaner, é-nos mostrada uma lista de todos os ficheiros no computador referentes a essa aplicação. Pode escolher quais quer apagar e depois só tem de carregar em “Delete”.

Para perceber tudo o que esta app faz e para ter a pasta Aplicações sempre debaixo de olhos, veja aqui um artigo dedicado.

Homepage: AppCleaner
Preço: Gratuito

 

Memory Clean – O seu Mac tem memória e não uma vaga ideia

Memory Clean é a melhor aplicação para otimizar a memória do seu Mac. Recomenda-se que use esta aplicação depois de usar aplicações de grande exigência de RAM, como ferramentas de virtualização, jogos e outro tipo de software que só por si requerem muita memória.

A interface é muito simples, muito fácil de fazer chegar ao utilizador a informação e deixar que este faça uma gestão conforme entenda. A ferramenta Memory Clean ajuda a estruturar de novo o sistema macOS com todo o seu potencial.

Nota: A Memory Clean funciona ao purgar a memória inativa do Mac e tem um melhor resultado quando fecha a app que está a usar intensamente a RAM e que só a vai usar dentro de algum tempo. Durante o processo de limpeza, os Macs mais antigos podem diminuir a velocidade até a limpeza estar completa.

Homepage: Memory Clean
Preço: Gratuito

 

dupeGuru – Apague os “cromos” repetidos

Claro que não estamos a dizer que as suas fotos têm cromos… nem pensar, estamos apenas a dizer que, tal como nas coleções de cromos, o material que tem no seu Mac repetido é para “despachar”. Fazemos tantas cópias das cópias que passados uns anos temos material duplicado que nem damos conta. Por isso, este tipo de aplicações são uma ajuda preciosa.

dupeGuru é uma ferramenta gratuita e muito simples de usar. Foi uma sugestão de um leitor que deixou neste post a sua opção e desde essa altura é também a nossa opção.

dupeGuru é uma ferramenta para encontrar ficheiro duplicados no seu computador. Pode varrer o disco pelo nome dos ficheiros, ou pelo seu conteúdo. A verificação do nome do ficheiro possui um algoritmo de correspondência difusa que pode encontrar nomes de ficheiros duplicados mesmo quando eles não são exatamente os mesmos. dupeGuru pode ser usado quer no macOS quer mesmo em Linux.

dupeGuru é eficiente. Encontre música repetida, fotografias e outros ficheiros que estão em várias pastas mas com o mesmo conteúdo. dupeGuru é personalizável, seguro e muito simples de usar, não só pode excluir ficheiro duplicados encontrados, como também pode movê-los ou copiá-los para outro lugar. Existem também várias formas de filtrar e ordenar os resultados para eliminar facilmente os falsos duplicados (para exames de baixo limiar).

Homepage: dupeGuru
Preço: Gratuito

 

CleanMyMac 3 – A mulher a dias do seu Mac

CleanMyMac 3 é uma aplicação totalmente dedicada a vasculhar e cuidar de “ponta a aponta” do seu Mac. É uma suite poderosa, sem dúvida mas também faz-se pagar bem. Pese o facto de a poder usar em modo “experiência”, com algumas funções ativas, a verdade é que o poder desta app situa-se na informação que é recolhida, diz-nos tudo e mais alguma coisa, e na capacidade de atuar (quer de forma pró-ativa, quer reativa).

CleanMyMac 3 mostra o que limpar, o utilizador só precisa escolher o dia ou a hora. Esta ferramenta verifica tudo no seu Mac, incluindo o sistema, iTunes, Mail, Fotos, lixo e até pastas antigas que estão em locais “secretos” do sistema. Além disso, esta ferramenta sabe exatamente o que pode ser limpo com segurança do seu Mac e do que não pode. Basicamente, é uma app com uma interligação muito forte ao macOS e conhece os limites de uma limpeza profunda.

Se vale a pena comprar? Se não é adepto de gastar dinheiro com este tipo der aplicações então use os métodos manuais e os nativos do sistema, irá perder algum tempo mas poupará dinheiro, claro, nunca ficará com uma máquina tão otimizada como se usasse esta app, mas poupa uns euros, já que esta app custa 39.95 euros.

Homepage: CleanMyMac 3
Preço: Gratuito para testar

 

Em resumo…

Estas são aplicações úteis, com elevado grau de segurança e muito interessantes no processo de manutenção quer o armazenamento quer no desempenho. Agora damos a palavra aos nossos visitantes: que aplicações usam no vosso Mac?

Exit mobile version