Pplware

Análise à bateria UPS APC Back-UPS 750VA… que nunca lhe falte a energia

Atualmente, as linhas elétricas e o serviço que chega a nossa casa – e às empresas – já é mais estável e os cortes de energia não são tão frequentes como noutros tempos. Contudo, quando temos material eletrónico ligado à rede e queremos proteção extra, devemos considerar a utilização de uma UPS. Essa foi a ideia que nos levou à APC Back-UPS 750VA.

Este equipamento, de uso doméstico, é uma bateria de emergência com proteção contra sobretensões para equipamentos eletrónicos e computadores.


Uma bateria que faz falta para proteger os seus equipamentos eletrónicos

A maioria das pessoas consegue passar por uma queda de energia doméstica sem muitos problemas – é provável que, no momento em que a TV desligue, e enquanto vamos procurar uma lanterna, a energia volte.

No entanto, hoje, por vários motivos, é importante manter o nosso router ativo sem quebras de energia para não deixarmos de ter rede WiFi, por exemplo. Um desses motivos, para além da nossa constante experiência de utilização, poderá ser a segurança, dado que hoje temos as câmaras de segurança a passar pelo WiFi ou pelo router via cabo.

Há muitos exemplos e vem aí o inverno que nos poderá dar umas quantas outras razões para apostar nestas baterias de emergência com proteção contra sobretensões. O investimento vale bem a pena.

Características:

 

Bateria com energia apta para proteção no dia a dia

A APC Back-UPS 750VA cobrirá o básico para a maioria das pessoas durante a curtas falhas de energia.

Nos nossos testes a bateria forneceu energia suficiente para manter um modem doméstico de banda larga e router Wi-Fi a funcionar durante quatro horas, o que significa que pode ficar online enquanto a energia está desligada e entrar em contacto com os serviços de do fornecedor de energia.

Antes de ligar a UPS à rede elétrica coloque o conector amarelo, na imagem, na ranhura. Disponíveis 4 fichas IEC.

Esta bateria é muito simples, de usar. Retiramos a bateria da caixa e, na traseira, começamos por inserir o Conector da bateria. Feito isto, pressionamos o botão Ativar/Desativar na frente do equipamento para o ligar. Iremos ouvir de imediato um som e o LED verde iluminará a frente da bateria.

A UPS deverá ficar durante pelo menos 24 horas ligada à rede elétrica para garantir um tempo de autonomia suficiente.

Esta bateria de chumbo-ácido não requer configuração além de a ligar e utilizar 4 tomadas disponíveis. Conforme vimos nas especificações, a APC Back-UPS 750VA é simples e permite uma gestão via rede através de uma porta de série, USB ou, opcionalmente, Ethernet. Inclui o software Powerchute para uma monitorização e controlo confortáveis, encerramento seguro do sistema operativo e capacidades inovadoras de gestão da energia.

Inicialmente, ligámos à bateria um iMac 5K e um router doméstico. O Mac na sua normal atividade e o router a desempenhar o seu papel conseguiram ter energia da bateria para 15 minutos. Usando só a bateria para alimentar o router, conseguimos 4 horas de autonomia.

Depois de totalmente descarregada, a bateria necessita de 8 horas para voltar à carga máxima e desempenho normal.

 

Em resumo…

Por cerca de 100 euros, esta APC Back-UPS 750VA Schneider Electric poderá ser instalada nos mais variados sítios de uma casa, é pequena e silenciosa. Poderá ajudar a proteger os dispositivos elétricos de picos de corrente, assim como dar autonomia para suster as falhas de energia da rede elétrica.

A marca refere que esta UPS terá uma vida de 3 a 5 anos e poderá receber, posteriormente, novas baterias de substituição. Apesar de não ter informações num ecrã, os sinais sonoros dão ideia ao utilizador do estado das baterias. Tudo isto permite que, em termos de preço qualidade, esta seja uma excelente opção, principalmente, agora que estamos a chegar ao inverno, onde a probabilidade de cortes de energia tende a ser maior.

APC Back-UPS 750VA

Exit mobile version