NTP – Sincronize o relógio do seu Linux
Após a instalação de uma máquina com Linux uma das coisas que começo por fazer é configurar o serviço NTP. O NTP (Network Time Protocol) é um protocolo de sincronização, que permite automaticamente acertar os relógios das máquinas.
Esta sincronização é importante pois além de ter sempre o relógio da máquina acertado, permite por exemplo comparar logs de várias máquinas em espaços de tempo muito reduzidos e assim avaliar determinados acontecimentos.
E como configurar o NTP no Linux?
Hoje, para mudarmos um bocado vamos mostrar como configurar o serviço de NTP num CentOS 5.3. No entanto, a configuração em outras distribuições é idêntica, apenas a forma como instala o pacote é diferente (sudo aptitude install para distribuições baseadas em Debian, por exemplo).
O NTP é também passível de ser configurado facilmente em qualquer Windows ou MacOS.
Configurar NTP (3 passos)
1- Vamos começar por instalar o ntp
yum install ntp
2- Agora activamos o serviço
chkconfig ntpd on |
Indicação do servidor a usar para sincronizar o nosso relógio. Para esse vou usar um dos disponibilizados pelo Observatório Astronómico de Lisboa
ntpdate ntp02.oal.ul.pt |
Nota: O Observatório Astronómico de Lisboa disponibiliza 2 servidores para configuração dos relógios. Quem pretender usar os dois deve editar o ficheiro /etc/ntp.conf e incluir a seguinte informação:
server ntp02.oal.ul.pt server ntp04.oal.ul.pt |
3- Iniciar o serviço do ntpd
/etc/init.d/ntpd start |
Para verificar a hora introduzam o comando date
Homepage: NTP
Este artigo tem mais de um ano
Informação do melhor tipo – do tipo útil 🙂
Bom post
Por acaso tenho um “problemita” com isso… É que tenho isso activado no linux mas quando passo para o Windows lá fico eu com o relógio trocado…(Tenho isso configurado para gmt -1 (hora dos Açores) hehehehe)
Boa dica! Para o pessoal que quer ter o sistema com as horas correctas 🙂
é das primeiras coisas que qualquer administrador configura na maquina… mas de qualquer maneira, muito útil para quem não sabe.
Também podias ter ido por (se usares o KDE) KMenu -> Administration -> Date & Time -> Network Time Protocol e introduzido os endereços dos servidores.
Ao fazeres isso por aí são acrescentadas automaticamente mais umas entradas em /etc/ntp.conf que melhoram a segurança.
Depois já não me lembro se tens de ir a KMenu -> Administration -> Server Settings -> Services e activar o serviço ntpd ou se ele pede para activar.
Depois ainda há mais uns truques que podem ser necessários para outras distribuições mas no caso do centos não é necessário pois ele pendura na parte de inicialização da rede até achar ip ou decidir que não há mesmo rede.
@ NT
No linux define o relógio como localtime e não como UTC, normalmente quando se usa dual boot (win/linux) isso é necessário senão andam os dois a tentar acertar a hora.
Também se deve usar o ficheiro /etc/ntp/step-tickers para colocar o servidor de NTP para que o relógio seja sincronizado durante o boot da máquina.
Boa dica @Ricardo Ruivo
Obriado por um artigo para CentOS.
Muitooo bommmm valeu!