O fim do Thunderbird como o conhecemos?
O Mozilla Thunderbird é provavelmente o cliente de email mais abrangente que está disponível. Consegue estar nos principais sistemas operativos e tem suporte para qualquer tipo de serviço de email.
A evolução do Thunderbird tem seguido passos firmes e as novidades que recentemente foram apresentadas tornam-no numa excelente alternativa para todos os que pretendem um cliente gratuito e com excelentes capacidades.
A Mozilla, numa decisão que espantou quase toda a gente anunciou na passada sexta feira que irá manter em suspenso todos os desenvolvimentos deste cliente de email.
A novidade começou por ser comunicada primeiro aos programadores que dão suporte aos desenvolvimentos do Thunderbird, alertando-os para uma comunicação que iria ser feita hoje, segunda feira, para o público em geral. Era ainda pedido que os receptores da mensagem a mantivessem em segredo até ao seu anúncio público.
Naturalmente que um dos receptores, insatisfeito com a decisão resolveu tornar pública a comunicação e depressa chegou a toda a gente. A Mozilla apressou-se a colocar na rua a informação, e fê-lo através de Mitchell Baker, um dos Chair's da Mozilla Foundation.
Segundo a publicação de Mitchell Baker, todos os desenvolvimentos que estavam a ser feitos vão ser colocados em pausa e não vão ser criadas novas funcionalidades. A Mozilla apenas se compromete a desenvolver actualizações de segurança, através de um processo de Extended Support Release, tal como já o faz para as versões empresariais do Firefox.
Apesar de internamente terem congelado os desenvolvimentos, a Mozilla vai tornar possível que a comunidade de programadores continue acesso a poder desenvolver o Thunderbird.
As razões apresentadas por Mitchell Baker, e que reflectem a posição da Mozilla, prendem-se com o que consideram ser os desejos dos utilizadores. Estes querem um cliente estável e que consiga dar-lhes a melhor experiência de utilização.
Most Thunderbird users seem happy with the basic email feature set. In parallel, we have seen the rising popularity of Web-based forms of communications representing email alternatives to a desktop solution. Given this, focusing on stability for Thunderbird and driving innovation through other offerings seems a natural choice.
Por outro lado, as plataformas de email assentes na Internet estão a ganhar cada vez mais utilizadores e assim o Thunderbird deve concentrar-se em melhorar a qualidade do seu cliente, deixando de lado o pioneirismo que o caracterizava.
A equipa que tratava dos desenvolvimentos do Thunderbird vai agora ser realocada noutros projectos da Fundação Mozilla, tais com o seu mais recente sistema operativo para dispositivos móveis ou o Firefox.
Fica nas mãos da comunidade de programadores os desenvolvimentos que venham a ser feitos ao Thunderbird e todos os que o usam como cliente de email preferido devem apenas esperar melhorias de segurança.
Este é o fim do Thunderbir como o conhecemos. Os desenvolvimentos do mais famoso cliente de email multiplataforma e open-source sofreu um revés. Foram congelados pela Mozilla e sem data para serem retomados. Esperamos que a comunidade de programadores possa dar-lhe o suporte e apoio que merece.
Homepage: Mozilla Thunderbird
Este artigo tem mais de um ano
Tenho muita pena.
É o meu cliente de E-mail por defeito em todas as máquinas que utilizo.
Sinceramente não entendo esta medida da Mozilla.
A tradução correta de default não é “por defeito” mas sim “por omissão”..
É ridículo traduzirem à letra..
Porquê? São sinónimos…
DEFAULT é uma palavra composta: DE-, FAULT. Assim como DEHUMIDIFY, DEFRAGMENT, DEACTIVATE, etc.
A tradução ao pé da letra seria algo como “DES-, FALHAR”, assim como “DES-, HUMIDIFICAR”, “DES-, FRAGMENTAR”, “DES-, ATIVAR”.
Na maioria das aplicações tem como sentido usar uma configuração “PADRÃO” conhecida que funcione, no objetivo de tirar FALHAS (DESFALHAR) da configuração personalizada.
No caso do S3, o uso do termo STANDARD seria mais adequado que DEFAULT.
Não sei por que traduzem “POR DEFEITO”.
” A locução por omissão pode ser uma alternativa, mas, da mesma forma que um dos argumentos para não utilizar por defeito é não ter a palavra defeito uma acepção que indique uma ‘opção seleccionada automaticamente salvo se for indicada outra’, como acontece no inglês, também a palavra omissão não a tem, podendo apenas o seu sentido ser depreendido da acepção que indica ‘o acto de omitir algo’ ou ‘aquilo que é omitido’.
Uma alternativa clara a estas duas locuções poderia ser por predefinição, locução usada em algumas aplicações informáticas. ”
http://www.flip.pt/language/en-US/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1074.aspx
O ciberdúvidas (R.I.P.) recomenda “por norma” à tradução by default. Realmente por defeito está mais relacionado com sub-estimativa e antónimo de por excesso.
Fonte: http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=18338
Bravo, concordo plenamente e chateia-me sempre que vejo/ouço isso.
Defeito vem do Latim DEFECTUS, “falha, queda”, particípio passado de DEFICERE, “falhar, desertar”, formado por DE-, “fora”, mais FACERE, “fazer”.
Serve para comparar uma altura anterior, com o momento actual, algo pré estabelecido que já não está lá.
Mesmo não usando o Thunderbird, entendo que esta é uma noticia muito triste visto o poder e a imagem que este programa transmite…
O pessoal na Microsoft deve estar a festejar com uma noticia como estas.
Já gostei mais do Thunderbird, acho que a semelhança do firefox, está algo pesado. Deixei de usar o firefox, (optei pelo chrome) mas ainda tenho o Thunderbird ate porque acho que não há grandes alternativas. É a minha opinião. Cumprimentos
Completamente de acordo.
Ou vou ter de mudar para o outlook de novo, ou vou ter de descobrir uma app para o chrome se existir.
O SUNBIRD é que era uma produto all-in-one espectacular, mas está completamente desactualizado.
não queria dizer sunbird, mas sim SEAMONKEY.
Lamentável… Se fosse um produto com pouca utilização ainda se podia perceber um pouco.
Ainda por cima, a sensação que tenho é que quem optava pelo TB era exactamente porque não queria usar um cliente Cloud, e agora o argumento é que que usa TB afinal prefere um serviço cloud?
Para mim parece-me mais um caso de “nós é que sabemos o que é melhor para vocês” – Já não tenho idade para isso. f them
Eu abandonei o Outlook e o TB à anos atrás. O melhor cliente de e-mail é sem dúvida nenhuma o gmail. Sim cliente de e-mail!
+1
Todos os produtos baseados na web para gerir correio eletronico nao sao considerados clientes de email.
O thunderbird e o outlook sao clientes de email, o gmail, o yahoo, etc etc não são.
Diz o Senhor. O gmail é um clinte de e-mail web based. Eu tinha 4 ou 5 contas a descarregar no gmail, Nem sequer usava o endereço do gmail, que servia apenas para login. Tem calendário, tarefas etc. Diga-me lá porque é que não é um cliente de e-mail? Eu digo-lhe que é, e bem melhor que o Outlook e TB…
Quando se fala em cliente de email por definição é um software local que descarrega os emails associados à conta configuradaa para o disco. Normalmente para se definir uma página como o gmail, hotmail, etc usa-se a definição Webmail.
No entanto, claramente vê-se que não conheces o poder do Outlook para dizer tal coisa, apesar de compreender perfeitamente que para um uso normal este software seja um canhão para matar uma mosca.
Uma aplicação cliente, seja de e-mail, SGBD’s ou de qualquer outra coisa, é uma aplicação cujo código reside no computador onde está a ser utilizada e utilizada a rede para receber e enviar dados.
Ora o gmail, enquanto aplicação nos nossos PC’s não existe. Nós não temos do nosso lado nenhum código do gmail. Quando nos ligamos, o browser recebe dos servidores do gmail, além dos dados, todo o código necessário à execução (HTML, Javascript, CSS, imagens…).
Dando um exemplo diferente, o Dropbox, tal como outros serviços semelhantes, pode ser utilizado como o gmail, via browser sem nenhum cliente, ou através de uma aplicação cliente que fica presente nas nossas máquinas. Mas neste caso não é o Dropbox que é um cliente, é sim um serviço. As aplicações que nós podemos instalar para utilizar este serviço essas sim são clientes.
Pronto, chama-lhe o que quiseres. O argumento mantém-se. Agora o gmail até funciona offline.
Definição de cliente/webmail:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cliente_de_e-mail
http://pt.wikipedia.org/wiki/Webmail
Se um é melhor que o outro, não está em causa…
Com as aplicações webbased essas definições caem por terra. Se usar o Outlook via browser é um cliente de e-mail ou um webmail? Com a viragem das aplicações para o browser temos de repensar alguns conceitos. Eu chamo cliente de e-mail a uma aplicação que permite fazer o download dos email de várias contas, por exemplo via pop3. E enviar e-mail “em nome” dessas contas. O gmail como faz isso é um cliente de e-mail. A plataforma em que corre é indiferente para o meu ponto de vista. Depois existem servidores que permitem acesso ao nosso endereço via Webmail. Gmail, Yahoo, sapo, etc…. Também são webmails por esse ponto de vista. Além disso, o gmail também funciona como calendário/agenda. Têm várias aplicações. Mas como cliente de e-mail, para mim, é dos melhores….
Acho o Yahoo!Mail muito mais eficiente que o Gmail. É muito próximo aos clientes de e-mail que temos nos desktops.
No Gmail, por exemplo, você não pode classificar as mensagens por colunas, como tamanho, assunto, usuário. Pra mim isso é fundamental para fazer uma pré-classificação e dar os destino correto (tags, pastas ou exclusão) às mensagens. Felizmente isso, eu compenso com o Thunderbird. =)
A falha que acho grave no Yahoo!Mail é a falta de possibilidade de criar sub-pastas e a limitação da quantidade de pastas que podem ser criadas.
Pastas é algo que deixa de fazer sentido assim que começas a usar labels. Outro dos poderes do gmail. A não existência de pastas. Primeiro estranha-se, depois entranha-se 😀
Também faço uso dos labels (chamo de tags), mas uso eles combinados com as pastas.
Mesmo pra organizar os labels (tags) em lote, seria muito mais fácil se pudesse classificar as colunas. =)
Permite-me discordar contigo. Já tentei fazer essa transição, mas uma das razões porque não o fiz, foi por exemplo a incapacidade do gmail em definir filtros como no TB. No gmail essas opções são muito limitadas.
Outra razão é o fato de poder gerir várias contas gmail e de outros fornecedores.
Tenho muita pena do fim do suporte do TB pela Mozilla. Espero que a comunidade pegue neste projeto e volte a dar um impulso. Há muito que via o desinteresse da Mozilla pelo projeto, muito por culpa da concorrência nos browsers e agora com o Firefox OS.
“incapacidade do gmail em definir filtros” mas… mas… essa é precisamente a maior vantagem do gmail!
No panorama actual do conceito de correio electrónico, onde é que é uma vantagem haver incapacidade de usar filtros?
Se fosse usado um sistema igual a este: http://www.facebook.com/Redin.P2T é que os filtros não eram necessários para nada.
Nem os filtros, nem base de dados, nem controlo de entrega, nem precauções na divulgação publica do endereço, etc.
Nada disto seria necessário e muito mais.
Recomendo Zimbra Desktop
Isso é um webclient com cache, não é um cliente de email… A plataforma Zimbra é muito porreira enquanto não dá problemas, já tive isso em ambiente empresarial e foi uma dor de cabeça.
O que é que estas a usar como solução agora?
Uma tristeza para o Open Source. Vai ser a morte do único cliente de email com qualidade e capacidade para fazer frente ao Outlook. Este tipo de decisões só faz com que particulares e especialmente empresas fujam do Open Source para soluções propriétarias: as pessoas querem rostos e equipas conhecidos à frente das coisas, ter alguma segurança, apenas a comunidade não chega.
O gmail, não só faz frente, como ultrapassa.
Mas o Gmail não é utilizado nas empresas.
O Gmail é usado e muito a nivel empresarial. Google Apps é uma das soluções actualmente mais usadas para “gerir” muitas das actividades de empresas (email, documentos, calendário, etc.)… oferece oportunidade de configurares o teu dominio, e gerir assim o teu email e das pessoas que trabalham na empresa na interface do Gmail (com o email da empresa, e.g.: abc@empresa.com).
O argumento de o Gmail ser um cliente de email é muito complicado… oferece sem duvida funcionalidade de um cliente de email, a meu ver não é um cliente de email completo dado que não oferece funcionalidades básicas que os clientes de mail “puros” oferecem, por exemplo: mesmo que tenhamos várias contas re-encaminhadas para o Gmail, apenas podemos responder da conta do Gmail que recebe os emails…
Enfim, sem duvida o Gmail é muito potente, mas para quem tem várias contas e tem de responder de diferentes contas eu acho que ter um cliente de email “puro” é ainda essencial (a não ser que queiram ter uma janela com vários Tabs abertos, um em cada conta :p e mesmo assim se teem várias contas de gmail isso não funcionaria pois normalmente só podemos estar logados numa de cada vez).
Cumprimentos!
Boas Eduardo,
Tenho de discordar com o que afirmas aqui: “…mesmo que tenhamos várias contas re-encaminhadas para o Gmail, apenas podemos responder da conta do Gmail que recebe os emails…”
Eu tenho várias contas a reencaminhar para o Gmail e quando respondo [a partir do Gmail] respondo com o endereço das mesmas e não com o email atribuído pela Google.
Para fazeres isto basta ires a Definições > Contas e Importação. Ai encontras uma secção chamada de “Enviar correio como” e clicas onde diz “Adicione outro endereço de e-mail que possua” e configuras a conta de resposta com as respetivas configurações.
Na mesma janela das Contas e Importação na mesma secção tem ainda umas radio box onde deves seleccionar a que diz “Responder a partir do mesmo endereço de onde a mensagem foi enviada”.
Com isto, sempre que recebes um email de uma conta que não é a tua do Gmail e que esteja nessa lista, ele escolhe para responder a partir desse email ao invés do do Gmail. No entanto, na hora da resposta podes sempre mudar, pois o email ganha um género de combobox para poderes alternar entre emails.
Inclusivé podes especificar uma assinatura especifica para cada email de onde pretendes enviar.
Cumprimentos,
Manuel Rocha
Manuel Rocha:
Tens toda a razão… nunca tinha visto tal funcionalidade 🙂
De qualquer forma eu continuo a gostar do meu cliente de email “classico”, apesar de usar o Gmail também…
Uma vez mais obrigado pelo esclarecimento, talvez faça uso dessa funcionalidade em breve 🙂
Cumprimentos!
O Gmx é idêntico ao Gmail podes ter várias contas e responder de todas elas , é Web based , bem poderoso .
Cumprimentos
Serva
E acrescento que se tiveres google apps, o endereço xxx@gmail.com nem sequer existe. É mesmo só o endereço do(s) teu(s) domínio(s)…
Eduardo, onde dizes que “e mesmo assim se teem várias contas de gmail isso não funcionaria pois normalmente só podemos estar logados numa de cada vez”, tenho de discordar contigo, porque actualmente é possível estar logado em várias contas de Gmail ao mesmo tempo!
Tens de perder um tempo a explorar bem as opções e configurações do Gmail. Há muita coisa que se calhar ainda te pode surpreender! 😉
Mario Cardoso: mais uma vez fiz um comentário fora… fui agora bisbilhotar e vi que realmente existe ali uma opção para “add account”… enfim, bom detalhe e obrigado pela dica.
De qualquer forma, eu pessoalmente continuo ainda a preferir um cliente de email “tradicional”… A integração que oferece com o meu OS é algo que me custará deixar… Mas como sempre, não digo nunca…
Apesar de Google Apps poderem ser utilizadas em ambiente empresarial, existem soluções de mail server gratuitas e open source que precisam de um cliente em condições. Podia colocar o TB a funcionar com qualquer solução da MS, da Google ou solução Linux. O Gmail, apesar de muito potente é um webclient, não é um cliente de email.
E mesmo para essas soluções o gmail pode ser o cliente de e-mail. Basta configurares as contas desses servidores no gmail exactamtne como farias no TB ou no Outlook. E até podes marcar para deixar cópia no servidor se não confiares na google para guardes os e-mails, exactamente como farias no Outlook e TB. Tenho vários anos de experiência com gmail, e posso explicar por A + B porque ele pode não só substituir o TB e Outlook como ser melhor em vários aspectos….
Não, não ultrapassa. Parece-me mais a tua veia de Google/Android fanboy a falar que outra coisa. O TB permite fazer muitas mais coisas que um web client como o gmail. Só os filtros de mensagens do TB mete o gmail num canto.
Outra é que o TB tem capacidade de armazenamento de mensagens infinitamente superior ao GMail. O TB apenas depende do espaço em disco e eu não acredito que apenas tenhas 10GB (que é o que o Gmail oferece).
O problema do TB é que não tem sido atualizado. Não é possível fazer pre-visualização de anexos, por exemplo. Qualquer anexo tem de ser aberto fora do TB.
Não tem sido actualizado?!?!
Lol, tou na beta 14 (e acho q a final 13 tb ja faz) e da pra ver previews por ex de ficheiros pdf
É verdade que é triste vermos isto acontecer ao Thunderbird… mas então e o Evolution? Ninguém aqui conhece? 😉
Eu conheço o Evolution e até estou a equacionar face à notícia mudar-me para ele.
Mas do que usei do Evolution, não gostei tanto, é um programa bem profissional, mas não me parece tão intuitivo como o Thunderbird(inclusive, nas ultimas versões o Thunderbird deduz as configurações do nosso serviço de e-mail), e isso é o que torna o T-bird atractivo a muitos utilizadores mais leigos.
Para além disso, o Evolution é apenas para Linux que eu saiba, e a mim também me daria jeito uma versão para Windows, visto que uso ambos os sistemas.
Não é nada so pra Linux, acabei de o conhecer à 5 segundos e fui ao site e descobri q tb têm uma versão pra windows…
http://fridrich.blogspot.pt/2010/05/experimental-evolution-installer-for.html
O instalador ta dentro do rpm pra opensuse
Mas o Evolution é só para Linux, o Thundebird é multiplataforma. E acho que o Evolution é porreiro mas não chega para o Thunderbird.
No evolution senti a falta do botão arquivar, que tanto jeito dá no thunderbird (associado ao facto de todas as contas serem independentes entre si).
Rui Santos ,
Boa tarde vais ver que o projecto vai ter continuidade e vai ficar bem entregue, em Linux existe um cliente de email que em certos aspectos é bem mais desenvolvido que o thunderbird o EVOLUTION , desde que seja Open Source vais ver que a evolução vai continuar , quem sabe se não existe um patrocionador que agarra no Thunderbird como aconteceu com o Mint KDE e com o Kubuntu que é suportado pela Blue systems .
Vamos aguardar tranquilamente .
Cumprimentos
Serva
Espero que sim. É que olho para o Postbox e vejo o que o TB poderia e deveria ser.
tenho pena desta decisão da parte da Mozilla.
estando a utilizar a versao alpha do thunderbird (o earlybird) a uns meses até estava a apreciar a nova interface.. abas semelhantes ao chrome.. ficava mesmo bem no TB final 🙂
agora é esperar para ver que acontece….
Alguem conhece os contactos de produtores do thundirbird cá em Portugal (se é que existe algum, claro).
Tenho uma proposta “irrecusável” para lhes apresentar.
Eu suponho que é um passo natural da Mozilla, dada a sua posição mas principalmente dada convergencia do mercado de email (e comunicações em geral, há muita gente que já nem usa email!) para um formato mais “web-based”. A Mozilla é uma organização que tem fundos limitados e obviamente não pode estar em todas as frentes… eu vejo isto como uma decisão estratégica, mais também porque até já estão também a explorar o lançamento de um mobile OS (o que eu não vejo muito razoável, mas enfim…).
Eu também uso o Thunderbird, há mais 7 anos… e é sem duvida o cliente de email de excelencia (dado ser multi-plataforma, e dadas as suas features).
Acho que não iremos deixar de ter Thunderbird… irá muito provavelmente ser continuado mas num ambito mais aberto, liderado por individuos e sem tanto suporte da Mozilla…
Muito triste, de facto. É o melhor cliente de e-mail que existe a meu ver. Uso e recomendo a todos os que querem algo mais completo que uma interface web, mas não querem o peso do elefante branco que é o Outlook.
A confirmar-se esta estagnação, ainda é desta que me mudo para o Evolution.
Atenção que a mensagem da Mozilla é que vão deixar de adicionar novas funcionalidades e não que o Thunderbird vai deixar de existir. São 2 coisas distintas!
Eu uso o Thunderbird há anos e sinto-me satisfeito com aquilo que ele faz. Desde que vão tapando eventuais bugs, vou continuar a usar até à exaustão. Sou Gmailodependente e sim, uso o Thunderbird!!
Será que iremos ver surgir o LibreBird? 😀
Já existe o icedove, desenvolvido pela equipa do Debian, após a guerra por causa do branding da mozilla (da qual saiu também o iceweasel que mais não é que o firefox sem a marca) 🙂
http://pt.wikipedia.org/wiki/Icedove
Quem sabe , ou a equipa do Evolution pegar o melhor dos 2 mundos e fazer uma aplicação fabolastica .
Serva
Como já foi mencionado num comentário anterior, isto não é o fim do Thunderbird per se… A Mozilla vai continuar a trabalhar nele, apenas não o vai fazer como tem feito até hoje. Vai ser à base de correcções de bugs e segurança. Os próprios programadores apoiam a comunidade a ajudar a Mozilla a melhorar o Thunderbird e não se limitarem apenas a fazer um fork… 😉
E já agora, para quem utilizar o Thunderbird no Windows ou Mac e estiver disposto a pagar por uma alternativa em tudo semelhante ao Thunderbird (em algumas características bem superior, noutras talvez não; mas tudo isto é subjectivo), sempre tem o Postbox.
Estou equacionar comprar uma licença para o Postbox ou actualizar o Thunderbird e ver se me enche as medidas. Sim, ainda estou na versão 3.1, nunca me agradou a mudança visual que fizeram aquilo no 3.3 e fiquei-me por ali, mas já vi por ai uns screenshots de umas melhorias que estão a preparar para o tema Australis do Thunderbird e está bem mais bonito.
“O fim do Thunderbird como o conhecemos?”
Não!
Muito pelo contrário, vai FICAR tal como o conhecemos, já que não vai ter evolução 😉
loooooooooool! Mas é uma má notícia, pelo menos, para mim. Espero que o Thunderbird continue a ser desenvolvido… e que não fique para sempre como nós o conhecemos agora 😉
Deixei deixar o Thunderbird por duas razoes:
1) Tudo o que eu fazia no TB posso fazer na interface web do Gmail. Saliento que isso é o meu caso, com 3 contas de email, uma pessoal,uma profissional e luta para cadastros e afins, quem tem usos mais intensivos pode realmente precisar de um cliente.
2) A imensidão de espaço em disco que os TB ocupava. Eram quase 10 GB espaço, só com minhas contas, mais uns 10 na conta da esposa. Sei que espaço é coisa barata hoje em dia, mas sempre são 20 GB!
Desde as cheias na Tailândia no final do Ano passado que os HDDs subiram muito de preço e ainda não voltaram passado quase um ano ao normal .
Cumprimentos
Serva
Pra mim parece que é um esforço do Mozila em conseguir toda ajuda possivél para o seu projeto de SO, pois acredito que eles querem entram no mundo dos smartphones da maneira mais rápida possível e com grande estilo.
Usei muito tempo o TB mas há vários anos que spenas uso webmail. Hotmail, GMail e GMail Apps. Fazem o mesmo e escuso de ocupar MB desnecessários no disco
Definitivamente não é o fim de nada. Eles apenas vão dar prioridade a estabilidade e a segurança , concordo porque as vezes muita firula acaba atrapalhando ,o velho princípio K.I.S.S., ou seja, Keep It Simple, Stupid prevaleceu.
Saudações a todos.
O Windows Live Mail é um cliente e-mail?
O Live Mail tal como o webmail do Outlook, não são clientes de email.
Obrigado pelo exclarecimento!
O Windows Live Mail é um cliente de e-mail sim!! (É uma versão light do outlook que vem com o office…)
É uma versão light mas não deixa de ser webmail porque recorrendo a sua definição em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Webmail ele não é um programa que está a correr na maquina. No meu serviço eu tenho instalado o Microsoft Outlook cliente que faz parte do Office e na mesma máquina acedo ao mesmo conteúdo do meu correio através da versão web de que estamos a falar. E nessa altura o que esta instalado é que é cliente. A definição no Wikipédia assim o faz crer.
utilizando o gmail como cliente posso usar o meu endereço para entrar na pagina do gmail, ou tenho de utilizar sempre o login do gmail?
Tens de usar o teu login do Gmail e depois de entrares vais ter acesso a todas as contas que entretanto decidiste associar ao Gmail .
Cumprimentos
Serva
Postbox para Windows.
Sparrow para OS X.
Está feita a escolha.
Quer o Sparrow quer o Postbox são produtos comerciais. São uma vitrine do que o TB poderia ser. O TB é dos poucos (único?) open-source multi-plataforma.
https://wiki.mozilla.org/Eudora_OSE
Esse projeto surgiu quando a Qualcomm (vai-se lá saber porque :D) abriu o código do Eudora à Mozilla
Mais se informa que a custa desta brincadeira, o Postbox baixou de preço para $9.95, não são muitos euros… 😛
Se calhar estão a ver o negócio a ir pela sarjeta. Este passo da Mozilla dá um sinal aos consumidores que a “melhor” opção é mesmo o webmail, o que discordo. O webmail é bom para utilizadores casuais, mas se queremos mais controlo, o TB/Outlook/Evolution/etc. ainda são as escolhas acertadas.
Quando li o titulo da publicação do blogue imaginei logo qual seria o motivo.
O motivo é simples, cada vez mais os webmails como o gmail estão a ser aperfeiçoados.
A mozilla sabe o que está a fazer.
Isso vai permitir aumentar a equipa do firefox.
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
Acabo de ler uma entrevista do “Managing Director” do Thunderbird na Mozilla, onde fala do futuro do Thunderbird. A ideia geral é que a Mozilla deixará de ter um team grande dedicado a 100% a criar inovações e novas releases muito periodicamente. No entanto irá continuar a ter um team a manter o Thunderbird estável e seguro. Esse team integrará novas funcionalidades propostas e criadas pela comunidade Thunderbird… Ou seja, podemos descansar, não parece ser o fim do Thunderbird, apenas não terá o mesmo nivel de actividade que normalmente tinha (acreditando nas palavras deste senhor).
Aqui têm a entrevista:
https://blog.mozilla.org/beyond-the-code/2012/07/09/about-the-future-of-thunderbird/
Cumprimentos!
Estranho esta notícia,porque ainda na Sexta-feira a versão do Thunderbird teve uma actualização importante,e,ainda hoje,actualizei o Daily e a versão Earlybird(que mais não são do que testes para as próximas versões deste cliente de e-mail).Bem,não sei o que diga…
Olá.
Ufa …. li os comentários todos e não encontrei resposta para isto:
Não dá para descarregar numa conta do gmail os emails de outra conta gmail?
Cumprimentos
Se o outro serviço de email tiver alguma forma de reencminhar os emails, aí penso ser possivel
Dá, de vários modos:
1- Podes configurar a conta de onde é para sacar os mails para enviar todos os emails recebidos para a outra.
2- Activas o POP3 da conta original e sacas na outra conta.
O Gnome tem uns planos para um re-design do Evolution:
https://live.gnome.org/Design/Apps/Mail
Uso o The Bat desde 1999, não é gratuito, mas vale cada centavo.
http://www.superdownloads.com.br/download/197/the-bat-professional-edition/