Pplware

Análise: Relógio Garmin Forerunner 735XT

Os dispositivos para monitorização de atividades físicas são fundamentais para quem pretende controlar toda a atividade tanto ao nível do cárdio, como ao nível da performance e também no que diz respeito à resistência. Estes pequenos gadgets fornecem ao atleta as mais diversas informações, ajudando a definir treinos específicos e assim garantir o melhor rendimento.

Depois da nossa análise ao Garmin Forerunner 630 em 2016, hoje apresentamos a nossa análise ao Garmin 735Xt.

A análise deste relógio consistiu em seis parâmetros:

 

O Garmin Forerunner® 735XT, com tecnologia Garmin Elevate, foi especificamente desenhado para triatletas que necessitam de informação detalhada sobre os seus treinos e as suas provas de competição. Este relógio permite alterar a atividade facilmente graças aos vários perfis de atividade integrados: corrida (em interior/e ao ar livre), ciclismo (em interior/e ao ar livre), natação (na piscina/ou em águas abertas), esqui cross country, desportos com raquete ou remo, corrida, caminhada e musculação.

Durante vários meses o Garmin Forerunner® 735XT foi o meu relógio para o dia a dia mas também o único equipamento para monitorização das minhas actividades desportivas. Ao todo foram 750 Km de corrida (running), 500 Km de bicicleta e alguns km a nadar.

A minha experiência com este equipamento foi de ódio e só depois amor! Eu explico…! Nos primeiros testes o 735XT apresentou algumas deficiências ao nível do software. Por exemplo, ao navegar pelos menus o equipamento reiniciava inesperadamente e na piscina bastava abanar o pulso para que o equipamento aumentasse o número de piscinas e assim influenciar os resultados finais.

No entanto, felizmente, a Garmin lançou rapidamente algumas atualizações que melhoraram substancialmente todo o software, tendo resolvido os problemas referidos e melhorado inclusive algumas funcionalidades.

Com a mudança do Garmin 630 para o 735XT senti também (inicialmente) a falta do ecrã touch e também a possibilidade de sincronização por Wifi. Esta última funcionalidade dá bastante jeito mas, no meu caso, como o smartphone está quase sempre ao meu lado, a ausência da mesma não é crítica pois podemos sempre sincronização via bluetooth com o smartphone. O ecrã touch considero também (atualmente) que não é uma característica fundamental até porque os menus do 735XT são bastante intuitivos.

1 – Especificações / Funcionalidades

O 735XT é um relógio para monitorizar e avaliar um número vasto de actividades, como por exemplo, corrida, sprint, natação, ciclismo e até triatlo. Além disso funciona também como assistente de atividades, contabilizando os passos, as calorias e o sono.

Este foi o primeiro relógio multidesportos da Garmin a incorporar tecnologia de medição do ritmo cardíaco Elevate™, que mede o ritmo cardíaco no pulso (não precisa de usar uma banda no peito para avaliar os sinais vitais). No entanto pode sempre emparelhar uma banda de avaliação cardíaca para obter:

Especificações completas

  • Dimensões: 45 x 45 x 11,7 mm
  • Tamanho do ecrã, LxADiâmetro de 31,1 mm
  • Resolução do ecrã, LxA: 215 x 180 pixels
  • Ecrã a cores
  • Vida útil da bateria:
    • até 11 dias no modo relógio, com monitorização de atividades, notificações inteligentes e monitorização visual do ritmo cardíaco
    • até 24h no modo UltraTrac sem monitorização visual do ritmo cardíaco
    • até 14h no modo com GPS e visualização do ritmo cardíaco
  • Classificação na água: 5 ATM
  • Notificações inteligentes (apresenta alertas de e-mail, mensagens de texto, chamadas e outros quando emparelhado com um telefone compatível)
  • Alerta de vibração
  • Controlo de música
  • Encontrar o meu telefone
  • Controlo VIRB®
  • Funções tradicionais de relógio (data, alarme…)
  • Historial de volta
  • Suporte de aplicações Connect IQ™: sim (mostradores, campos de dados, widgets e aplicações)
  • ANT+™: sim
  • Interface: USB
  • Funcionalidade de corrida/caminhada: sim
  • Previsão de hora final: sim
  • Utilizar uma atividade para competição: sim
  • Alertas personalizados: sim
  • Ecrã de voltas personalizável
  • GPS/GLONASS: sim
  • Conetividade sem fios: sim
  • UltraTrac: sim

O carregador, tal como já acontecia com o 630, é inovador, pois tem a forma de “pinça” e facilmente se liga ao relógio.

 

Relativamente às funcionalidades, ​o 735XT  vem preparado para registar atividades de corrida outdoor e indoor, bicicleta outdoor e indoor, natação em piscina, natação em águas abertas e triatlo.

​O relógio mantém um conjunto de estatísticas e dados como por exemplo tempo de recuperação, VO2 Max (capacidade máxima do corpo de um indivíduo em transportar e metabolizar oxigénio durante um exercício físico), Race Predictor, Lactate, zonas HR, entre outras.

O 735XT que testámos tinha o software 7.10. A interface está disponível em vários idiomas, tem ​luz de fundo, possibilidade de definir as unidades, ​suporte para Faces que nos permite mudar o aspecto da interface principal, notificações inteligentes (durante a atividade física e no dia a dia), etc.

Como referido, este relógio vem com sensor de avaliação de ritmo cardíaco, dispensando assim a utilização de uma banda cardíaca para a grande maioria das atividades.  De referir que o sensor não funciona quando a atividade é natação devendo nesse caso usar uma banda de frequência cardíaca HRM-Swim.

Para saber as funcionalidades por actividade veja aqui.

2 – Design

No que diz respeito ao Desgin, o 735XT segue as linhas do 235, 620 e 630. Mantém-se a boa escolha no que diz respeito aos materiais de construção, tanto ao nível da máquina como ao nível da própria bracelete que segue o modelo tradicional. Ao contrário do 630, os botões do 735XT são de plástico.

Como já foi referido, este relógio além de ser direcionado para monitorizar as actividades desportivas pode e deve ser usado no dia-a-dia para assim oferecer a melhor informação ao utilizador.  

O 735XT, tal como o 630, tem um ecrã de 31,1 mm de diâmetro e a moldura envolvente garante uma boa área útil em termos de ecrã o que facilita a apresentação e visualização da informação. A resolução do ecrã é de 215 x 180 pixels. Destaque ainda para o peso que é apenas de 44g.

3 – Autonomia

A autonomia é sem dúvida um dos pontos fortes deste relógio. Para quem, como eu, que treina cerca de três vezes por semana (1h por cada um dos dias), este relógio oferece uma excelente autonomia que pode ultrapassar uma semana. Além da monitorização das actividades, podem ainda ter as notificações inteligentes ativas assim como a monitorização visual do ritmo cardíaco. Uma vez que este relógio tem suporte para a vertente de triatlo, a boa autonomia é um factor que devem ter em conta aquando da compra de um relógio deste tipo (Não se esqueça, no entanto que o relógio só tem até 14h de autonomia no modo com GPS e visualização do ritmo cardíaco.

Se a autonomia é bastante interessante, a rapidez com que carrega é também outro ponto forte (o que é fantástico quando nos esquecemos de o carregar e em cerca de 15 minutos conseguimos carga para realizar uma actividade de ~2 horas).

4- Software

Em termos de software de suporte, tanto para a versão Desktop como para as apps para dispositivos móveis e também na versão Web, a Garmin disponibiliza um conjunto vasto de informação assim como vários elementos gráficos que ajudam a ter uma melhor percepção e análise da informação.

4.1 – Garmin Express

Em termos de app para Desktop, a Garmin disponibiliza a app Garmin Express que permite, de uma forma simples, actualizar o relógio, gerir as apps instaladas no equipamento, aceder a manuais e ver informações do relógio.

4.2 – Apps para Dispositivos Móveis

Além da aplicação para desktop, a Garmin disponibiliza também apps para dispositivos móveis que permitem facilmente ao atleta sincronizar as actividades registadas no relógio com a app, assim como sincronizar com o serviço online. Através da app móvel Connect (Disponível para Android, iOS e Windows) é possível aceder à informação das actividades, estatísticas de saúde, estatísticas de desempenho, agendar exercícios para seguir no relógio, criar e comprar a performance em segmentos,etc.

A plataforma da Garmin funciona também como um estilo de rede social onde podemos juntar amigos, criar Grupos e até partilhar, em tempo real, a nossa actividade física usando para isso a opção LiveTrack.

No que diz respeito aos dados das atividades físicas, toda a informação aparece organizada por atividades, sendo apresentada muita informação estatísticas que nos permitirá, certamente, ajudar a melhorar a performance.

A informação sobre altimetria, ritmo cardíaco, cadência e zonas HR é apresentada através de gráficos. Para cada atividade é também possível saber a nossa performance por volta (que pode ser definida mediante a atividade).

Ainda a partir da app para dispositivos móveis é possível aceder à Loja Connect IQ que funciona como uma loja de aplicações onde podemos descarregar as mais diversas apps.

Por exemplo, uma vez que o 735XT não traz uma boa app para caminhadas podemos sempre instalar a app Hike. Mas há outras como por exemplo uma app que serve de medidor de cardio, etc.

4.3 – Plataforma web da Garmin

Acedendo ao connect.garmin.com, o atleta pode consultar todas as suas actividades de uma forma mais detalhada. Essa informação pode ser partilhada nas redes sociais, enviada por e-mail, etc.

 

5 – Preço

O preço recomendado da Garmin, para este relógio é de 449€ (IVA incluído). No entanto há lojas a comercializar este equipamento a preços mais simpáticos – ver aqui.

6 – O que dizem os atletas?

Para uma melhor avaliação deste equipamento, convidamos o atleta (Iron Man) Luís Tavares do Clube de Futebol “Os Belenenses” que é também Director Comercial e RH e Luís Pereira, do Clube de Atletismo do Tâmega e Jurísta na Águas do Porto, para nos dar a opinião sobre relógio.

Luís Tavares – Clube de Futebol Os Belenenses

É o terceiro Garmin que tenho depois do 305 e 910, e o primeiro a fazer sincronização automática com o Garmin Connect, bem como a medir os batimentos cardíacos sem banda no peito.

É de fácil manuseamento e permite ter uma serie de dados para posterior análise dos treinos, sendo esse um trabalho para o treinador que o acompanha, permitindo uma melhor programação do treino. Para um leigo como eu nessas análises permite no entanto perceber se estamos a evoluir quer na natação, bike ou corrida.

Sendo um relógio leve e “fashion” pode ser usado no dia a dia, tendo a Garmin algumas app´s disponíveis para poder personalizar o mostrador.

Pode-se também monitorizar os passos diários, consumo de calorias e sono. Apesar de ter uma boa autonomia da bateria na normal utilização do dia a dia, quando em actividade não me parece que seja tão evidente, no entanto ainda não tive a oportunidade de o testar em prova de triatlo na distância longa, porque em distâncias mais curtas não haverá seguramente qualquer limitação.

Luís Pereira – Clube de Atletismo do Tâmega

Desde que me dediquei com maior seriedade ao atletismo, tenho sido fiel à Garmin, tendo adquirido em meados de 2013 o Forerruner 610, passado para o 620 e depois para o 630.

Este passo foi essencial para conseguir dar o salto para um maior controlo dos meus treinos, ficando infelizmente um pouco refém do relógio, como certamente muitos compreenderão… infelizmente hoje não consigo treinar sem o meu parceiro de treinos.

Apesar de encontrar no 630 todas as funções que gostaria de ter num relógio dedicado ao running, acabei por, com poucos meses de uso, trocá-lo pelo novo 735XT e fi-lo apenas e só pela capacidade de registo do batimento cardíaco no pulso e não estou arrependido. Apesar de ter perdido algumas funcionalidades importantes.

Em boa verdade entre o Forerruner 630 e o 735XT, no que ao running diz respeito, poucas diferenças existem, mas sinto muita falta da capacidade de sincronizar o relógio por WiFi, uma função que existe no 620 e no 630 e que a Garmin no 735XT se esqueceu de incorporar, obrigando à chatice da utilização do Smartphone e à sincronização por Bluetooth dentro da App Garmin Connect, quando no 620 e no 630 estes mal detectem uma das redes WiFi pré-configuradas fazem esse upload automático do treino sem necessidade de qualquer intervenção adicional.

Como dizia, a razão principal da ter trocado foi a possibilidade de ter o sensor de batimentos cardíacos no pulso, que apesar de não ser 100% eficaz nas suas leituras, especialmente em momentos de maiores oscilações imediatas, como por exemplo nos treinos de maior intensidade, permite um maior controlo do treino e do próprio dia-a-dia, monitorando os batimentos cardíacos ao longo da semana, as horas de sono, entre outros. Hoje em dia, basicamente só tiro o relógio do pulso para tomar banho.

Para além destas funções destaco também a possibilidade de utilização multi-desporto, muito em especial a função triatlo, pela capacidade de dividir o treino entre as três modalidades que o compõem sem ter de interromper cada uma das três ou editar o todo após concluir o treino ou a prova.

De resto temos as métricas todas que a linha de topo da Forerunner nos tem habituado, temos mais algumas funções interessantes que certamente neste artigo descobrirão, como a integração como Strava, no Suffer Score e nos Segmentos Live, tenho recentemente utilizado uma função que desconhecia e muito jeito me fez, a possibilidade de importar tracks, enquanto percursos, e fazê-lo posteriormente a título de navegação, tendo-o testado em dois percurso no Parque Natural da Peneda Gerês, tendo-me auxiliado a manter na rota durante as caminhadas que nesse parque tive o prazer de realizar, existindo duas formas de o fazer, um via Garmin Connect outra recorrendo a uma aplicação, das muitas existentes na loja Connect IQ.
Abraço e boas corridas!

7 – Veredicto

Como referido inicialmente, a minha experiência com este equipamento foi de ódio e só depois amor.  Depois das atualizações de software confesso que este foi provavelmente o melhor equipamento, deste segmento, testado até ao momento. O relógio tem um design muito elegante, é bastante leve e tem funções para quase tudo (algumas delas nem abordamos neste artigo). Destaque também para a super autonomia e carregamento ultra rápido.

Tal como o Garmin Forerunner 630, o 735XT é rápido a fixar o sinal GPS e toda a sua navegação é muito intuitiva, sendo a interface também bastante fluída. Referir ainda que o Forerunner 735XT é o primeiro relógio de corrida compatível com segmentos Strava em tempo real e inclui um período experimental gratuito de 60 dias do Strava Premium

Este relógio torna-se, sem dúvida, num parceiro de treinos que é difícil largar mas também um parceiro do dia-a-dia pois dá-me informação sobre os novos movimentos, sono, manda-nos “mexer” e apresenta-nos tudo o que é notificações do nosso smartphone.

Destaque ainda para o sensor cardíaco integrado que sempre nos apresentou sempre valores “fiáveis”. Chegamos mesmo a comparar os resultados com a utilização de uma banda e não houve discrepância de dados.

Como ponto menos bom e depois de todos os testes realizados, durante vários meses, notamos um desgaste mínimo na bracelete. De resto, aprovadíssimo!

Agradecimento a todos os #GuardaRunners pelas dicas para a elaboração deste artigo e também aos super atletas Luís Tavares e Luís Pereira pelo feedback e fotografias.

Garmin Forerunner 735XT

Exit mobile version