Experimente o Unity no Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
Como anunciamos recentemente aqui, o Unity virá como desktop environment (ambiente de janelas) por omissão no Ubuntu 11.04 para netbooks e Desktops.
A interface Unity é actualmente usada no Ubuntu Netbook 10.10, que como o nome indica, é direccionado para os netbooks. Para quem não conhece o Unity, hoje vamos ensinar como o podem testar no Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat.
Vamos então agora aprender como instalar o Unity no Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat. O processo é relativamente simples e o resultado é bastante agradável.
Para começar vamos ao menu Applications e abrimos o Ubuntu Software Center
Já dentro do Ubuntu Software Center, procuramos por Unity e escolhemos dos pacotes disponibilizados o Unity Interface for Ubuntu Netbook Edition. Em seguida carregamos no botão Install
Após a instalação, mandamos fazer restart ao sistema. O sistema irá reiniciar e posteriormente no momento da autenticação de utilizadores, devem verificar se está definido como desktop environment o Ubuntu Netbook Edition.
Depois da autenticação correcta do utilizador, o desktop environment apresentado será o Unity.
Cabe agora a cada utilizador, experimentar o Unity. Pessoalmente gostei bastante da disposição de menus e como estes se relacionam entre si. Penso que em termos de usabilidade, o Unity é sem dúvida um excelente desktop environment .
Último artigos Linux
- Sai Gnome, entre o Unity no Ubuntu 11.04
- Fundação Linux lança cartão de crédito
- PlayOnLinux 3.8.5 – Aplicações e jogos do Windows no Linux
- Wicd Network Manager no Ubuntu
- Nevernote – Um clone do Evernote para Linux
- Gofris – Uma solução para computadores públicos
- Vineyard – Aplicações do Windows no Linux
Este artigo tem mais de um ano
Não usem é muito mau, crasha a todo tempo e de rapido nada tem, há que esperar por uma versão mais desenvolvida. Não sei até que ponto será vantajoso usar no 11.04. Vamos ver.
Concordo.. a mim não me crasha mas fica lento no meu eeePc! :S
Tenho um netbook, Compaq mini 311c e já experientei várias distribuições. Não consigo adaptar-me ao ubuntu netbook edition e também ao jolicloud.
Sou um novato no linux, mas tenho experimentado diversas distribuições e inclino-me mais para Linux Mint (gnome) e ubuntu (desktop edition) para netbooks. Isto para utlizadores inexperientes que venham do windows como eu.
O que pode afastar utilizadores de netbooks: o flash sem suporte de GPU e os tweaks necessários para conseguir correr filmes hd (vdpau + smplayer ou vlc).
No Ubuntu Netbook Edition podes escolher, no ecrán de login, se queres usar o ambiente Unity ou um desktop normal.
Ai podes? Epah não sabia.. Isso é uma boa noticia porque realmente os netbooks não aguentam aquilo :S
Obrigado pela dica. Estava tentado a experimentar mas sendo assim…
Até gostava de experimentar, mas tenho uma duvida.
Eu tenho o ubuntu a “entrar” directo para o ambiente de trabalho, sem ter de inserir pass não passando assim pelo gestor gdm.
Se eu instalar o unity, qual ficaria por defeito ao ligar o portátil? Teria de estar sempre a terminar sessão para mudar para o desktop normal?
Gente, tem alguma forma de configurar a interface do unity?? Tipo, eu não gostei de clicar em pastas e aparecer meus documentos recentes, gostaria de tirar isso, por exemplo. Tb não gostei de não poder acessar minhas pastas ocultas.
fazes terminmar sessão no fim de a teres iniciado, que vai-te para aquele menu..
O Unity ou muda radicalmente em performance e personalização ou então vai continuar a ser impossível usar num netbook!!
Alguém tv problemas com drivers nvidia?
Ja tentei de tudo inclusive o artigo ‘https://pplware.sapo.pt/linux/ultimos-drivers-da-atiamd-e-nvidia-no-ubuntu/’ mas tenho sempre o erro.
Ja removi o ‘nouveau’ e ‘nv’ e fiz corri o instalador da nvidia da
Ja tentei
sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r)
sudo apt-get install dkms build-essential
A maneira de voltar a ter o ‘startx’ a bombar é remover o ficheiro ‘/etc/X11/xorg.conf’ e voltando a instalar os drivers nouveau
assim o ‘startx’ arranca mas em 800×600 aleatoriamente o pc arranca com a resolução nativa 1280×800.
Tb ja adicionei ‘vmalooc=192M’ em ‘/etc/default/grub’
Alguma dica? Ag nao tenho o xorg.log mas se bem me lembro da erro ao carregar nvidia.ko
…
boas..
saca a versão mais recente no site da nvidea e arranca em modo consola, (no maximo init3) e tenta instalar…ele vai-te mostrar um “stress ” relacionado com o facto de ja teres um instalado, mas tenta removelo e instalar o novo, se der algum erro não ligues continua até ao fim a instalação, e depois arranca em modo grafico, e verifica se ja instalou o driver e vai aos setings fazer a configuração correcta.
Espero ter ajudado…
cmps
o unity ainda está na infancia e não devia ter sido lançado como está, só vai afastar utilizadores, mas dizem que estão a fazer progressos, nomeadamente na performance do ambiente gráfico, não percebi muito bem mas leiam por vocês mesmos
http://www.omgubuntu.co.uk/2010/11/unity-to-embrace-wayland-display-server/
Para mim não funcionou, as barras do Unity ficam completamente transparentes, deve ser um problema de drivers da gráfica, o que é estranho, visto que corre o compiz sem problemas
Funcionou mal e a instalação pior ainda, fiquei com o desktop branco e sem barras.
Algum me ajude por favor! Como posso fazer reset ao gnome para pelo menos funcionar com as definições de fabrica?
Acho que esse Unity deve ser bom, mais estranho onte os ícones ficaram, a esquerda, fugindo totalmente dos padrões do Windows e do Mac OS…
No meu not ñ deu certo ñ fica tudo destorcido.
As letras viram tudo quadrado branco. Não consegui ultilizalo
Adoreii !!!
Quando eu olhava umas imagens do unity eu achava horrivel, mais depois que usei me impressionei! 😀
Cheguei achar que era uma copia do mac , mas me enganei e o unity vai fazer sucesso pq é uma experiencia incrivel.
E melhor com o lançamento do Ubuntu 11.04 o unity vai ser melhor ainda
Deixa o sistema lento e travando… é cheio de bugs, algo extremamente amador! Interessante que ele funcinou melhor quando desisntalei os drivers de minha placa de video ATI.
Vai ter que evoluir muito para ficar ruim!