Pplware

Huawei Watch: Conheça o smartwatch que está perto da perfeição

Os smartwatches já estão a conseguir conquistar o seu mercado. Depois de muito tempo sem ter um rumo certo, chegam agora as primeiras ofertas que se confundem com os relógios tradicionais.

No meio de tanta oferta, o Huawei Watch é o relógio que mais perto está do que se espera ser um smartwatch. Vamos conhecer este relógio, que junta em si as linhas clássicas e um coração tecnológico cheio de funcionalidades.

O Huawei Watch foi dado a conhecer no início deste ano no MWC, que decorreu em Barcelona. Desde esse primeiro momento que este novo smartwatch suscitou o interesse.

Talvez propositadamente a Huawei agendou o seu lançamento para mais tarde, criando ainda mais interesse no público e nos potenciais compradores.

Mas agora o Huawei Watch chegou ao nosso mercado e está pronto para ser usado no dia-a-dia, mostrando-se como um dos melhores smartwatches que podemos usar.

Quando criou o Watch, a Huawei teve o cuidado necessário para criar um equipamento único que se destaca da concorrência e de toda a oferta que esta tem disponível.

Se o seu alvo é conseguir superar todos os smartwatches dentro do ecossistema Android, o que parece conseguir, não deixa de tentar ir mais longe e opor-se à oferta da Apple e até a outros sistemas, como o Gear S2 da Samsung.

 

O Huawei Watch

Dos vários smartwatches que estão no mercado o Watch parece ser o mais equilibrado, quer no seu tamanho, não sendo demasiadamente grande nem demasiadamente pequeno, quer no seu peso, onde se mostra leve, mas não o suficiente para parecer uma peça “barata”.

Mas o que destaca o Huawei Watch é a sua forma tradicional, verdadeiramente redonda, com um ecrã de 42 mm de diâmetro, bem como o sua espessura de apenas 11,3 mm.

Este é o primeiro smartwatch a ter um ecrã de vidro safira AMOLED, de 1,4″ e 286 ppp. Este material garante que dificilmente o Watch vai ter riscos e que estará sempre protegido contra utilizações mais abusivas.

anterior próxima

Para além do controlo que pode ser feito com o toque no ecrã, existe ainda um botão físico que pode ser usado a qualquer altura para ligar e desligar o relógio.

No campo das novas funcionalidades, que distinguem os smartwatches, o Huawei Watch está servido de forma completa. O sensor óptico do leitor de batimento cardíaco está presente no centro do relógio, na sua parte inferior.

Ao contrário de outras propostas do mercado, este sensor não faz um acompanhamento periódico dos batimentos cardíacos, algo que tem de ser seleccionado sempre que o utilizador o pretender. Provavelmente será uma forma de conseguir poupar bateria.

Huawei Watch: Especificações técnicas

Dimensões
  • Círculo completo de 42 mm de diâmetro, 11,3 mm de espessura
Tipo de ecrã
  • Ecrã AMOLED de círculo completo de 1,4″, 286 PPI
Tamanho do ecrã
  • 1,4″
CPU/GPU
  • Qualcomm Snapdragon 400 a 1,2 GHz
Memória e armazenamento
  • 512 MB de RAM
  • 4 GB de memória de armazenamento interno
SO
  • Android Wear
Peso
  • Peça central: 48 g
  • Bracelete em malha: 50 g
Portas e conectores
  • Suporte de carregamento magnético para ligação ao relógio Huawei e USB tipo A para ligação à fonte de alimentação.
Sensores
  • Giroscópio, acelerómetro, motor de vibração, PPG (monitor de ritmo cardíaco)
Cores
  • Prata
Material
  • Aço inoxidável 316L, cristal de safira
Bateria
  • 300 mAh
Resolução
  • 400 x 400 píxeis, 286 PPP
Sem fios
  • Wi-Fi, Bluetooth
Alimentação
  • 5 V 1 A
Áudio/colunas
  • Microfone
Classificação de resistência à água
  • IP67

O resto do hardware do Huawei Watch é muito similar ao que podemos encontrar noutras propostas do universo Android Wear.

O processador que o equipa é um Snapdragon 400 quad-core de 1,2GHz. Tem 512MB de RAM e 4GB de espaço para armazenar música, fotografias e aplicações.

Este é um smartwatch que tem presente ligação Wi-Fi, o que permite que o relógio possa receber alertas e informação mesmo que esteja longe do smartphone Android ou do iPhone.

 

Bateria e a sua duração

Um dos problemas que é apontado de forma recorrente aos smartwatches é a sua autonomia. Não é um problema exclusivo dos smartwatches que usam o sistema operativo da Google, mas sim da maioria das ofertas.

Infelizmente o Watch está incluído no grupo e por isso a duração da sua bateria acaba por ser um ponto menos positivo na sua avaliação global.

Parte do problema está no facto deste ecrã não ser adaptativo e por isso não ajustar a luminosidade ao ambiente que o rodeia. Caso o fizesse poderia existir um pouco mais de autonomia.

anterior próxima

Mesmo sendo um ponto a melhorar, o smartwatch da Huawei consegue dar ao utilizador pelo menos um dia e meio de utilização, ou até um pouco mais se forem tomados alguns cuidados.

Esta realidade obriga a que tenhamos sempre connosco o carregador do Watch, para que não fiquemos sem bateria a meio do dia.

Este carregador ainda não funciona por indução e por isso requer que o relógio seja colocado em cima, para que exista contacto físico entre os contactos do relógio e do carregador.

 

Design e construção

Muito para além de ser um smartwatch com excesso de tecnologia e de funcionalidades, o Huawei Watch prima por uma grande elegância e por uma imagem única.

Se muitos se queixavam da inexistência de um smartwatch que fizesse a ponte entre esta modernidade e as linhas tradicionais, então este será o elemento que fará a ponte entre estes dois mundos.

anterior próxima

Com uma imagem tradicional, em todos os diferentes modelos disponíveis, o Watch consegue manter-se alinhado com todas as funcionalidades que se esperam, mas que se mantêm discretas e sem se revelarem. Apenas o utilizador as pode ver e usar, não estragando toda a linha estética deste smartwatch.

Também a Huawei teve um cuidado redobrado na sua oferta, apresentando vários modelos com materiais mais ou menos nobres, mas sempre com uma estética associada aos relógios tradicionais.

 

Software e o Android Wear

A base do Huawei Watch é o Android Wear e por isso estão garantidas todas as funcionalidades necessárias num smartwatch.

Muitos acusam que este sistema operativo é ainda muito recente e que por isso ainda tem algumas lacunas. Mas a verdade é que poderá não encontrar algumas funcionalidades que julgue necessárias.

É claro que para esses casos existem as aplicações externas, que dão ao Android Wear e aos smartwatches o que os utilizadores precisam.

O Huawei Watch e o Android Wear acabam por ser um pacote completo, com tudo o que o utilizador necessita para uma actualização prática no dia-a-dia.

Mas para além da oferta da Google, que é rica e suficiente, a Huawei resolveu adicionar ao Watch alguns extras. O seu foco está nas capacidades de monitorização da actividade física.

Podem por isso contar com um contador de passos, registo dos batimentos cardíacos, calorias consumidas e também da actividade física.

 

Conclusões

As expectativas criadas em torno do Huawei Watch, aquando do seu lançamento, eram elevadas. Com uma forma e design que se aproximam do que a maioria espera, restava saber se cumpriria o que se lhe era exigido.

A experiência de utilização vem agora mostrar que este é um dos melhores smartwatches no mercado. O seu conjunto consegue mostrar que finalmente os smartwatches estão no caminho certo, aliando a forma tradicional, que tantos gostam, com as funcionalidades avançadas, criadas para ajudar a controlar todos os aspectos de uma vida activa.

É claro que o Huawei Watch não é perfeito, tendo apenas alguns pormenores a melhorar. A bateria é um ponto a ser revisto, sendo uma condicionante numa utilização de forma completamente descontraída.

anterior próxima

No geral o Huawei Watch é uma máquina que está perto da perfeição e que mostra que os smartwatches estão no caminho certo para serem integrados numa utilização diária, mostrando a sua verdadeira utilidade.

Huawei Watch está já disponível em Portugal, nos seus diferentes modelos, com o preço de 399 euros.

Se procuram um smartwatch que se confunde com um relógio tradicional, então o Huawei Watch é a escolha óbvia!

Exit mobile version