Pplware

Análise: router Xiaomi Mi R1D, com 1TB de armazenamento

Hoje em dia são criados novos conteúdos a uma velocidade estonteante. Temos os smartphones, câmaras de ação e drones que gravam a 4K e fotografam com grande qualidade, temos a nossa série de alta definição, os nossos álbuns de música a 320kbps e muitos outros contéudos pessoais e profissionais. E claro, para processar grandes quantidades de dados, é determinante ter grande largura de banda na ligação de rede, com ou sem fios.

Agora apresentamos a análise a um router Xiaomi com Wi-Fi AC, ethernet Gigabit e 1 TB de armazenamento interno por um preço que… só visto!


A complexidade das redes domésticas aumentou muito nos últimos tempos. Boa parte dos dispositivos Wi-Fi que utilizamos já tem Wi-Fi ac, já é vulgar ter uma ligação à Internet superior a 100 Mbps e, quando é utilizado o cabo de rede, já faz pouco sentido utilizar uma ligação inferior a 1 Gbps.

Além disso, no que diz respeito à segurança, qualquer pessoa que nos visite em casa pode acabar por aceder à rede Wi-Fi se assim o solicitar, e nunca é demais ter a segurança reforçada na rede Wi-Fi. Por essa razão, é possível ativar a rede para visitantes, separada da rede principal.

Depois há a questão de, ao estar ligado à rede, quem pode ou não aceder à Internet, com que velocidade ou prioridade, e quem pode aceder ao armazenamento do router. Tudo isto é configurável rapidamente com poucos cliques e sem complicações, numa interface de utilizador muito intuitiva.

 

1. Características gerais

Este router da Xiaomi não é propriamente uma novidade, mas até há bem pouco tempo apenas estava disponível na versão chinesa, o que causava alguns transtornos e limitações aos utilizadores, na configuração e gestão. Agora, disponível com versão internacional, este router torna-se numa opção viável de baixo custo.

O router Xiaomi Mi R1D tem uma ligação Wi-Fi 802.11b/g/n/ac até 1167 Mbps (867 Mbps em 5 GHz e 300 Mbps em 2,4 GHz, com suporte simultâneo das duas frequências) Dual band 2 x 2 AC, a melhor tecnologia doméstica de rede sem-fios, para tirar o máximo partido do Wi-Fi do computador, tablet ou smartphone nos conteúdos mais exigentes, como streaming HD, downloads ou qualquer outra tarefa que exija uma muita largura de banda.

O seu processador é o Broadcom BCM4709 dual-core a 1 GHz, tem 256 MB de memória RAM (DDR3) a 1600 MHz e, agora a melhor parte, tem um disco SATA Samsung de 1 TB para armazenamento interno (sistema de ficheiros EXT4). Mais abaixo descrevo de que forma este armazenamento pode ser utilizado.

Tem um design moderno e fica bem em qualquer sala ou escritório, dispensando as antenas mais antiquadas que estamos habituados a ver nos routers. Mas isso não significa que tenha má prestação no que diz respeito ao alcance da rede Wi-Fi, muito pelo contrário, consegue resultados muito superiores aos routers habitualmente fornecidos pelos operadores de Internet nacionais. Mais concretamente, tem um ganho de 4 dBi na frequência de 2,4 GHz e 6 dBi na frequência de 5 GHz.

Como interfaces físicas tem 3 portas ethernet Gigabit (uma WAN e duas LAN) e uma porta USB 2.0. Conta ainda com uma etiqueta NFC programável, pronta a desencadear a ação que preferirmos.

Especificações completas

Especificações Básicas:

  • Processador: Broadcom BCM4709 dual-core a 1 GHz
  • RAM: 256 MB de memória RAM (DDR3) a 1600 MHz
  • Armazenamento interno: 1 TB (Samsung)

Interfaces:

  • 1 porta USB 2.0
  • 1 porta ethernet WAN 100/1000 Mbps
  • 2 portas ethernet LAN 100/1000 Mbps
  • DC: 12V @ 2,5A

Interface Wireless:

  • Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac 2,4/5 GHz (Dual band 2 x 2 AC) 1167 Mbps
  • NFC

Segurança:

  • WPA-PSK
  • WPA2-PSK

Tipo de funcionamento:

  • Router
  • Repetidor (Network extender)

Dimensões e peso:

  • Altura: 16,8 cm
  • Profundidade: 12,0 cm
  • Largura: 6,4 cm
  • Peso: 552 g

Preço:

 

2. Funcionalidades

O Xiaomi Mi R1D oferece um conjunto de funcionalidades apropriado para a utilização doméstica, simples de configurar e de gerir. A primeira configuração é fácil e rápida e pode ser feita a partir de um computador ou a partir da app Mi Wi-Fi disponível para Android ou iOS, havendo a vantagem de associar logo à conta Mi quando configurado com um smartphone.

 

Um router que pode controlar remotamente através do smartphone

O router, ao ser configurado a partir da app no smartphone, fica disponível para acesso e controlo a partir de qualquer local, bastando apenas ter acesso à conta Mi utilizada na configuração.

Na app é possível consultar e gerir quase tudo o que é possível fazer a partir da interface Web. Apenas configurações mais avançadas têm de ser feitas a partir dessa interface.

Mas continuando a falar da app, permite ver a largura de banda utilizada a cada instante e saber qual o dispositivo que a está a utilizar, permitindo fazer a gestão do acesso desse dispositivo (bloquear acesso, restringir largura de banda ou prioridade, etc), e permite navegar por todos os ficheiros existentes quer no armazenamento interno do router quer numa drive ligada à porta USB, com a possibilidade de fazer download/upload entre o smartphone e o router.

anterior próxima

Depois tem a configuração de diversas funcionalidades, desde gestão da Firewall (phishing, malware, proteção da privacidade), da QoS, temporizador da rede Wi-Fi, agendamento para desligar ou reiniciar e, a mais interessante, permite a cópia de segurança automática das fotos e vídeos do smartphone, tal como é possível fazer com o Google Photos ou o Dropbox.

 

Interface Web

Não é comum um router ter uma interface tão organizada, agradável e simples de utilizar, mas os routers Xiaomi (não apenas este R1D) superam a grande maioria.

O ecrã inicial mostra todo o panorama, desde o número de dispositivos ligados, nomes das redes Wi-Fi, estado da largura de banda por dispositivo e carga do router.

 

Restrições por utilizador (QoS)

Para cada cliente ligado ao router é possível gerir o acesso à Internet e a todo o armazenamento existente no router. É ainda possível definir as velocidades máximas de download/upload e a prioridade que tem face a outros dispositivos na rede, conseguindo assim oferecer grande disponibilidade mesmo quando existe muita carga.

 

Rede Wi-Fi de convidado

A rede Wi-Fi é algo que serve para todos, por vezes para os que nem conhecemos muito bem e damos acesso por cortesia. Nem todos podem ter boas intenções e a proteção da rede doméstica nunca é demais. Por essa razão, a rede Wi-Fi de convidado restringe o acesso às configurações do router e aos outros dispositivos ligados na rede doméstica principal.

Para facilitar o acesso a uma rede Wi-Fi, pode ser utilizada a tecnologia NFC e fazer a leitura da tag NFC existente na parte superior do router, uma simples tag que pode ser escrita com o que preferirmos, mas onde a sua utilização para acesso Wi-Fi se torna bastante útil.

 

Utilização do router como repetidor (network extender)

Utilizando o R1D em modo Router, o seu modo de funcionamento normal, é criada uma rede totalmente independente da que lhe dá acesso à Internet (via porta WAN) e tudo é gerido pelo router R1D, sendo ele a estação base principal.

Se por outro lado for utilizado em modo repetidor, é feita uma extensão da rede já existente, sendo o R1D apenas mais um cliente desse rede, utilizando a mesma gama de IPs. O nome das redes Wi-Fi continua a ser configurável e continua a ser possível aceder a todo o armazenamento existente no router.

Esta é uma funcionalidade útil para quando apenas é necessário alargar a cobertura Wi-Fi e utilizar o armazenamento na rede que este router disponibiliza. Note-se que continua a ser necessário ligar o router por cabo ethernet à rede principal.

 

Acesso ao armazenamento interno ou USB

O acesso ao armazenamento do router é bastante simples. Basta ativar o acesso Samba no dispositivo onde se pretende ter.

No caso de um computador Windows, para aceder aos conteúdos do router basta abrir a rede para que o router seja imediatamente localizado. No caso de um smartphone é igual, num qualquer gestor de ficheiros. Se o router estiver a trabalhar em modo repetidor, basta aceder ao respetivo IP e colocar as credenciais de acesso, onde o username é ‘admin’ e a palavra-passa é a principal do router.

 

Outras funcionalidades

Existem depois todas as outras funcionalidades comuns, desde configuração do DDNS, reencaminhamento de portas, DMZ de um dispositivo e configuração de VPN.

 

3. Desempenho

O router Xiaomi Mi R1D revelou um desempenho enquadrado com o que se esperava. Os testes foram feitos utilizando as suas redes Wi-Fi 2,4 GHz, 5 GHz e também com o router distribuído pelo operador NOS, num contrato de 130 Mbps.

Sem mais rodeios, os resultados recolhidos encontram-se na tabela abaixo.

Há várias conclusões que podem ser retiradas daqui, começando pela larga vantagem deste router face ao router do operador. Olhando apenas para a ligação de 2,4 GHz, a prestação do R1D é indiscutivelmente superior, acrescentando o facto ter um alcance superior.

Depois, olhando para a ligação de 5 GHz, mesmo sabendo que é uma ligação de menor alcance, há sempre vantagem em utilizá-la, conseguindo melhores débitos até ao seu último nível de alcance.

Há ainda outros resultados que dizem respeito à utilização do cabo ethernet:

Estes últimos números demonstram o desempenho conseguido com grandes volumes de dados, entre clientes e entre o cliente e o armazenamento do router, e todos os resultados são satisfatórios, onde apenas esperava um resultado ligeiramente superior para a cópia entre PCs.

 

4. Veredicto

Se pretende tirar partido da melhor tecnologia Wi-Fi dos seus dispositivos e ter 1 TB (ou mais) de armazenamento acessível a qualquer momento, por qualquer dispositivo, então o router Xiaomi Mi R1D é a escolha acertada.

Para ligações à Internet de menor velocidade, a gestão da velocidade e prioridade por dispositivo pode ser determinante, para uma utilização equilibrada da rede. A facilidade com que tudo é configurado, inclusive a partir da app móvel, e a forma rápida com que se acede ao armazenamento interno + drive USB é pouco habitual nos routers, onde este R1D simplesmente funciona, sempre, sem problemas. E se quiser ligar mais drives USB, basta utilizar um simples HUB e passa a ser possível aceder a todas, da mesma forma.

A rede Wi-Fi a 5 GHz até 867 Mbps é um dos pontos mais fortes, havendo grande vantagem na sua utilização, em detrimento da rede 2,4 GHz, e as 3 portas ethernet Gbit também estão enquadradas com a necessidade atual, onde 100 Mbps já se torna curto.

Quanto ao consumo energético, este router não é muito poupado. Em funcionamento normal gasta 10 W, com o disco parado (stand-by) gasta 9,5 W e no modo desligado/stand-by gasta 7 W, o que é um exagero para algo que supostamente não está a funcionar.

Em relação ao conforto da sua utilização, faz algum ruído, pouco, mas perceptível. Para quem, como eu, gosta de ver um filme sem qualquer ruído externo, apeteceu-me desligar o router por diversas vezes, nos momentos mais silenciosos do filme. Em relação ao LED azul frontal, a intensidade é forte para o ter ao lado de uma TV, numa sala escura, podendo incomodar em determinadas situações.

O Xiaomi Mi R1D 1 TB está disponível por cerca de 130€, com envio sem alfândega utilizando o método “Standard Shipping – Local Direct Express”. Alternativamente, se preferir um router sem armazenamento interno, com bom alcance Wi-Fi mas por um preço muito mais reduzido, o Xiaomi Mi Router 3 é uma boa alternativa, por cerca de 28€.

O Pplware agradece à Gearbest a cedência do router Xiaomi Mi R1D para análise.

Xiaomi Mi R1D

Exit mobile version