Forte luz do iPad pode causar Insónia
Dormir bem é fulcral para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas parece que a utilização do iPad antes de dormir, pode comprometer a noite do seu utilizador.
Devido à imensa luz que o tablet possui, os médicos alertam aos utilizadores que gostam de ler ebooks antes de dormir, que podem vir a sofrer insónias.
Insónias caracterizam-se por serem fases, durante a noite em que, mesmo cansados e com sono, não conseguimos dormir, estamos demasiado despertos. As causas podem ser variadas, e entre elas está uma forte iluminação, que caracteriza o iPad. Os utilizadores do tablet referem que ler ebooks é bastante confortável, mas a verdade é que estão sujeitos a uma forte luz, por vezes pouco tempo antes do sono, e a pouca distância dos olhos.
Quem usa o computador durante muito tempo, decerto que também já teve alguns problemas deste género, mas a diferença é que não estamos tão perto nem a luz é tão forte.
Um eReader que colmata este problema é o Kindle, pois a sua tecnologia eInk possibilita a diminuição dos efeitos de tela brilhante.
O director da clínica neurológica da ULCA, Alon Avidan deixa o alerta, “a grande lição é que a insónia e gadgets electrónicos não devem ser misturados antes de dormir”.
Para um bom rendimento diário, nada melhor que uma noite bem dormida.
Este artigo tem mais de um ano
Mas que guerra ao ipad é esta?
Mas será que é só o ipad que faz insónias?
Não terá o ipad um controlo para diminuir a luminosidade?
Eu não sou um fã da Apple, mas confesso que isto já é de mais.
Ninguém disse que o iPad causa insónias. A sua luminosidade, no máximo ou perto, poderá causar insónias. Apenas alertam para este efeito. Ninguém está a fazer guerra rapaz… -_-‘
Mas isso não é o iPad mas sim ecrãs com muita luminosidade, agora dizerem explicitamente que o iPad causa insónia é um bocado estúpido, deviam dizer “ecrãs com muito luminosidade causam insónios”
não é por ser “especificamente” o ipad, mas usá-lo como leitor de e-books foi a razão de muitos utilizadores comprarem.
É como o Windows meu amigo.
Famoso, e vê-se as falhas mais facilmente.
Só vai ganhar com isso, actualizam para fazer menos mal, ou outras coisas.
Querem ver que tiveste insónias esta noite? 🙂
Ele está sempre com insónias 😉
como um ipad tem mobilidade como ponto forte , pode ser muito usado para leitura de e-books. apenas se alerta para o facto de a luminosidade , ou excesso dela , poder provocar insónias naqueles que fazem isso antes de se deitarem. No big deal.
Corrijam-me se estiver errado 😉
Todos os produtos da apple são muito perigosos, e podem ferir ou mesmo matar, depende da velocidade a que forem arremessados contra a cabeça de alguém…mas disto ninguém fala!! É uma cabala…terem produtos tão letais à venda e não fazerem nada contra isso lool
Coitado do menino… ficou ofendido 🙂
“Quem usa o computador durante muito tempo, decerto que também já teve alguns problemas deste género, mas a diferença é que não estamos tão perto nem a luz é tão forte.”
A distância para se usar um iPad é basicamente mesma de se usar qualquer portátil, e ele além disso tem um sensor de iluminação automático semelhante ao do Macbook/Iphone, que com pouca luz, eles diminuem a intensidade da iluminação, e apenas usam a intensidade máxima em caso de estar com muita luz à volta ou de dia, para facilitar a visualização.
Quem tem Macbooks pode facilmente fazer o teste, ao usá-lo perto de um candeeiro, e depois passar com a mão em frente à zona onde se encontra a webcam, e vão ver a luz a diminuir a intensidade.
Aproveitando o tópico… de forma geral, qualquer produto electrónico de noite pode provocar insónias… por isso, se querem dormir… o mais vale é desligar 😉
@a Friend
A distância sim pode ser a mesma, mais coisa menos coisa, mas o iPad convida ao leitor ler, os ebooks são o grande ponto forte do tablet, e, assim, também o que queria transmitir no artigo, é que são esses utilizadores, adeptos de ebooks no iPad que o levam para a cama e, antes de dormir lêem e estão sujeitos à forte luz, visto também o fundo dos livros ser branco, e letras pretas. Todas estas características podem, não digo que obrigatoriamente fazem, mas podem activar zonas cerebrais que inibem as àreas do sono.
Cumprimentos
epah isso é so descer a luminosidade . . .
Não é só a luminosidade, são os azuis também, por razões óbvias(céu) o cérebro humano reage ao azul produzindo hormonas que fazem perder o sono, pessoas com insónias regulares são aconselhadas a acordar cedo e irem para a rua para absorverem o azul do céu e assim regularem o horário de dormir.
se criarem um programa tipo o F.lux vais ajudar a resolver esse problema.
Metam óculos de sol, e se alguém perguntar o porquê dos óculos digam que são para ver 3D hehehhahahahahhahhhihihihihihihihihih lololoaloaloalaolaoallada
Pois, estar no computador ou mesmo a ver TV, provoca exactamente o mesmo efeito… Mas dizer que o iPad pode provar insónias e bem melhor, pois se dissessem que ver TV a noite pode provocar insónias, ninguém abria o post
@Miguel Machado
Não se trata se que tipo de dispositivos provocam/não provocam insónias. Todos esses tendem a provocar, dependendo das horas a que os utilizamos, como estamos fisica e psicologicamente, e a que tipo de materiais estamos sujeitos.
Mas o point aqui em discussão, e o que pretendi, como já referi, transmitir no artigo, são as questões de luz para os leitores de EBOOKS, no ipad. As pessoas não lêem livros na TV, pelo menos que eu saiba, e no computador é menos frequente. Mas já no iPad, e volto a repetir, é um gesto convidativo, o de levar o iPad para a cama, e tê-lo a pouca distância do olhar, enquanto de lê um livro. Decerto já passou pela cabeça de muitos que anseiam ter o tablet, fazer este tipo de coisa. E assim, uma vez que a luz do iPad é forte e a cor de fundo dos livros não é de todo escura, estas situações podem despertar o sujeito, e inibi-lo de ter uma noite descansada.
Cumprimentos
Experts: “Kindle Helps You Sleep, iPad Causes Insomnia”
Acho que a coisa se pode resolver – iPad no local de trabalho e Kindle para ler antes de adormecer. 😉
Claro, e para ler no kindle não é necessário ter luz directa naquela tela magnifica?!
ummm… imaginem que o estão a ler na cama, para o ler teriam de se dobrar todos para conseguir a luz do candeeiro! Concluo, portanto, que ler em telas e-ink antes de dormir é perigoso para a espinha e pode causar vários danos no ser humano! 😀 (ironia)
Agora é moda criticar o iPad, com motivos válidos ou não…
Concordo com alguém que disse ai num comentário que o título deveria ser mais “generalista”.
Qualquer gadget com um monitor demasiado brilhante causa o mesmo efeito, agora se é iPad ou iPod, é igual ao litro.
SEEEEEEEEEEE… disserem assim, o iPad não permite controlar a luminosidade tal como acontece nos portáteis, aí já é outra história 😉
[irónico/]Os portáteis com Windows Vista, quando utilizados para ler antes de deitar provocam insónias! [irónico/]
Sim, o facto de ser windows ou de ser portátil em nada influenciam esta equação, mas é sempre melhor meter o nome de alguma coisa da moda para chamar à atenção, não é?
Os blogs estão cada vez piores a ter títulos sensacionalistas como nos jornais, em que o título pouco tem a ver com a realidade, ou com o que está no resto do artigo!
O iPad não faz mais nem menos! Faz exactamente o mesmo que todos os outros ecrãs, mas bora lá por um título a dizer que é o iPad que fica bonito…
O iPad convida a ler eBooks? Sim, mas será que as pessoas quando estão nos computadores a maioria do tempo também não estão a ler noticias, blogs…
iPad = iPod Touch com ecran grande. got it?
http://www.caixapretta.com.br/wp-content/uploads/ipad.jpg
Remember Microsoft’s Courier? Well, You Can Forget About It
But now, close on the heels of a rumor that HP might be giving up on a Windows (Windows) 7-powered tablet, we know that Courier wasn’t meant to be. With its demise the inevitable truth comes out: All those devices that were supposed to “kill” the iPad now have to be rethought and redesigned, because no one was really sure what Apple planned to do with the iPad. Sure, it now seems obvious [b](it’s a big iPhone, duh)[/b], but history repeats: When iPhone came out, it took the competition years to catch up.
Portátil=computador mas que pode ser levado para todo o lado…
Smartphone = mini computador mas que cabe no bolso…
E por aí a diante.
Realmente as pessoas que criticam o iPad por ser “apenas” um iPod Touch maior é porque nunca experimentaram, e nunca perderam um bocadinho a pensar quais as vantagens que tem.
Se a luz é realmente assim tão forte, há uma solução simples para o problema. É criar um modo em que o fundo é escuro e as letras brancas. Não creio que seja nada complicado, já é possivel alterar o tamanho e o tipo de letra, o que significa que há bastante flexibilidade com a aplicação!!
É uma coisa fácil de ultrapassar
nada que chegue à visão “natural” de um eBook reader c/ tinta e papel electrónicos.
Isto tem a haver com a visão humana regular o sono… Há luz é de dia, há escuridão é de noite. Apesar do ser humano ter vindo a adaptar-se a situação, ainda não é capaz de induzir o sono “voluntariamente”. O uso do ipad com o seu reduzido ecra aliado a ser um gadget “de cabeceira” é o maior agravante da situação. Mas não é só neste aparelho… mas debido ao seu alvo ser o que é; é um problema “mais” seu.
Creio que é debido a isto que se da enfase ao iPad.
A sério, vêm com cada uma (nao o pplware mas os investigadores) que até assusta. De verdade…quem é que se lembra de ver se…a luz do iPad causa insonia? Tipo, e se um gajo olhar a 30cm para o LCD do portátil antes de dormir, nao fica??? É diferente?
A sério, é mesmo gente sem gajo/gaja e do que fazer…
O Titulo normal do artigo seria: “Ebooks podem causar insónias”, mas como está na moda o ipad, é uma boa maneira de o quererem deitar abaixo (mesmo que não tenha sido essa a intenção)
Estive até agora a ler o pplware no meu vaio, com uma luminionisade fantástica (tb só tem isso) e a seguir vou dormir. Poderia dizer Vaio provoca insónias.Ou, é desaconselhavel a leitura de blogs às 2 da manhã
Percebo a intenção do artigo. Acho é que abordagem não tenha sido a mais correcta (Genero noticia dada pelo Público e a mesma noticia dada pelo Correio da Manhã)
Eu só sei que insónias com o iPad não vou ter, pois é algo que, embora aprecie, não me faz falta.
Eu uso o meu monitor sem brilho algum, tenho colegas que com o mesmo monitor usam no máximo. Desde que tenha regulação cada um usa como quer.
Este artigo é de rookies que não têm mais nada para escrever? Insónias tinha eu , quando programava assembler pela noite dentro …. a não ser que estejam virados para uma audiência tipo Hi5.