Pplware

Análise: Canon EOS M3, a compacta profissional?

O mundo das máquinas fotográficas compactas está a ganhar um novo fôlego com a qualidade apresentada por marcas que, até bem recentemente, não faziam questão de apostar nelas.

O Pplware teve a possibilidade de passear com o kit da Canon EOS M3. Chegou agora altura de a conhecer melhor.

Características Gerais

Uma das compactas da marca Canon mais falada e elogiada. Depois da Canon EOS M10, estivemos a captar momentos com a M3 e assim que saímos à rua com ela, a primeira ideia foi a de que se enquadrava num segmento mais profissional do que a M10.

Com a ideia de que continuaria a ser para um público que pretende uma máquina simples e para todos os dias, começámos a analisar esta M3. Surpreendendo logo nos primeiros momentos, a M3 é uma compacta que nos permite ter sempre à mão e de forma muito simples as opções manuais. É sem dúvida uma máquina para quem gosta de mais do que fotografias automáticas.

Outra das situações que a M3 tem, e que a novata M10 também, é a rápida partilha de ficheiros. Com o sistema NFC, a câmara faz a ligação com o smartphone e poderá escolher a partir do seu telemóvel as fotografias que pretende transferir de forma extremamente rápida e eficaz.

Na caixa:

Esta é uma câmara para os profissionais que querem estar bem equipados mas que não querem levar 2 e 3kg de máquina para os seus passeios. O corpo desta Canon M3, apesar de ser mais pesado é mais ergonómico. Com a pega e o material mais parecido às reflex da marca, a câmara fotográfica adapta-se à nossa mão de forma espectacular.

Para além dos menus se manterem simples, tal como a restante gama, tem também os botões físicos e com o acesso prático.

O valor apresentado, desta Canon M3, parece ser bastante apropriado e justo para a qualidade que a marca nos apresenta. O corpo mais resistente do que outras compactas do mercado, faz com que se tenha nas mãos uma máquina que nos transmite confiança. O ecrã touch continua aqui a marcar presença e a facilitar a fotografia rápida por parte do utilizador.

O ecrã com braço móvel

Esta e uma das características mais únicas da M3. O ecrã não gira apenas para cima (180º), mas o braço móvel dá alguns ângulos novos e interessantes. No entanto, este é também um ponto que poderá dar algum receio no que toca à sua utilização, pois o braço pode parecer um pouco frágil.

O ecrã touch de 3 polegadas tem uma óptima cor e resolução, o que ajudará os utilizadores a tirarem uma óptima selfie naquele sítio de meter inveja, sem terem de importunar alguém para o fazer. Já o peso da Canon M3 não é perfeito para filmar um vídeo de si próprio, que seja longo, mas a qualidade acaba por compensar.

anterior próxima

A Canon EOS M3 é mais complexa do que as câmaras compactas que estamos habituados a ver, mas a sua utilização consegue ser sempre simples e eficaz. No entanto, como já foi referenciado anteriormente, no caso de não gostar de “complicações” tem sempre o menu no ecrã táctil.

A nível do flash, este “salta” através do rectângulo que está presente na parte superior da máquina. Mais uma vez, não é um flash automático, sendo necessário a abertura do mesmo para o poder utilizar.

Qualidade de uma DSRL numa simples compacta…

Mais uma câmara cheia de pontos de focagem para que cada pormenor fique gravado com a melhor qualidade permitida. A focagem automática, tal como na Canon M10, funciona muito bem sem perder muito tempo até focar. Relativamente à focagem de pontos secundários, funcionou melhor do que a anteriormente testada. (Fotos 3 e 4)

Se a M10 não tinha deixado satisfação a 100% no que toca à cor da fotografia, a Canon M3 deixou-me, pessoalmente, apaixonada pelas óptimas cores e qualidade apresentada. Não sendo fã de máquinas compactas, esta é uma das que era capaz de usar e abusar sem ter a necessidade de uma máquina considerada profissional.

anterior próxima

Fotografias: 1 | 2 | 3 | 4

Definições da Câmara

O braço móvel da Canon M3 juntando à mobilidade do ecrã, são dois óptimos aliados para captar fotografias de ângulos diferentes e únicos. O ecrã táctil continua a ser uma preciosa ajuda nestas situações. A câmara é ainda uma das melhores aliadas no que toca a selfies ou vídeos em que o próprio utilizador queira/necessite aparecer.

Se os megapíxeis podem não ter muito a ver com a qualidade apresentada por máquina, o que é certo é que uma das poucas diferenças entre esta M3 e a M10, anteriormente testada, é exactamente o número de megapíxeis. E é uma diferença notada, sem dúvida que os 24 MP são uma mais valia nesta Canon.

Especificações

  • Sensor: CMOS de 22,3 x 14,9 mm
  • Pixeis Efectivos: 24,2 megapíxeis
  • Processador de Imagem: Digic 6
  • Objectivas: EF-M (EF e EF-S compatíveis com adaptador)
  • Focagem Automática: 49 pontos
  • Velocidade de disparo: 30-1/4000 seg
  • Ecrã: LCD Táctil
  • Peso: 366g (com bateria e cartão memória)
  • Duração da Bateria: entre 250 e 185 disparos
  • Ligação: USB, Wi-Fi e NFC

Como poderão verificar pelas próximas imagens, apesar da aproximação máxima possível pela lente, a estabilidade de imagem manteve-se e tudo foi captado com uma óptima nitidez.

anterior próxima

Fotografias: 1 | 2 | 3 | 4

Conectividade

Uma máquina que nos mantém conectados é tudo o que um amante de tecnologias pode querer. Mesmo a nível profissional, esta é uma opção que muito agrada a todos os utilizadores.

Desta forma, a qualquer momento e mesmo sem o cabo USB, poderá passar as fotografias para o seu smartphone e usá-las no seu site, redes sociais, entre outros.

Bateria

Este continua a ser um dos pontos negativos destas máquinas. Em prol de um tamanho pequeno mas com qualidade, a bateria tem de ser pequena. E se esta questão já se coloca para quem apenas está a fotografar, então caso faça o envio das fotografias via Wi-Fi a bateria ainda se irá esgotar mais rapidamente.

A bateria da Canon M3 está preparada para dar ao utilizador um máximo de 250 disparos, como sempre a bateria também é gasta de forma muito célere aquando da gravação de vídeos.

No entanto, certo é que será sempre preferível uma boa qualidade e uma bateria um pouco melhor do que o inverso, por isso irá verificar que andar com uma bateria extra não será um problema.


 

Experiência com a Canon M3

Esta é uma máquina que aceitaria de bom grado que andasse sempre a acompanhar-me. A máquina desilude um pouco no que toca à utilização à noite e sem tripé, pois um utilizador deste tipo de máquinas não as tem a pensar em andar com um tripé.

Mas se não capta fotos perfeitas com pouca luz, o grão acaba por retirar a beleza da imagem, compensa com as cores magníficas que consegue agarrar. Já no que toca à estabilidade de imagem com zoom, a imagem mantém-se boa sem muito esforço da nossa parte.

Relativamente às fotos apresentadas abaixo, poderão comprovar a diferença mais significativa entre as fotografias 1 e 2, retiradas no mesmo local com segundos de diferença. Já entre a 4 e a 5, poderão ver exactamente o mesmo local mas em diferentes horas. Esta última apresenta menos qualidade do que as fotografias captadas à noite com a Canon M10, no entanto, admitimos que as condições não eram as mesmas e poderá vir daí a diferença exponencial destes resultados.

anterior próxima

Fotografias: 1 | 2 | 3 | 4 | 5

Veredicto

Se há máquinas que existem no mercado e que valem bem o valor pago, esta é uma delas. Para as capacidades e para a ergonomia na utilização, esta Canon M3 faz com que seja uma prenda perfeita para quem quer ter boa qualidade a um custa mais baixo do que uma DSLR.

Com a facilidade de conectividade e a alteração de lentes, o utilizador vai sentir-se livre para usufruir desta câmara em qualquer altura. Seja num fim-de-semana ou em fotografias para o seu trabalho, a qualidade de imagem consegue ser assegurada em qualquer uma das situações.

anterior próxima

Esta máquina é uma grande ajuda para quem quer ter uma boa alternativa compacta, mas que faça lembrar os modelos DSLR mais simples. As opções da fotografia mesmo à mão são uma facilidade para quem ainda se sinta meio perdido no mundo do ISO e da abertura de foco.

Mas o que mais cativa nesta máquina, para além da cor transmitida em cada imagem, são sem dúvida a ergonomia do corpo da câmara e o preço. Estes dois elementos são a chave para a M3 ser um sucesso no mundo dos fotógrafos do dia-a-dia.

Pessoalmente, esta seria sem dúvida uma das escolhidas para me acompanhar em dias que não quisesse andar com uma DSLR (pesada e mais desconfortável) atrás.

Exit mobile version