Pplware

Análise: Huawei P10 lite… Só podia ser bom

O lançamento de um novo topo de gama Huawei tem vindo a significar sempre o lançamento de um modelo redesenhado e mais acessível, e a chegada do Huawei P10 não foi exceção, trazendo consigo o P10 lite.

Depois do sucesso dos modelos lite anteriores, a Huawei não podia desiludir o mercado e o Huawei P10 lite tinha que ser um bom equipamento. A Huawei não me desiludiu, mas há muitos aspetos a ter em conta neste smartphone.


Sem grande alarido e já depois de conhecermos tudo o sobre o Huawei P10, o P10 lite começou a ser visto à venda em várias lojas nacionais. Este era um modelo que o mercado esperava e do qual exigia uma qualidade equivalente aos modelos lite anteriores.

Vale a pena referir que o Huawei P8 lite, um smartphone de 2015, ainda surge em 4º lugar no top das pesquisas por smartphones no comparador de preços do KuantoKusta, um número revelador do sucesso e qualidade da gama lite da marca chinesa. Atualmente, o P10 lite já é o segundo Huawei mais procurado (permanecendo o P8 lite original em primeiro lugar, sem arredar pé).

Huawei P8 lite

 

Características Gerais

O Huawei P10 lite tem um ecrã de 5,2 polegadas, de resolução FullHD, e em termos de design recebeu uma grande melhoria face ao Huawei P9 lite. Além disso, a Huawei ainda conseguiu fazer um melhor trabalho com o P10 lite do que com o próprio P10 em termos de construção. Vem equipado com um processador HiSilicon Kirin 658, Octa-core (4 x 2,36 GHz Cortex-A53 + 4 x 1,7 GHz Cortex-A53) e tem um GPU Mali-T830MP2.

Está disponível no mercado com as versões de 3 e 4 GB de RAM com 32 GB de armazenamento interno. O modelo em análise conta com 4 GB de RAM. Tal como tantos outros modelos, este P10 lite conta com uma única ranhura para cartões, que permite a colocação ou de dois cartões nano-SIM ou de um nano-SIM e outro microSD, para expansão do armazenamento interno através de cartão microSD até 256 GB. Este é também o primeiro smartphone da gama lite a receber Wi-Fi ac.

Tal como já havia acontecido anteriormente com o P9 lite, a câmara principal do P10 lite também não tem dois sensores como o P10, apenas tem um sensor. Este é de 12 MP com abertura f/2.2 e conta com o auxílio de um flash LED. A câmara secundária é de 8 MP, com abertura f/2.0, sendo que ambas gravam vídeo a 1080p @ 30fps. A câmara frontal, apesar de não ter nenhum LED para flash, simula o flash com a luz branca do próprio ecrã.

A caixa disponibilizada para análise vem com um smartphone, traz um cabo USB/microUSB, o adaptador de corrente, uns auriculares com fios, o acessório para abrir a ranhura dos cartões e os manuais de instruções rápidas… falta a Huawei incluir uma capa protetora na caixa e mais à frente entenderá porquê.

Especificações completas

Ecrã
  • 5,2″ IPS (1080 x 1920 píxeis), densidade ~424 ppp
  • Protecção Corning Gorilla Glass 5
Processador
  • HiSilicon Kirin 658, Octa-core (4 x 2.36 GHz Cortex-A53 + 4 x 1.7 GHz Cortex-A53)
  • GPU: Mali-T830MP2
Rede
  • GSM/HSPA/LTE
Sistema Operativo
  • Android 7.0 (Nougat) com interface Emotion UI 5.1
Memória
  • 32 GB de armazenamento interno e 4 GB RAM
Câmara
  • Principal (traseira): 12MP com foco automático, HDR e flash LED
  • Secundária (frontal): 8 MP com capacidade de gravação de vídeo a 1080p@30fps
Vídeo
  • Gravação: 1080p@30fps
Dimensões e peso
  • 146,5 x 72 x 7,2 mm, 146 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, WiFi Direct, hotspot
  • GPS com A-GPS, GLONASS
  • Bluetooth 4.1 (A2DP, EDR, LE)
  • USB: microUSB v2.0
  • NFC
Bateria
  • Li-Po 3000 mAh, não removível e de carregamento rápido
Cores
  • Pearl White, Graphite Black (modelo em análise), Platinum Gold, Sapphire Blue
Preço:
  • Preço: desde 302,25€ (preço do KuantoKusta)

 

Design

O Huawei P10 lite tem uma construção que pode ser considerada de topo. Tem um corpo em metal e é revestido a vidro tanto na frente como na traseira. Os acabamentos são também eles bem conseguidos e em termos de proteção oleofóbica considero que a Huawei conseguiu fazer com o P10 lite aquilo que falhou redondamente com o P10. A proteção contra a gordura das mãos é realmente eficaz e a limpeza acaba por ser feita de uma forma muito simples. No entanto, o vidro traseiro já conta com alguns micro-riscos.

 

Cuidado porque vai escorregar!

Anteriormente falei da necessidade de uma capa protetora. Pois bem, a capa traseira revestida a vidro tende a ter o problema de não aderir às superfícies onde é colocado, principalmente as mais lisas e planas, e as quedas serão inevitáveis. É importante que sempre que o coloca a carregar ou que o pousa sobre uma mesa, tenha a certeza que de está seguro e que não existe o mínimo de inclinação.

Em termos de dimensões, para quem não gosta de smartphones muito grandes, este com ecrã de 5,2 polegadas consegue aproveitar muito bem todo o espaço, acabando por ter umas dimensões muito confortáveis durante a utilização, cabendo ainda em qualquer bolso. Mede assim 146,5 x 72 x 7,2 mm e pesa apenas 146 g.

Na frente, acima do ecrã, tem a câmara de 8 MP, os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante e o LED de notificações. Abaixo não existe qualquer botão capacitivo, apenas a inscrição da marca, como é já habitual.

Nas laterais, do lado esquerdo encontra-se a única ranhura para todos os cartões (nanoSIM + nanoSIM/microSD), em cima estão o jack de áudio de 3,5 mm e o microfone. Do lado direito encontra-se o botão de volume e o botão de power. Na lateral de baixo está o microfone, a porta microUSB e o altifalante, onde a Huawei volta a satisfazer em termos de qualidade de áudio reproduzido.

Na traseira, em vidro, a Huawei voltou a destacar a zona dedicada à câmara, sendo esta mais escura que a restante traseira, onde inclui o flash LED e a câmara de 12 MP. O sensor de impressões digitais está também ele colocado na traseira, a meio do smartphone, com uma moldura que faz com que seja encontrado e ativado muito facilmente. A inscrição da marca volta a estar colocada nesta traseira mais abaixo.

 

Interface e Desempenho

A EMUI 5.1

O Huawei P10 lite vem equipado com Android Nougat 7.0 com interface de utilizador personalizada, a EMUI 5.1, desenvolvida pela própria Huawei. As vantagens desta interface, as suas melhorias face à EMUI 4.1 e algumas funcionalidades e características já foram abordadas na análise ao Huawei P10, no seguinte vídeo.

 

Desempenho

A EMUI 5.1 oferece ao Huawei P10 lite, desde logo, uma experiência de utilização muito agradável e fluida, ainda que algumas aplicações como o Facebook, Instagram e Gmail, necessitem de ser reiniciadas ao fim de 2 ou 3 dias, por deixarem de atualizar os conteúdos. Em jogos com mais exigências a nível de desempenho não foi detetada qualquer falha ou atraso.

Outro aspeto muito importante em análise foi o desempenho do GPS onde os resultados também se revelaram muito positivos. Foi testada a navegação com as aplicações Waze e Google Maps (online e offline) e não existe nenhum aspeto negativo a destacar.

No que respeita ao desempenho, foram ainda executados os testes de benchmark AnTuTu e GeekBench.

 

O ecrã e som

A qualidade do ecrã, tendo em conta o tamanho e a resolução, é muito boa. Tem uma definição e um contraste que são aspetos positivos. No Huawei P9 lite, a utilização com exposição solar direta tinha sido um aspeto menos positivo, no entanto, no P10 lite esse tipo de utilização não foi um problema.

O som é reproduzido com bastante qualidade, um aspeto onde a Huawei melhorou substancialmente nos modelos lançados este ano.

 

As câmaras

Se com o Huawei P10 o foco vai para a fotografia, com este P10 lite, apesar de não ter sido uma questão esquecida, a qualidade fotográfica está ajustada à gama onde o smartphone se insere.

A câmara traseira está equipada com um sensor de 12 MP que, apesar de este número ser inferior ao do P9 lite, tem uma abertura maior, conseguindo assim melhores resultados em situações mais escuras. Tem ainda o auxílio de um LED para flash, já a câmara frontal, de 8 MP, conta apenas com a ajuda da iluminação do ecrã para simular o flash e, neste caso, até é uma boa ajuda para ambientes muito escuros, mas as cores da fotografia não são muito satisfatórias nesse cenário.

A câmara tem a mesma interface e quase todos os mesmos modos de captura como o P10 (ver no vídeo acima), à exceção dos modos dedicados à captura com a câmara dupla.

De seguida ficam alguns exemplos de imagens captadas com o P10 lite.

 

Autonomia

No Huawei P8 lite a autonomia sempre foi apontada como o seu grande e único problema que se agrava ao longo do tempo. Com o P9 lite esse problema foi minorado, mas o P10 lite parece voltar a padecer do mesmo mal. Este smartphone vem com uma bateria de 3000 mAh de carregamento rápido mas que em dias de utilização mais intensiva não chega a durar um dia inteiro.

Com utilização comum, que para mim o ideal é um dia e meio a dois dias, este apenas conseguiu um dia inteiro, chegando ao fim do dia apenas com 20 a 30 % (no máximo) de capacidade, o que acaba por não ser suficiente para o dia seguinte.

 

Veredicto

De uma forma global, o Huawei P10 lite é um smartphone que cumpre de forma exemplar com todas as exigências a que foi submetido. Além do bom desempenho, que fica marcado apenas com alguns atrasos em algumas apps, o design e qualidade de construção foram bastante bem conseguidos.

Em termos de fotografia e vídeo, os resultados são bons e os esperados para um smartphone desta gama. Se for um utilizador que não larga o smartphone, então o ideal é comprar também um powerbank :)!

O Huawei P10 lite de 4 GB de RAM encontra-se à venda em Portugal a partir de 302,25€.

O Pplware agradece à Huawei a cedência do P10 lite para análise.

Huawei P10 lite

Exit mobile version