Shutter 0.88 – A melhor ferramenta de screenshots para Linux
Agora com integração com o Dropbox
Das muitas aplicações que uso no meu sistema, as aplicações de screenshots ocupam um lugar especial pois para a produção de artigos são uma ferramenta essencial. No windows, uso por norma o fantástico Snagit, que na minha opinião é simplesmente a melhor ferramenta neste segmento. Como o Snagit não tem suporte para sistemas operativos Linux, a alternativa (viável) é o excelente Shutter.
O Shutter (anteriormente designado de Gscrot) é como um canivete suíço no que se refere à captura de ecrãs em ambientes Linux. Com o Shutter é possível criar screenshots a partir de uma área específica, de uma janela activa, de todo o ecrã, etc. Depois de obter a captura, é possível aplicar um conjunto de fantásticos efeitos que se encontram já definidos.
Além dos efeitos, é ainda possível desenhar sobre a imagem, incluir sinais e posteriormente até podemos partilhar de imediato a imagem via Bluetooth, enviar via e-mail, através do nosso Instant Messaging, etc.
O Shutter permite ainda definir um período de tempo (delay) antes de proceder à captura do ecrã. Esta fantástica ferramenta integra bastante bem com o Gnome e esta ultima versão traz ainda suporte para os mais diversos serviços de upload de imagens como por exemplo:
- Dropbox
- TwitPic
- Imgur
- Minus
Nas preferências da aplicação podemos encontrar muitas opções:
Como instalar o Shutter 0.88 no Ubuntu?
Para instalar o shutter no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:
sudo add-apt-repository ppa:shutter/ppa sudo apt-get update sudo apt-get install shutter |
Em resumo…
Esta era a aplicação que eu já procurava há já algum tempo para poder tirar screenshoots com qualidade no Linux. É uma ferramenta bastante completa e na qual é muito simples de trabalhar. Melhor que o shutter para Linux? Não conheço !
Este artigo tem mais de um ano
De facto o Shutter é o melhor programa para captar ecrãs para Linux. O que vem com o Ubuntu de base é simples e tem algumas funções, sendo que o Shutter tem todas as funções necessárias. E como o SnagIt tem de se pagar para mim não conta.
De notar que este tipo de programas são muito bons para colocar os ecrãs capturados em documentos de texto ou apresentações, mas não ficam interactivos.
Quando se pretendem vídeos com interactividade o melhor que eu conheço é o Wink (freeware), que não tem actualizações à muito tempo, sendo o filme exportado em flash.
Paulo sabes se o Wink corre em sistemas de 64 bits é que só encontra referencias a arquitectura de 32 bits , thanks .
Quanto ao Shutter , essa é uma ferramenta obrigatória a pelo 3 anos nos meus sistemas , tomei conhecimento desta ferramenta no Ailurus , e desde que a descobri nunca mais a larguei .
Cumprimentos
Serva