Começou recolha de verbas para Replicant, o fork do Android
O Android, projecto que todos conhecem bem por ser a base de muitos smartphones que hoje em dia são vendidos e que todos podem usar tem um irmão menos conhecido e que é tão ou mais capaz.
Falamos do Replicant, uma derivação (fork) do código original e que é mantido por alguns programadores que o desenvolvem e mantêm. Agora a Free Software Foundation começou uma recolha de fundos para ajudar a manter e a desenvolver o Replicant.
O Replicant é uma versão completamente gratuita e open-source do Android, onde todas as componentes registadas e pertencentes a empresas terceiras, e que cobram pela sua utilização, são substituídas por outras completamente gratuitas.
Esta versão do Android é o primeiro sistema operativo móvel a correr sem que tenha de ser suportado por código proprietário ou patenteado por terceiros.
A Free Software Foundation começou agora uma recolha de fundos e de doações para que a pequena equipa que desenvolve o Replicant possa continuar o seu trabalho de forma mais folgada e para que possam comprar equipamentos para testar o Replicant.
Esta equipa de programadores voluntários tem-se dedicado a manter e a melhorar o Replicant para que este possa correr sem ter de usar qualquer código de terceiros.
Tipicamente este código é o que faz a ponte entre o sistema operativo e é o sistema operativo e que permite usar o hardware de forma integrada com Android.
Por ser código de terceiros a que ninguém tem acesso, pode estar comprometidos os dados e a segurança dos utilizadores. É aqui que os programadores do Replicant pretendem agir com o seu sistema operativo.
É ainda pretendido que o Replicant seja uma alternativa ao próprio Android, permitindo que os utilizadores tenham a acesso a versões do SO sem todo o software adicional e desnecessário que tantas vezes equipam os terminais móveis.
O Replicant tem a sua própria loja de aplicações, o F-Droid, onde todos podem encontrar aplicações similares às que encontram na Google, mas gratuitas. A própria Free Software Foundation recomenda que os utilizadores do Android troquem a loja de aplicações da Google por esta.
For a long time, it wasn't possible to operate a mobile phone using free software, even though that is one of the areas of computing where the most important issues are at stake.
Replicant is a free Android derivative, while other Android versions usually require nonfree components to actually run on phones.
We expect that having our project supported by the Free Software Foundation's fundraising program will greatly help the project, particularly by enabling us to build support for more phones.
A mais recente versão do Replicant foi colocada a correr em vários modelos da família Galaxy, alguns tablets da família Galaxy Tab e também em alguns Nexus.
Esta campanha, que partiu da Free Software Foundation, pretende dar alguma liberdade aos programadores que mantêm o Replicat, permitindo que estes adquiram novos equipamentos onde vão desenvolver o Replicant e também pagar despesas de deslocação para eventos.
Está assim garantido um novo fôlego para este irmão gratuito do Android. Estas verbas vão garantir a continuidade deste projecto e os seus desenvolvimentos futuros.
Conhecia o Replicant? O que pensa desta versão alternativa do Android
Homepage: Replicant
Este artigo tem mais de um ano
Será que com o Replicant se resolveria a “misteriosa” patente que a Microsoft cobra pelo android?
Abraço a todos.
Rodrigo Hernandes.
o Android já morreu e ninguém reparou… Vai ser trocado pelo chrome OS, uma excelente cópia do IOS… Porque como toda a gente sabe o android é um antro de virus e trojans e é uma boa porcaria, ligamos o wireless e abrem 50 programas, está sempre a fazer updates a tudo, tem erros, aplicações lentas que só funcionam em quad-cores potentes, qualquer telemovel abaixo do S4 arrasta-se…
Erm… a inteligência não dá para mais pois não (a tua quero eu dizer)…
O Android está mais vivo que nunca, e ainda mais, cada vez que chega perto da versão 5.0…
O chrome Os, caso não tenhas entendido, é um OS especificamente para aplicações web e NETBOOKS… Mas não deves de saber isso…
Quanto aos anti-virus, nunca apanhei nenhum e instalo e desinstalo o que quero e o que me apetece quer desde a playstore e afins ou até mesmo software de terceros.
Quanto ao Wireless e os 50 programas, epá… tem cuidado com o que instalas e onde tocas com o dedinho.. porque por aqui isso nunca aconteceu.
Relativamente aos updates, é uma coisa boa faze-los visto que os criadores das aplicaçãos lançam uma versao nova dos seus produtos.. convém estar actualizado! E se faz updates automáticos, é simples, desactiva-se a função de updates automáticos..
Por fim as aplicações lentas que funcionam em quad-cores é mentira… (já o outro cantava assim também…) pois com o meu DHD funcionam bem..
Tenho um S3 também e é novamente mentira porque por aqui, corre tudo 5***
Mas a tua inteligência não dá para mais… para dizeres uma barbaridade dessas.
sabes que os numeros das versões… não contam muito?
então o windows e podre porque vai na versão 8? e o mac os é fixe porque vai na 1x?
Falou e disse, não sei o quê, mas disse.
Ou zé, Chrome OS e IOS não têm nada a haver…
Talvez por usares Imac, Ipads e Iphones mistures tudo porque pensas que é tudo igual… Aí sim, qualquer coisa com menos capacidade que os originais de 500 euros para cima, vai-se arrastar (por alguma razão a Apple só deixa o IOS7 instalar em iphones 3 para cima… mesmo para o 3 vai deixar de funcionar já a partir da 7.5 que vai sair com o lançamento do Super mini Ipad 2, Iphone 5S e Ipad 5I já em Outubro). Mas isso acontece porque nos sistema totalmente fechado da maça só entram drivers restritos aos que são permitidos nos sistemas deles.
Porque é que achas que o IOS nunca conseguiu aproximar-se de uma das versões mais pequena de Linux? Só depois da entrada dos Iphones-Ipads é que o IOS se tornou parte do mercado.
O Chrome SO é um sistema operativos para COMPUTADORES. Sim irá fazer concorrência ao IOS mas é muito mais maleável que esse… se queres comparar tens de comparar o IOS com o Windows e com o chrome os… mas o chrome ainda vai demorar muito tempo a ir sobrevivendo.
O IOS podes incluír na comparação com o windows 8 mas só nas versões tablet… porque na versão base, ainda estão muito longe de conseguir lugar nas estatísticas.
Falou e disse, não sei o quê, mas disse.
que granda confusão que vai nessa cabeça
hahahahha
Para seres palhaço so te faltam as asas
Tenho um ZTE blade que me custou 100€ há quase 3 anos atrás.. Ou seja, de potente tem pouco e corre tudo o que preciso que corra.
Farto-me de instalar roms não oficiais app´s e nunca apanhei vírus (tenho anti-vírus instalado m 99% do tempo desligado). O meu wireless não me abre nada quando o ligo..
Isto é como os pc´s. 90% ou mais da estabilidade do sistema passa pelo controlo por parte do utilizador.
+1 🙂
Ze antonio! Acho que devias de mudar o nome para zeca tone. É que alem de zeca és tone. Não passas de mais um fanboy da apple que depois de experimenar android preferiste criticar a admitir que a superioridade e liberdade deste em
Eu tenho um Galaxia S2 (Android 4.1), um iTelefone 4 (com o IOS 7 beta 3) e um Lumia-mos 900 (com win 7.5). O que gosto mais é do Lumia-mos com Win 7.5, acho interessante o WP. Queria testar o ATIV S, ganda bixinho por 250 aerios (sim, procurem na Expansys). E gosto de trabalhar com C# e WPF, o que me facilita para fazer umas brincadeiras com o bixinho.
Android morto? Mas de onde raio tiraste tu essa ideia? Que barbaridade Ze Toy. O Android é um OS fantástico, a seguir ao Win8 é que mais me alicia. Uso o iTelefone desde que saiu, como pessoal, e já tenho saudades do S2 (rifei para a minha esposa, mas acho que lho vou fanar). O lumia, devido à fraquinha loja, para muita pena minha, teve que ficar arrumado na caixa…
iTelefone? Galaxia S2? Lumia-mos? LOL
Janelas?? Bill Portões?? Paulo Doors?!?
Ganda Zé António! Quero uma t-shirt estampada com o teu nome, para me lembrar que um dia existiu esse Android que morreu e ninguém deu por isso.
Falou e disse… Mas disse mesmo verdades… E vejam quantos equipamentos saem com processadores topo e passado um tempo o equipamento arrasta-se …
Android e versátil? Sim faz muita coisa que nas restantes plataformas não fazem… Mas tem muitos bugs… E correções? Onde estão elas…
Falta refinar o Android mas a Google não o faz… Nao interessa…
O Nokia N9 veio com uma Plataforma que podia mudar muita coisa… Faltou a Nokia apostar forte…
Os Lumia até funcionam rápido…e já estão muito melhores com a mais recente versão…
O IOS? iremos ver…
Faltam os novos sistemas que por aí vêm…
A Google já vai cansando… Podiam fazer mais e melhor… Mas mesmo muito mais…
Abraço…
Eu nunca tive um equipamento de topo (TOPO), e com vários meses de uso intensivo em todos, nunca se me começam a arrastar. Em relação ao que por aí vem, este Jolla parece-me o que mais promete: https://www.youtube.com/watch?v=a-lVkBCUrAY
esse jolla promete. não precisa de muito para fazer pouco :D.
Zé Tonho, sinceramente, nem mereces resposta, mas também deixar-te na pura ignorância é como dizer a uma virgem que nunca terá relações sexuais na vida dela… Por isso, vou resumir-te o seguinte: tenho um S2 desde que ele saiu e não quero outra coisa. Esse S2 tem o JB 4.2.2 (roteado via CyanogenMod) desde que ele saiu. Nunca tive vírus, nunca tive arrastos de app’s, nem nada do que afirmaste. Também tenho, entre outros mais recentes, um Galaxy Tab 7″ P1000 que veio com o Gingerbread 2.3.6 e também já se encontra com o JB 4.2.2 (roteado via CyanogenMod) e embora tenha ficado um pouco mais lento como é óbvio, satisfaz-me para aquilo que preciso dele. Acho que já estou a ser muito explicativo para a tua pouco (e fraca) inteligência… Fica-te, Zé Tonho…