Pplware

Análise Honor 8 – A perfeição veste de azul

Honor 8

Com o lançamento do Honor 8, a marca chinesa mostra uma forte aposta no segmento móvel com um smartphone bonito e com um óptimo desempenho.

Durante as últimas semanas, testámos o Honor 8 e apresentamos agora a nossa análise detalhada deste fantástico dispositivo.

A Honor é uma sub-marca da Huawei lançada em 2013 e pensada para ser vendida exclusivamente online, bastante focada no mercado mais jovem.

A mais recente novidade da marca chinesa é o Honor 8, um smartphone que prima pelo seu design magnífico, aliado a características de um topo de gama e uma boa câmara.

Características gerais

O Honor 8 está equipado com um ecrã 2,5D de 5,2″ Full HD suportado por um processador Hisilicone Kirin 950 octa-core, GPU Mali-T880 MP4, tem 4 GB de memória RAM e está disponível nas versões de 32 e 64 GB de armazenamento interno, expansível por cartão microSD. No campo fotográfico, conta com uma câmara dupla traseira de 12 MP com foco automático a laser e duplo flash LED e uma câmara secundária de 8 MP.

Adicionalmente, o Honor 8 conta com uma bateria de 3000 mAh, um sensor de impressões digitais traseiro que é também um botão físico, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.2, USB Tipo-C, GPS com A-GPS e GLONASS e Android 6.0.1 personalizado com Emotion UI 4.1, interface comum dos smartphones da Huawei.

Vídeo de unboxing

Especificações completas

  • Ecrã
    • 5,2″ de resolução 1080 x 1920 píxeis, ~423 ppp
  • Processador
    • CPU: HiSilicon Kirin 950, CPU Octa-core (4×2.3 GHz Cortex-A72 & 4×1.8 GHz Cortex A53)
    • GPU: Mali-T880 MP4
  • Rede
    • Dual-SIM LTE/HSPA+/GSM (dual stand-by)
  • Sistema Operativo
    • Android OS, v6.0.1 (Marshmallow)
    • Interface: Emotion UI 4.1
  • Memória
    • Memória RAM: 4 GB
    • Memória interna: 32/64 GB
    • Memória externa: microSD até 256 GB (abdicando de um cartão SIM)
  • Câmara
    • Principal (traseira): dupla de 12 MP, f/2.2, foco automático a laser, Flash LED de dois tons
    • Secundária (frontal): 8 MP, f/2.4
    • Sensores
      • Acelerómetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade, impressões digitais
Dimensões e peso
  • 145,5 x 71 x 7,5 mm mm, 153 g
  • Conectividade
    • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot
    • GPS, GLONASS e BDS
    • Bluetooth 4.2, A2DP, EDR, LE
    • USB Tipo-C
  • Bateria
    • 3000 mAh Li-Ion
  • Cores
    • Branco pérola, Dourado, Preto, Rosa, Azul
  • Preço
    • Preço: 399€ (versão de 32 GB) e 449€ (versão de 64 GB)

Hardware e design

No desenvolvimento do Honor 8, uma das maiores preocupações da marca chinesa foi marcar a diferença com um design elegante, sólido e que se desmarcasse um pouco dos restantes modelos.

Para ser sincero, o Honor 8 é um dos smartphones mais bonitos que já vi. Além de uma excelente escolha de cores (onde a cor azul se destaca), podemos encontrar ainda uma parte traseira construída com 15 camadas de vidro que resulta num efeito de reflexo da luz incidente bastante bonito. A ergonomia é outro ponto a destacar, com o Honor a ser muito confortável na mão.

Na parte frontal podemos encontrar um ecrã de 5,2″ Full HD, com acabamento 2.5D, a câmara frontal de 8 MP, os sensores de proximidade e luminosidade e o logo identificativo da marca.

Em baixo encontra-se a porta USB Tipo-C, o jack de áudio de 3,5mm e o altifalante. No topo está situado um microfone e um sensor infravermelho para controlo remoto.

Do lado esquerdo encontra-se a entrada para os slots para os cartões Nano-SIM e MicroSD e do lado direito posicionam-se os botões de bloqueio/desbloqueio e de controlo de som.

Por fim, na parte traseira, no topo temos a câmara dupla com estabilizador de imagem por laser e duplo flash LED, assim como o sensor de impressões digitais que é também um botão físico clicável e programável.

 

3 – O que diferencia o Honor 8?

Um dos pontos que mais diferencia o Honor 8 é, como referi anteriormente, o seu design. Mas, existem outros pormenores que tornam este smartphone num dos melhores do mercado.

Processador Hisilicone Kirin 950 e 4 GB de RAM

O Honor 8 foi lançado para o mercado como o flagship da marca chinesa. Sendo a Huawei a marca mãe da Honor, partilham entre elas o uso de algum hardware. O Honor 8 está equipado com um processador Kirin 950 que, embora não seja tão potente como o Kirin 955 usado no Huawei P9, consegue manter um desempenho próximo deste. Outro pormenor que faz deste modelo um flagship é o uso de 4 GB de RAM que permitirá um bom multitasking.

Controlo remoto por infravermelhos

Em tempos, o sensor de infravermelhos era uma característica obrigatória em qualquer bom telemóvel mas que se foi perdendo de modelo para modelo. Agora, alguns anos depois, esta tecnologia volta a ter algum destaque, não pelas suas capacidades de conectividade, mas sim por permitir controlar alguns dispositivos que usamos regularmente como a televisão, ar condicionado, leitores multimédia, entre outros.

O Honor 8 traz uma aplicação própria pré-instalada que permite controlar uma variedade de dispositivos desde as marcas mais conhecidas até algumas desconhecidas.

Câmara dupla

Seguindo a tendência do mercado, o Honor 8 está equipado com uma câmara dupla de 12 MP onde uma lente é RGB e outra monocromática, permitindo aumentar a luz e o contraste das fotografias.

Além de poder jogar com a profundidade e o desfoque nas fotografias, existe ainda a possibilidade de, posteriormente, alterar o local de focagem.

Sensor de impressões digitais com botão físico clicável

Uma das grandes vantagens dos smartphones Honor e Huawei é a utilidade que estas duas marcas chinesas dão ao sensor de impressões digitais. Além da típica acção de desbloquear o smartphone, no Honor 8 é possível usar o sensor para tirar fotografias, atender chamadas, interromper alarmes, mostrar o painel de notificações e passar as fotografias na galeria.

Mas, a Honor não se ficou por aqui. Normalmente estamos habituados a que nos sensores de impressões digitais, apenas aqueles que são colocados à frente, estejam inseridos num botão físico. No caso do Honor 8, a marca chinesa inseriu um botão físico por baixo do sensor de impressões digitais. Este botão pode ser personalizado pelo utilizador para abrir uma aplicação, ligar a lanterna, entre outras opções.

4 – Interface e desempenho

O Honor 8 vem equipado com o Android 6.0 Marshmallow de fábrica customizado com a interface Emotion UI 4.1 desenvolvida pela Huawei, a sua marca mãe.

A Emotion UI (EMUI) é daquelas interfaces como a MIUI e algumas outras que tanto é adorada por alguns como é detestada por tantos outros, sendo necessário experimentar para tirar as suas conclusões. No meu caso, sou um fã desta interface, dado que acho que engloba algumas funções bastante úteis e engraçadas que simplificam e agilizam a utilização do smartphone.

Saúde

A Saúde é uma aplicação que está sempre presente no ecrã de bloqueio e na barra de notificações com a indicação do número de passos que o utilizador já deu, a quantidade de calorias que já gastou e os passos que já deu. Ao abrir a aplicação também podemos obter mais algumas estatísticas e dados da nossa actividade física, iniciar o registo de uma caminhada ou corrida e registar uma volta de bicicleta.

Gestor de telefone

O Honor 8 vem instalado com uma aplicação intitulada de Gestor do telefone que permite analisar e optimizar vários parâmetros do smartphone como o consumo de bateria pelas apps, limpeza de cache, filtros de assédio, gestão de bateria, entre outros.

Assistente inteligente

Uma das características que mais me agradou no Honor 8 foi a quantidade de funções inteligentes que existem. De entre as várias opções, destacam-se as seguintes:

Em relação ao desempenho, o Honor 8 exibe-se como um verdadeiro flagship, apoiando-se nos seus 4 GB de RAM para oferecer um desempenho suave e sem qualquer tipo de travagens.

Em questão de benchmark, o Honor 8 totaliza 93038 pontos no Antutu, um valor que, surpreendentemente ultrapassou os 90369 pontos registados na nossa análise do Huawei P9.

No Geekbench, este smartphone perfaz 1689 pontos em single-core e 5130 pontos em multi-core, valores estes que confirmam o bom desempenho deste modelo.

Em relação ao GPS, o Honor 8 detecta rapidamente os satélites e teve um desempenho exemplar nas diversas viagens que fiz com ele activo, sendo sempre preciso e estável.

5 – Câmaras

Para fotografia, o Honor 8 possui uma câmara traseira dupla de 12 MP acompanhada por um duplo flash LED e um estabilizador de imagem por laser.

Esta foi outro dos pontos que, para mim, mais surpreendeu neste flagship. Além de uma câmara dupla, elemento que está bastante na moda, o Honor 8 alia uma boa qualidade fotográfica a uma aplicação de fotografia muito completa, onde destaco os seguintes modos:

Durante o período de análise o Honor 8 mostrou-se um fiel companheiro para fotografia, captando fotografias com boa qualidade e com bom detalhe. As fotos em ambiente com menos luz ou de noite, um calcanhar de Aquiles de muitos modelos, também surpreenderam, tendo apresentado uma qualidade muito satisfatória.

Já a câmara de 8 MP frontal mostrou capturar boas fotografias, sendo mesmo melhor que muitas câmaras principais de outros smartphones.

De seguida deixamos alguns exemplos de fotografias tiradas com o Honor 8:

Download de fotos originais Na gravação de vídeo, o Honor 8 grava com uma qualidade máxima de 1080p a 60 fps. Dotado de uma boa capacidade de adaptação à luz e uma boa qualidade de gravação, este é de certo um parâmetro em que este dispositivo não desilude.

Comparação com Samsung Galaxy S7

Para avaliar a qualidade da câmara, confrontámos a câmara dupla do Honor 8 a uma das melhores câmaras mobile do momento, a do Samsung Galaxy S7.

Como podem ver nos exemplos seguintes, as fotografias tiradas com o Honor 8 conseguem aproximar-se das do Samsung. Embora a câmara do Samsung consiga captar melhor as cores, ao fazer zoom nas fotografias de paisagem, o Honor consegue reunir um maior nível de detalhe. Já na fotografia ao perto, a câmara do Samsung consegue uma melhor qualidade em geral.

 

6 – Bateria

Um dos pontos mais críticos dos smartphones é a sua autonomia. Neste ponto, o Honor 8 mostrou-se um desempenho satisfatório, sendo capaz de aguentar 1 dia da minha utilização (internet, redes sociais, dados ativos, email, chamadas e mensagens), registando um tempo ecrã média entre as 3 e as 4 horas de ecrã. Embora pudesse obter mais umas horas de ecrã, os diversos sensores e opções inteligentes que possui podem ajudar a reduzir ligeiramente a sua autonomia. Para aqueles que quiserem estender o tempo de bateria, podem desligar as diversas funções inteligentes nas definições.

Dado que suporta carregamento rápido, alguns minutos ligado à electricidade são suficientes para  oferecer mais algum tempo de autonomia ao utilizador. Com um carregamento de 30 minutos é possível carregar dos 0 aos 47%.

Gestor de bateria

Para optimizar a autonomia, a EMUI possuí uma ferramenta de gestão de bateria que pretende ajudar o utilizador a ter um maior controlo sobre o consumo do sistema e das aplicações. Com esta ferramenta é possível escolher um plano de energia (inteligente, desempenho ou ultra), gerir as aplicações que podem correr em plano de fundo, controlar do consumo das aplicações abertas e fazer uma optimização automática do consumo do smartphone. Além dessas opções, possuí ainda um modo chamado ROG que permite reduzir a resolução do ecrã para 1280×720 píxeis e forma a reduzir o consumo de energia.

7 – Veredicto

A Honor apostou forte neste novo Honor. Embora seja uma marca jovem, direccionada para jovens, lançou para o mercado um smartphone maduro e bastante capaz de acompanhar as exigências dos seus utilizadores.

A aposta no design foi definitivamente uma aposta ganha, com este Honor 8 a apresentar um aspecto bastante agradável e uma construção em vidro que lhe dá um brilho especial, tornando este num dos smartphones mais bonitos do mercado. A nível de qualidade de construção, exibe uma qualidade soberba e uma boa ergonomia. Neste ponto, apresento apenas como ponto negativo o facto de o vidro riscar com facilidade, tendo uma penalização extra por, tanto à frente como atrás, ser construído maioritariamente em vidro. Assim, recomendo a utilização constante de uma película de vidro temperado e uma capa traseira de modo a proteger o smartphone.

A nível de desempenho, o Honor esteve sempre à altura do desafio, mostrando uma capacidade constante de correr qualquer aplicação ou jogo sem qualquer nível de atrasos ou quebras.

Na minha experiência de utilização gostei bastante da EMUI. Embora não seja das interfaces mais leves, engloba vários tipos de opções e personalizações que facilita e muito o uso do smartphone no dia-a-dia.

Convém também destacar o sensor de impressões digitais que acompanha o Honor 8 onde a marca chinesa conseguiu dar uma utilidade muito maior que a típica opção de desbloqueio. Além do sensor incorporar diversas funções como tirar fotografias, exibir a barra de notificações e fazer slide na galeria, incorpora ainda um botão físico que se pode personalizar com diversas opções.

Uma vez que é um smartphone direccionado muito vocacionado para jovens, além do design, a câmara é um componente bastante importante. Com o uso de uma câmara principal dupla, o Honor 8 apresenta uma boa qualidade fotográfica que é apoiada por uma aplicação para fotografia bastante completa e simples de usar, onde não falta o modo para fotografar comida, intitulado de Gourmet, e o modo de pintura de luz que permite criar fotografias bastante artísticas com arrasto de luz.

Resumidamente, por apenas 399€ podemos encontrar um smartphone com uma qualidade de topo, um desempenho alto e uma câmara bastante capaz. Embora seja uma marca pensada para um público mais jovem, especialmente pela venda estritamente online, o Honor 8 fará as delícias de todo o tipo de utilizadores, desde o mais novo ao mais velho.

Honor 8

Exit mobile version