Pplware

3D Touch leva Apple a tribunal por violação de patentes

Quando a Apple apresentou ao mundo a sua tecnologia 3D Touch, veio mostrar que ainda há muito a ser inventado no que toca às interfaces e à forma como podemos interagir com estas.

Mas esta revolução que a Apple criou pode agora ser colocada em causa. A empresa tem a decorrer em tribunal mais um processo, agora relativo à violação de patentes aplicadas no novo 3D Touch.

Este novo processo foi lançado pela empresa Immersion, que acusa a Apple de ter violado três das suas patentes nas suas tecnologias 3D Touch e Force Touch.

A primeira patente, de nome “Haptic feedback system with stored effects” é descrita como um software que mostra pré-visualizações após uma ligeira pressão e executa uma acção após um toque mais firme. Esta é, de forma clara, o mesmo que a Apple usa no “Peek and Pop” do iPhone.

A segunda patente é “Method and Apparatus for Providing Tactile Sensations” e a Immersion declara que o iPhone copia esta função ao dar respostas por vibração para diferentes pressões.

Por fim, a Immersion argumenta que o iPhone 6s e o 6s Plus infringem uma outra patente, de nome “Interactivity Model for Shared Feedback on Mobile Devices”.

A Immersion procura receber uma compensação da Apple e quer até que a ITC (International Trade Commission) bana a venda do iPhone no território norte americano, até que este processo esteja resolvido.

Este processo mostra alguma falta de cuidado da Apple no que toca a avaliar as patentes registadas e a sua utilização nas suas novas tecnologias. Sendo algo de tão revolucionário, seria esperado que a empresa tentasse registar essas patentes e que tivesse estudado o mercado para evitar situações destas.

Exit mobile version