Grupo Visabeira foi alvo de ataque informático
Há mais uma vítima de um ataque informático. Desta vez foi o Grupo Visabeira, que tem sede em Viseu. Segundo o que foi revelado, o ataque perturbou a disponibilização de serviços. Ainda não se sabe quais as consequências do ataque.
O Grupo Visabeira já informou as autoridades competentes
De acordo com o comunicado do Grupo Visabeira, [o grupo] "foi vítima de um ciberataque aos seus sistemas informáticos, detetado hoje, por volta das 07:30 da manhã que resultou na perturbação dos nossos serviços. Refere o documento que, “após se ter tomado conhecimento do incidente, foram adotadas as ações descritas no procedimento interno de gestão de incidentes".
Como medida preventiva, foram interrompidos todos os serviços que pudessem vir a ser afetados”. Pelas 19:50, a equipa técnica estava ainda “a atuar de forma a mitigar riscos e conter os efeitos decorrentes do ataque”.
No comunicado pode ainda ler-se que "O Grupo Visabeira já informou as autoridades competentes. Lamentamos todos os transtornos que este ataque possa causar aos nossos parceiros e colaboradores e estamos a fazer todos os esforços para que esta situação possa ser resolvida o mais rapidamente possível".
O Grupo Visabeira é um conglomerado gestor de participações sociais. A atividade do Grupo Visabeira teve início em Viseu no ano de 1980.
Este artigo tem mais de um ano
“procedimento interno de gestão de incidentes” – não me querendo rir do infortúnio alheio, se for como em 2017, equivale a desligarem “o cabo da NET” e esperar que a coisa passe porque não há dinheiro para segurança a sério. Visabeira não tem nem nunca teve equipa de cyber security, tem técnicos muito bons, gente que merece drasticamente mais do que o mísero salário que lhes pagam, mas quem está na gestão não quer saber de especialização e evolução, se não dás lucro, dás prejuízo. Muito boa sorte á equipa de TI, conheço grande parte e sei que é malta de ferro, mas espero que façam ver a quem de direito que sem investimento, nada feito.
As aguas do Porto também, estão a mandar e-mails para redefinir a palavra pass
Confirmado https://www.aguasdoporto.pt/noticias/comunicado-aedp-ataqueinformatico
E são tudo ataques de oportunidade, nem é algo direccionado.
O que revela que há empresas realmente com má gestão e planeamento para a questão da segurança.
Já agora e reforçando o que o utilizador ali de cima (PC) disse, a velha máxima de que se não dá lucro, dá prejuízo, não sendo um exclusivo tuga, em questões de segurança, seja ela de que tipo for, não se aplica tal lema.
Aliás, só a gestores muito incompetentes, e há tantos, é que é difícil explicar que assim como há oportunidades de futuro lucro, investindo em algo, também existe o reverso, oportunidades de perdas descurando a segurança.
E quem tem uma exposição na internet, sabe que é um potencial alvo.
Vivam os Rui Pintos deste país, yupi!!!
Nada a ver. Comentário da treta.
Já agora, será bastante interessante saber quanto daquele dinheiro do tal plano de recuperação e resiliência, aquele que já encheu a pança do chico esperto dos barcos do Douro, para financiar iates no Ártico, quanto vai ser investido em real inovação e em segurança.
É que como Portugal é gerido por autênticas batatas, já disseram na TV que os tais fundos europeus do tal plano, já estavam praticamente todos com destino, mas dos destinos que se sab, é mais do mesmo, chicos espertos e amigos, construção e serviços.
Mas o discurso do tal ministro da economia, em cada frase tinha a palavra inovação.
É a tal maldição do sul, “há um povo na península Ibérica que não se governa nem se deixa governar”.
O comentário que mais interessa! Estes gajos merecem isto. Exploram as pessoas ao máximo e depois vêm pra comunicação social e afins a vangloria-se dos lucros e afins quando pagam salários miseráveis.