Desktops 1.0
Há alturas em que o ambiente de trabalho é pequeno para tanta janela aberta e tanto programa a solicitar a nossa atenção. Fechar algumas ou minimizar não é opção, pois estamos com os olhos atentos a vários cenários. Certamente este exemplo é-lhe familiar.
Nasceu há uns anos, em vários sistemas operativos, o conceito de múltiplos desktops, criaram-se várias mecânicas que permitem alternar os deskstops virtuais. Já falamos aqui neste, neste, neste e neste que agora estamos a divulgar a sua actualização.
Desktops permite-lhe organizar a utilização de várias aplicações activas em ambientes de trabalho virtuais, como se tivesse vários ecrãs abertos, cada um com a sua janela de aplicação.
Pode ter, por exemplo, a janela do cliente de mail aberto, para poder estar sempre a gerir as chegadas; o browser noutro ambiente com o Pplware carregado, para não perder pitada do desenrolar informativo; noutro pode ter a sua aplicação de gestão, mais as suas ferramentas de trabalho, numa outra a sua área de lazer, o seu messenger, uma outra aplicação lúdica, etc....
Num quarto ambiente virtual poderá ter um player ou um movie player a reproduzir um canal de TV ou pode estar com a audioteca aberta, onde gere a sua lista de reproduções musicais, podendo individualmente dar um aspecto organizado a tantas tarefas abertas simultaneamente.
Desktops é uma ferramenta da Microsoft que evoluiu, estando agora apta a funcionar no Windows Vista.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista Download: Desktops 1.0 [61.10KB] Homepage: Windows Sysinternals
Este artigo tem mais de um ano
Software muito simples e básico, mas já é um começo 😉
Mas falta a uma opção importante que é a de permitir passar as janelas de uma área para a outra (vícios do Linux :P)
Oi!
Não há nenhum programa que dê para reordenar os programas abertos na barra do Iniciar?
Às vezes dava grande jeito… 🙂
Obrigado!
então e que tal este que até pode-se ir buscar a source e tudo? http://www.codeplex.com/vdm
🙂
Já exprimentei e gostei, mas não tem nenhuma opção de fechar o programa… (ou será que vi mal?)
Tive que andar a encerrar a aplicação com o gestor de tarefas…
Qual a diferenca entre este programa e o Virtual Desktop Manager??
Penso que a versão anterior (disponibilizada como Power Toys) não dava para o Vista.
De facto o Alt (ou outra tecla) 1, 2, 3, 4, para passar de um ambiente de trabalho (desktop virtual) para outro pode dar jeito, mas precisa de uma certa prática.
Não dá é para abrir a mesma aplicação em diferentes desktops virtuais (senão seriam máquinas virtuais e não desktops virtuais, LOL)
@Nuno Peralta
http://www.freewebs.com/nerdcave/taskbarshuffle.htm
(freeware)
@Rui
Obrigado!!
Essa app é o céu!!
Grande bem-haja,
Agapytho
Ja usei este, no meu portatil, adorei, mesmo tendo uma placa grafica intel, funciona 5*, pena que é pago, e qd chegou ao fim do trial….
http://www.otakusoftware.com/deskspace/
Seja como for recomendo, cheguei inclusive a usar com a configuração dual display ficando com 8 desktops virtuais, achei muito facil de usar, e de personalizar ao nosso gosto.
De facto achei estranho não ter uma opção para encerrar cada desktop virtual e também o programa. Tendo mais do que um desktop virtual, nem sequer indo pelo gestor de tarefas e terminando o processo se consegue. Só reiniciando fecham sucessivamente os desktops virtuais e o programa, se não tiver ligada a opção de iniciar com o arranque do Windows.
Há um certo desapontamento, dos entendidos, que esperavam mais de um produto da Sysinternal, embora seja ainda a versão 1.0. Também é negativo não permitir transferir aplicações entre desktops.
Pontos positivos – a simplicidade e não precisar de instalação, podendo-se transportar facilmente os 120 KB numa pen.
Eu não o tenho a arrancar automaticamente com o logon do Windows… Só o executo quando preciso e para fechar o programa sem reiniciar vou ao gerenciador de tarefas em processos, encerro o “desktops.exe” e os “explorer.exe” em execução. depois faço Ficheiro/nova tarefa e digito “explorer.exe”. Feito
Espero que as novas versões já venham com estes bugs corrigidos aliás, já reportei no site do desktops os bugzitos.
Muito boa aplicação e leve !
Continuem pplware
Uma coisa que nunca gostei neste tipo de aplicações, foi o de não aproveitar o mais óbvio. Os icons.
Eu gostaria de ter a possibilidade de não ver os icons num desktop, porque tenho muitos e por acaso dava imenso jeito haver a possibilidade de trabalhar num já limpinho. Por vezes a solução que encontro é a de criar uma pasta no desktop e arrastar para la a trapalhada toda que tenho.
Depois disso, assim já gostaria de aproveitar este tipo de aplicacoes para o resto a que se destinam.
Algum comentário que me ajude a descobrir e encontrar esta necessidade? Obrigado.
@Rui
Obrigadão! 🙂