Pplware

Análise: Xiaomi Redmi Note 4 Global Edition, o verdadeiro europeu

Depois de lançado o Xiaomi Redmi Note 4 com processador Mediatek, muitos foram os fãs da marca chinesa que ficaram a aguardar o lançamento do modelo global com SoC Snapdragon.

Após uma longa espera, a Xiaomi apresentou-o em fevereiro aos fãs, trazendo algumas surpresas. Vamos conhecê-las.

1 – Características gerais

Embora vários rumores apontassem para o não lançamento de uma versão com processador Snapdragon do Redmi Note 4, a Xiaomi não desiludiu os seus fãs e apresentou a versão tão esperada. O Redmi Note 4X, como inicialmente era chamado, foi lançado em fevereiro, mas com um nome mais direto para o mercado internacional: Redmi Note 4 Global Edition.

Este novo modelo da marca chinesa traz um ecrã IPS 2.5D de 5,5″ FullHD acompanhado por um SoC Qualcomm Snpadragon 625 octa-core, com quatro núcleos A53 a 2.0GHz e outros quatro A53 a 2.0GHz, GPU Adreno 506, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, expansível por cartão microSD.

A nível de fotografia mantém as mesmas características do seu homólogo chinês, trazendo uma câmara CMOS de 13 MP com abertura f/2.0 e PDAF, enquanto a câmara frontal se fica pelos 5 MP, também com uma abertura f/2.0 e gravação em FullHD.

Adicionalmente, incorpora uma bateria de 4100 mAh, LTE com banda 20, a tão necessária banda para um acesso à rede 4G fora dos grandes centros urbanos em Portugal. Vem com Bluetooth 4.1, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, sensor de impressões digitais traseiro e Android 6.0 com interface MIUI 8.2. Como já acontecia no modelo chinês, o Redmi Note 4 Global Edition traz ligação microUSB.

Na caixa vem o smartphone, um cabo USB/microUSB, um carregador de 2,0 A, o acessório para abrir o slot dos cartões SIM e os manuais de instruções rápidas. Está disponível nas cores cinza, preto e dourado.

 

Especificações completas

  • Ecrã
    • IPS 2.5D 5,5″ (1920 x 1080 píxeis), densidade ~403 ppi
  • Processador
    • Qualcomm Snapdragon 625
    • Adreno 506
  • Rede
    • GSM/HSPA/LTE
  • Sistema operativo
    • Android 6.0 (Marshmallow); MIUI 8.2
  • Memória
    • 32 GB armazenamento e 3 GB RAM
  • Câmara
    • Principal (Traseira): 13 MP
    • Secundária (Frontal): 5 MP
  • Dimensão e peso
    • 151 × 76 × 8,3; 165 g
  • Conectividade
    • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
    • GPS com A-GPS e GLONASS
    • Bluetooth 4.1 (BLE)
    • micro USB
  • Bateria
    • Li-Ion 4100 mAh não removível

 

2 – Hardware e design

Para quem já conhece o Redmi Note 4 versão chinesa com SoC Mediatek, pouco mais existe a acrescentar. Ambos os modelos seguem uma evolução do seu antecessor (Redmi Note 3), com a traseira e as laterais a serem agora de alumínio, com bandas de plástico nas partes superior e inferior para não interferi r na propagação do sinal e as arestas a serem agora frisadas e o ecrã com vidro 2.5D.

Na frente encontramos o ecrã de 5,5″ FullHD, acompanhado em cima pela câmara frontal de 5 MP, os sensores de proximidade e luminosidade, o auscultador e o LED de notificações e, por baixo do ecrã, os botões capacitivos de navegação com retro-iluminação.

Na lateral do lado direito encontramos o slot híbrido para os dois cartões microSIM ou um cartão microSIM e um cartão microSD, enquanto na lateral do lado esquerdo, podemos encontrar os botões de ligar e desligar e de controlo de volume.

Em cima encontramos o jack de áudio de 3,5mm, o sensor de infravermelhos e um microfone, e em baixo podemos encontrar outro microfone, a porta microUSB e o altifalante.

Na parte traseira, a disposição do Redmi Note 3 mantém-se, com a câmara de 13 MP a estar centrada no topo, acompanhada pelo flash duplo LED e o sensor de impressões digitais.

 

3 – O que distingue o Xiaomi Redmi Note 4 Global Edition?

Em termos de design, nada há a acrescentar face ao Redmi Note 4 versão chinesa. No entanto, no seu interior, existem várias alterações que irão, de certo, beneficiar o utilizador.

 

ROM global – o fim do problema do idioma

Uma das grandes críticas dos utilizadores aos smartphones Xiaomi é a dificuldade de ter o sistema totalmente em português sem traduções mal feitas, caracteres chineses ou programas desnecessários. Na verdade, este é um problema que é reconhecido nas versões chinesas dos smartphones Xiaomi, mas que tem tendência a desaparecer nos modelos globais.

O Redmi Note 4 Global Edition traz uma ROM global estável com Play Store pré-instalada e com suporte para língua portuguesa, ainda que esteja limitada ao Português do Brasil. Embora ainda não esteja presente o Português de Portugal na ROM estável global, esta língua está já em testes noutras ROMs, devendo ser incluída numa atualização muito brevemente.

 

Suporte da banda 20 do LTE

Outro dos grandes problemas colocados aos smartphones Xiaomi, e a muitos dos modelos chineses, é a falta de suporte para a banda 20 do LTE que cobre grande parte do território nacional. Nesta versão do Redmi Note 4 isto já não é problema, tendo sido incluído o seu suporte.

A nível de velocidades de redes móveis foi feita uma comparação com o Huawei P10 utilizando os dados da Vodafone. Para o Redmi Note 4 Global Edition conseguimos um ping de 17 ms e velocidades de 28,35 MB de download e 12,55 MB de upload. Com o Huawei P10 obtivemos um ping de 13 ms e velocidades de 31,83 MB de download e 12,33 MB de upload.

 

Carregador europeu

Nos modelos anteriores, ao encomendar um smartphone Xiaomi, o carregador fornecido vem preparado para as tomadas chinesas/americanas, sendo necessário usar um adaptador para as nossas. Embora muitas vezes esse adaptador seja fornecido pela loja, nem sempre a qualidade do mesmo é a melhor.

Com o novo Redmi Note 4 Global Edition esta deixa de ser uma preocupação, dado que este modelo traz um carregador totalmente compatível com as nossas tomadas.

 

Processador Qualcomm Snapdragon 625

A nível de hardware, esta nova versão sofreu também uma alteração no SoC face ao modelo chinês, como já é hábito na Xiaomi. O Qualcomm Snapdragon 625 é um processador de gama média que alia o bom desempenho a um bom consumo energético, e consequentemente melhor autonomia.

Embora seja um processador inferior em desempenho ao Snapdragon 650, que equipava o seu antecessor, consegue manter um nível próximo, melhorando a autonomia.

 

4 – Interface e desempenho

O Redmi Note 4 Global Edition vem pré-instalado de fábrica com a interface MIUI 8.2 Global Stable baseada em Android 6.0.1.

Esta versão vem totalmente adaptada ao mercado global, trazendo de origem a Play Store, um grande conjunto de idiomas, onde se incluí o Português do Brasil e futuramente o Português de Portugal, e sem aplicações chinesas desnecessárias.

A nível de desempenho, o Redmi Note 4 Global Edition comportou-se de forma exemplar, tendo corrido todas as aplicações e jogos sem problema. O único problema registou-se com o Facebook, onde por vezes se observava alguns bloqueios, mas poderá ser também culpa da própria aplicação.

A nível de benchmark, o Redmi Note 4 Global Edition registou os seguintes valores:

Quando testámos o Redmi Note 4 versão chinesa, o sensor de impressões digitais funcionou de maneira irrepreensível. No entanto, nesta versão o resultado não foi tão bom, tendo ocorrido algumas falhas no desbloqueio. Este problema pode não estar diretamente relacionado com o sensor, mas sim com a falta de otimização do sistema.

 

5 – Câmaras

O Redmi Note 4X vem equipado com uma câmara principal de 13 MP com abertura f/2.0, PDAF e flash duplo LED. A câmara frontal, por sua vez, integra um sensor de 5 MP também com abertura de f/2.0.

A fotografia nem sempre foi o forte da Xiaomi. Não porque não possuem os melhores sensores, mas sim porque o processamento de imagem não consegue retirar o melhor deles. No caso do Redmi Note 4 Global Edition, não temos a melhor câmara do mercado, embora possamos considerar boa para o preço.

Em ambientes com boa luz natural conseguimos umas fotografias com boas cores e definição, que melhoram se for usado o modo HDR, mas em ambientes com pouca luz ou nocturnos, a qualidade acaba mesmo por sofrer bastante, passando as fotografias a serem apenas razoáveis.

Na aplicação da câmara não existem grandes surpresas, estando presentes os modos que tradicionalmente acompanham estes modelos como o panorama, timer, áudio, manual, endireitar, beautiful, modo noturno (HHT), modo cena e Tilt-shift.

De seguida apresentamos alguns exemplos de fotografias captadas.

 

6 – Autonomia

Não existem grandes milagres no que toca à autonomia. No entanto, a bateria de 4100 mAh deste smartphone comporta-se muito bem, tendo sido possível usar durante dois a dois dias e meio com utilização moderada de alguns jogos, redes sociais, mensagens, e-mails, Spotify e dados móveis sempre ligados.

A nível de tempo de carregamento, o Redmi Note 4 Global Edition é um pouco lento, demorando cerca de 2 horas a carregar.

 

7 – Veredicto

Depois do sucesso do Redmi Note 3 Pro, a Xiaomi tinha o exigente papel de lançar um verdadeiro sucessor. A nível de design o objetivo foi conseguido, com o Redmi Note 4 Global Edition a apresentar uma evolução natural do seu antecessor e a mostrar-se robusto e bonito.

A nível de desempenho, o SoC Qualcomm Snapdragon 625 mostrou-se uma aposta ganha, pois embora perca um pouco de desempenho face ao Snapdragon 650 do seu antecessor, o Redmi Note 3 Pro, consegue ganhar uns pontos extra na autonomia.

A nível de câmaras, não estamos perante as melhores do mercado, no entanto, acabam por ter um bom desempenho com boa luminosidade, embora sejam prejudicadas quando a luz natural falta.

A globalização deste modelo começa a mostrar uma abertura da Xiaomi para outros mercados, o que não acontecia até aqui. Estando este modelo acompanhado por um carregador europeu, uma ROM oficial com português e com o LTE completo para o nosso país, começam a ser poucos os argumentos contra o sucesso da marca chinesa no mundo dos smartphones.

Preço e Disponibilidade

O Xiaomi Redmi Note 4 Global Edition está disponível nas cores preto, cinza e dourado e pode ser adquirido na HonorBuy por cerca de 187€, na versão de 3/32GB. Poderá utilizar o voucher PPLWARE para usufruir de um desconto de 5€.

Xiaomi Redmi Note 4 Global Edition

O Pplware agradece à HonorBuy a cedência do Xiaomi Redmi Note 4 Global Edition para análise e à Bruna Silva pela ajuda na realização da análise.

Exit mobile version