Ubuntu e os nomes de código
Os utilizadores do Ubuntu estarão certamente familiarizados com os nomes originais e pouco convencionais atribuídos às versões deste sistema operativo onde conseguem ser mais populares que o próprio número da versão. A maioria das pessoas tem tendência a recordar o nome de código quando se referem a uma versão do Ubuntu em particular, tal como Dapper Drake em vez de Ubuntu 6.06. A principal razão pela qual o nome de código é utilizado deve-se ao facto de ser mais fácil para nós, seres humanos, memorizar nomes em vez de números, e daí o lema Linux for human beings. Este nome é utilizado tanto num desenvolvimento do SO como após o seu lançamento o que reduz possíveis confusões que possam surgir entre o nome utilizado no desenvolvimento e no lançamento, tal como Longhorn e Vista por exemplo.
Embora se explique no Ubuntu Wiki como os nomes de código são formados, não é revelada a técnica utilizada na formação dos mesmos.
O uso da Aliteração A aliteração é um recurso estilístico que consiste na repetição de sons consonânticos, como por exemplo nos nomes Peter Parker e Lex Luthor. As frases que utilizam esta figura de estilo entram, por isso, mais no ouvido: "Fogem fluindo à fina flor dos fenos" (Eugénio de Castro).
Mas o uso da aliteração pelo Ubuntu não é caso único, muitas outras marcas e produtos também:
- Playboy Playmates
- Kit Kat
- Paypal
- Peter Pan
- King Kong
- Mickey Mouse
- Coca-cola
- Marilyn Manson
- Tic-tac
- Pontiac Pursuit
A aliteração consegue tornar uma frase ou nome mais fácil de memorizar o que explica a razão pela qual o nome da versão do Ubuntu é mais conhecido que o respectivo número.
Este artigo tem mais de um ano
Não tem nada a ver com este artigo mas vi isto – http://www.12touch.no/ – e achei que deve ser interessante para o Qtek (ou HTC?) do Administrador. Cumprimentos e continuação de bom trabalho.
Dário Ângelo
boas…
alguem me sabe dizer como se muda de ip fixo para ip dinamico??
CUMPs
obrigado
OffTopic!!
“O que representa o contador apresentado no Pplware?”
“Não faço a mínima idéia” mas “O que quer que fôr é bom! Alterações profundas no Pplware” não fariam “O fim do Pplware”pois isso sim seria”O fim do mundo.”
@Iv@an
Bem, desse tuga bem dezido n se vê todos os dias… he he he
Parece que 4ª ás 00h01 vamos ter alterações no pplware… o que será?
Ubuntu rula e é 4ever!!!
@aspirina,
Qual o contexto da alteração? É em Linux ou windows?
O conceito de IP dinâmico está normalmente associado a um IP atribuído por um serviço de IP’s designado de DHCP. Para mudares isso basta definires na configuração que o teu IP vai ser obtido automaticamente através de DHCP.
No ubuntu ( e em outros linux’s) o IP estático ou fixo está definido em /etc/network/interfaces
podes fazer cat /etc/network/interfaces para veres o conteúdo do ficheiro de configuração. Para editares usa por exemplo o vi. (vi /etc/network/interfaces)
auto eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.0.1
netmask 255.255.255.0
broadcast 192.168.0.255
gateway 192.168.0.254
Os parametros do DNS (no ficheiro resolv.conf)
cat /etc/resolv.conf:
nameserver 192.168.0.2
nameserver 192.168.0.3
Se tiveres então um servidor de IP’s a fornecer endereços mete os parâmetros de configuração anteriormente definidos (na configuração estática) em comentário (#), pois podes vir a precisar de novo deles 🙂
(interfaces)
#auto eth0
#iface eth0 inet static
#address 192.168.0.1
#netmask 255.255.255.0
#broadcast 192.168.0.255
#gateway 192.168.0.254
(resolv.conf)
#nameserver 192.168.0.2
#nameserver 192.168.0.3
em seguida, para obteres automaticamente IP usa o comando:
sudo sudo dhclient (exemplo: sudo dhclient eth0)
Pedro Pinto
Deviam criar um fórum para exporem as vossas dúvidas. Acho pouco correcto exporem dúvidas em comentários de artigos que não têm nada que ver com os mesmo..
Avance o SkySkull com essa ideia.
Serei um dos primeiros a participar.
@m4n_in_bl4ck
@Reporter
@SkySkull
Me desculpem aí pelo Offtopic!!rsrs!
Abraço
Iv@n