Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como mudar o Windows do meu disco para um SSD?
Bom dia
Gostaria que me explicassem como transferir o sistema operativo do meu computador para um disco SSD para tornar mais rápido o arranque, e dar instruções ao mesmo para iniciar através do referido SSD.
Mais informo que o meu sistema operativo é o Windows 10- 64 Bits devidamente actualizado. O ordenador em um desktop.
Desde já os meus agradecimentos.
Óscar Sousa
Resposta:
Óscar,
Esse procedimento deve ser feito recorrendo a um software apropriado.
Antes de fazer uma sugestão de software, alerto para o facto de muitas drives SSD já trazerem esse software de migração incluído, ou mesmo oferecerem uma licença de determinado software. Se for o caso, então, há todas as vantagens em utilizar o que já tem.
De outra forma, posso dar duas sugestões, entre muitas dezenas que estão disponíveis.
Uma delas é a AOMEI Partition Assistant que inclui explicitamente a opção de migrar de HDD para SSD:
- https://pplware.sapo.pt/software/aomei-partition-assistant-uma-forma-gratuita-de-gerir-particoes/
Há também uma outra ferramenta muito conhecida e gratuita, O MiniTool Partition Wizard, que também tem a funcionalidade de migração de sistema operativo:
Note apenas que é muito importante que o tamanho da partição do sistema operativo no HDD, tenha uma ocupação inferior ao tamanho da partição no SSD.
[Respondido por Hugo Cura]
Como receber encomendas vindas da Amazon Espanha?
Bom dia,
Desde já os meus parabéns pelo site e pelo vosso trabalho, que já acompanho à uns anos.
E desta vez, preciso da vossa ajuda. quando faço compras na Amazon.ES muitas coisas não enviam para PT, mas sei que existe serviços que têm moradas em Espanha e que reencaminham para Portugal. Como funcionam e se conhecem algum? costumam utilizar?
Obrigado desde já,
Nuno Leitão
Resposta:
Nuno,
Sim, é verdade, há alguns vendedores que não enviam para PT e, em alguns casos, pode compensar pagar mais 10 ou 15€ para ter um reencaminhamento da encomenda.
Existem várias empresas a fazer esse serviço e uma delas, das mais populares, é a SpainBox:
O funcionamento é simples. Após o registo e a escolha da modalidade pretendida, é fornecida a morada a colocar na loja online onde faz a compra. Assim que a encomenda chega à SpainBox, num prazo de 2 a 5 dias será notificado e depois poderá escolher o que fazer, onde naturalmente a opção pretendida será de fazer o envio para um novo destino. Nesse momento são referidos os custos de envio, embora também possa fazer a simulação aqui:
Aos custos de envio acresce, naturalmente, uma taxa de serviço.
Como disse, existem outros serviços cujos procedimentos não serão muito diferentes deste. Se não achar apropriado, poderá pesquisar por “mail forwarding spain”.
[Respondido por Hugo Cura]
Como trocar o ponto pela vírgula no teclado do Mac?
Bom dia!
Adquiri um teclado Magic Keyboard com teclado numérico - US English, pensando em agilizar a minha digitação, pois, trabalho basicamente digitando valores numéricos.
Acontece que este teclado, logicamente, tem como padrão o ponto “.” na região numérica. Assim, quando preciso digitar um numeral que tem casas decimais, preciso me recorrer à virgula no teclado convencional, o que atrasa em muito minha digitação.
Assim, gostaria da ajuda de vocês para trocar esta tecla ponto “.”, somente no teclado numérico, para vírgula “,”.
Desde já agradecido,
Antônio Marcos Chaves e Cardoso
Resposta:
António, a sua situação tem uma solução bem simples e que pode ser aplicada de forma rápida. Deverá configurar o teclado para que não esteja m EN e sim passe a estar em PT.
Esta mudança é feita nas Preferências do sistema, escolhendo a área de teclado. Veja na zona Tipos de teclado qual o idioma definido e adicione o PT que não deverá estar presente.
Desse momento em diante o ponto passará a ser a virgula que tanto procura.
[Respondido por Pedro Simões]
Como eliminar esta barra de pesquisa do meu Android?
Resposta:
Marta,
Essa barra de pesquisa, parece-nos, faz parte da interface da ROM do seu smartphone Samsung.
A forma de a desabilitar depende de versão para versão, mas normalmente está nas definições do smartphone.
Deve pesquisar por lá por barra de pesquisa, desabilitando esse componente. O gesto, como referiu, é apenas a forma de lhe aceder.
Caso não seja essa UI, deverá indicar qual seja para que a possamos ajudar melhor.
[Respondido por Pedro Simões]
O que se passar com a luz noturna do meu PC?
Bom dia,
Sempre que ativo a luz noturna, ela não funciona, o ecrã não altera. Contudo, se reiniciar o pc já ativa a luz noturna.
A minha dúvida é, sempre que queira usar a luz noturna no pc tenho de o reiniciar ou há alguma forma de resolver isto?
Tenho a luz noturna agendada automaticamente.
Cumprimentos
Gonçalo Costa
Resposta:
Gonçalo,
Ao não indicar qual a versão do seu sistema operativo limita muito a ajuda que lhe possamos dar.
No entanto, sabemos que existem problemas com o Windows 10, precisamente na utilização da luz noturna.
A Microsoft detetou e reconheceu o problema, tendo de imediato começado a tratar da sua resolução.
A atualização cumulativa que foi lançada no final desta semana tem uma indicação que tratará de resolver esse problema do Windows 10.
Assim, o que recomendamos é que instale a atualização e que verifique se o problema desaparece.
[Respondido por Pedro Simões]
O que devo fazer para o meu P20 Pro funcionar bem?
O meu telemóvel Huawei P20 PRO já foi devolvido na loja e enviado para a reparação por causa de problemas de GPS, passado 20 dias recebi a mensagem para ir buscar o equipamento mas não é que veio igual voltou para trás.
O problema é que insiro o ponto de partida e de chegada e ele fica no mesmo local com Internet 4G e diz GPS perdido. Quando fiz a compra utilizei 10 meses sem problemas.
Mesmo vindo da reparação configurei com a minha conta gmail para aceder e nao deu, não funcionou.
Como devo proceder depois disto?
Obrigado.
Luís Afonso
Resposta:
Luís,
Lamentamos saber que está a ter uma má experiência com o P20 Pro, mas não há nada que possamos fazer. Terá de continuar a solicitar que a reparação seja feita.
Há depois alguns direitos que estão do seu lado, pois existe uma legislação que regula o processo de utilização de garantia, para proteção do consumidor. Há algumas coisas básicas que têm de ser cumpridas:
- Para resolução do problema, existem 4 opções: é possível que o fabricante (ou entidade reparadora) faça a reparação, troca, um desconto sobre o preço ou a devolução com reembolso.
- O tempo em que ficou privada de utilizar o equipamento, por estar na assistência técnica, soma-se aos 2 anos de garantia.
- Em cada reparação o tempo máximo é de 30 dias
- Há omissão de informação quanto ao número de reparações exigidas para avançar para uma das outras opções, mas deve haver bom senso. Se depois de 2 ou mais reparações, o artigo continuar com problemas, pode exigir uma das outras opções. Por experiência própria, se o cliente não se fizer valer dos seus direitos, as entidades empatam recursivamente e não resolvem nada.
Se o problema não ficar resolvido desta vez, faça uma reclamação por escrito ou escreva no livro de reclamações ou dirija-se ao centro de arbitragem mais perto de si (é gratuito), mas não deixe que ignorem a resolução do problema.
Legislação completa aqui: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/dl_67_03.pdf
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Também a minha maquina sofria do mesmo, em relação á Luz Noturna ela já funciona bem através desta ultima atualização a KB4501375 que também alterou a build para 18362.207.
Só uma dica. Antes de migrarem discos façam backup a coisas importantes pois se se enganarem…
Relativamente à pergunta: “Como mudar o Windows do meu disco para um SSD?”
Eu utilizei o Clonezilla. Não é o mais simples mais também não foi difícil. Em 2 horas de dedicação e, tendo em conta que nunca tinha utilizado uma ferramenta de clonagem de discos, até correu muito bem.
Não sei se será off-topic mas como não sei onde inserir esta min ha dúvida, agradeço o seguinte esclarecimento. Porque razão é que na loja Xiaomi Portugal o XIAOMI MI BAND 4 custa € 59,00 (https://xiaomiportugal.com/shop/home/1094-xiaomi-mi-band-4.html) e na Powerplanetonline a mesma pulseira e modelo custa € 39,00 (https://www.powerplanetonline.com/xiaomi-mi-band-4-pt). Não deveria ser o contrário? Obrigado.