PplWare Mobile

Desinstale tudo, deixe o browser

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ricardo Ferreira


  1. Morbus says:

    Bom post, bom post, mas obviamente tem as suas limitações. Para os que estiverem interessados em verdadeiras alternativas aos programas mencionados (i.e., alternativas que se instalam no PC, lol), aqui vai uma listinha, feita a meu gosto, mas já com alguma experiência a procurar alternativas.

    Antes de mais, o browser é o Firefox, em especial o 3, que está para sair e do qual já há versões beta bastante avançadas e estáveis, perfeitamente usáveis. É leve (bem mais leve que o 2), é seguro (o mais seguro, com o NoScript) e é o browser que mais segue os padrões da W3C. Passa o Acid2 e fica nos 67/100 no Acid3.

    Microsoft Office – Open Office (duh!), mais limitado, mas é grátis, e dá para tudo o que a maioria das pessoas fazem com o MSOffice.

    Adobe Photoshop – GIMP, também mais limitado, mas é grátis e muito fácil de usar, e afinal de contas, os profissionais da área têm que usar os seus programas profissionais, para fazer userbars, alterações a imagens, e outras cenas assim o GIMP chega e sobra. Dá mesmo para os gastos de muitos profissionais…

    Adobe Acrobat – Foxit Reader, é melhor, melhor e melhor, mais bonito e melhor. E mais leve e melhor.

    Microsoft Office Outlook – Thunderbird, não é tão abrangente, mas o 3 promete. E toda a gente conhece.

    Vista – Uma martelada nos tintins, ou na cabeça duas vezes no caso das senhoras. É melhor e menos doloroso, e é grátis (martelo não incluido).

    Calculadora – PowerToy Calculator, não sei quem é que vai desinstalar a calculadora do windows, mas a versão PowerToy é muito mais poderosa e completa, e grátis, claro.

    Bloco de notas – Metapad, sei que há aqui um post sobre o Notepad++ (também há o Notepad2, e outros), mas de todos os que experimentei, o Metapad é o que faz o serviço mais limpinho e discreto…

    Mensageiro Instantâneo – aMSN, se bem que eu prefira o Live Messenger com Messenger Plus! e com Mess Patch, mas isso é uma matéria de gostos. O aMSN é muito bom.

    E é só, espero que ajude alguém…

  2. PEDRO says:

    Bons sites… não para substituir mas complementar.

    @ Morbus

    Boas apps conheco e uso quase todas…

    Firefox 3 só não uso (mas já experimentei) porque a minha extensão favorita ainda não dá para ele. O Foxmarks… é um descanço ter os bookmarks guardados online e para quem como eu tem outro PC ou vários SOs instalados aquilo mantém tudo sincronizado… Se não fosse por isso já estava a usar Firefox 3 há muito tempo.

  3. Diogo C: says:

    Uma selecção de serviços online muito boa!

    De certeza que me virão fazer um jeitaço 😉

  4. Nuno Peralta says:

    @Morbus
    “Vista – Uma martelada nos tintins, ou na cabeça duas vezes no caso das senhoras. É melhor e menos doloroso, e é grátis (martelo não incluido).”

    Se para ti é menos doloroso… ainda bem.
    Pois eu adoro o Vista 🙂

    • Bruno says:

      @Nuno Peralta:

      Mesmo com o “aceita correr este programa?” ” Mas tem a certeza?” “Absoluta?” “Mas mesmo mesmo???”

      lololol Raio do UAC e as incompatibilidades do SO!

      Bendito Seven… lol

  5. Antigamente usava o outlook express, e quando tinha problemas com o pc lá se iam todos os mail… Gmail rocks!! É o meu serviço preferido, +5Gb de espaço deixei de eliminar e-mails!!

    Belo post 😀

  6. R00KIE says:

    Eu continuo a preferir ter as aplicações instaladas, para começar ter trabalhos importantes e eventualmente algo confidenciais guardados online não me agrada e depois quem me garante que quando eu precisar o serviço ou a net não está em baixo, ou que me vou deslocar para um local onde tenho acesso a net (e rápida porque imagino que estes serviços se contentem com qualquer coisa como dialup).

  7. Gonçalo Oliveira says:

    Para mim isto é o futuro! Todo o conteudo do nosso disco estará online e poderemos aceder em qualquer ponto do mundo, basta haver um terminal e uma ligação à internet.. o utilizador comum pode esquecer os portateis, pode esquecer as pens..

    É o que eu acho..

  8. Morbus says:

    @ PEDRO
    O firefox 3 traz um serviço de backup online incorporado. Essa extensão é completamente desnecessária.

    @ Nuno Peralta
    Há pessoas com a cabeça dura 😉 (a brincar 😆 )

  9. Coppermine says:

    Em alternativa ao Office, e como aplicação online, prefiro o Google Docs, pois o Ulteo é um bocado pesado.

  10. w3blink.net says:

    Mt bom post!cada vez menus necessitamos de ter mais espaco em disco e passamos a necessitar sim deuma conecção a internet com uma largura de banda maior…

  11. Nuno José says:

    @Nuno Peralta

    Acredita és masoquista só que não sabes que és. 😀

  12. Joao says:

    Se isso for o futuro online, prefiro ficar pelo presente!

  13. TIGOS says:

    E se a pessoa ficar sem internet, ferrou?

  14. Alberto says:

    Vejam que interessante, se vc tiver um notebook e uma conexao a internet vc ja tem td o que precisar. Vejam o caso do EEE da Asus, que nao tem um HD muito grande, serviços onlines sao as melhores opcoes na hora de aperto, eu mesmo adoro. Particularmente ja uso o Meebo, Gmail, Google reader e outros como o youconvertit.com , pixoh.com , seeqpod.com , fotoflexer.com quer dizer…da pra fazer de td sem ficar instalando.

  15. R00KIE says:

    Mais uma achega ….. numa altura em que toda a gente fala muito de privacidade e segurança online não acham que ter documentos, fotos e qualquer outro tipo de informação pessoal guardada online pode ser um problema? É que todos são muito sérios …. quando não se estão a rir, para além de poderem haver falhas de segurança no próprio código que suporta os serviços mas já nem queria ir por ai.

  16. Miguel Jeri says:

    Para mim, estes serviços são uma ajuda sem dúvida. No entanto, não da forma como muita gente pensa. Eu sou defensor de que a aplicação deve correr localmente, pois éssa foi uma das direcções que fizeram o rumo da indústria de hardware: transformar o que era um simples terminal, ligado a um CPU central, num computador pessoal, com poder de processamento local.

    A evolução do hardware tomou este sentido por ser o que melhor perfomance tem: os dados não têm de viajar até à unidade de processamento e depois retornar, como acontecia nos primórdios da informática; agora, todo o processamento é feito no nosso computador e, por isso, de forma mais rápida.

    Estes serviços têm contudo o seu papel, mas para mim não é esse. É o de permitir, em caso de necessidade, criar e editar documentos quando os programas não estão disponíveis na no máquina em que trabalhamos. Também têm a vantagem de os disponibilizar online, isto é, onde quer que seja, o que para mim é algo extremamenté útil para o futuro das comunicações. Já me fizeram imenso jeito ferramentas de conversão e de edição de imagem online, por exemplo. Mas para correr numa situação normal? Podem evoluir muito, mas será sempre mais moroso que uma aplicação a correr localmente, dependente apenas do nosso CPU e completamente independente da velocidade de transmissão da rede, de falhas no servidor ou congestão de tráfego.

  17. Miguel Jeri says:

    …quando falo de indústria de hardware queria dizer indústria informática em geral, pois a do software seguiu também essa tendência.

  18. Nuno Peralta says:

    @Nuno José

    Masoquista, eu???
    O vista nunca me deu problemas!! E uso-o desde Março 2007…

  19. Coppermine says:

    Encontrei um que também me parece porreiro
    http://www.zoho.com

  20. Nuno says:

    Isto é o nirvana para empresas como a Micro$oft
    acabam as guerras do copyright
    Se não pagares pelo software nao tens accesso… está tudo nas mãos deles
    Como abres o office online se nao tens a passw que lhes compraste?

    So vejo dois cenarios no futuro, ou ta tudo lixado e passamos a pagar 20 euros
    a toda a hora para experimentar um softarezeco que pensamos ser util e depois desinstalamos a seguir
    Ou o open source vai vencer e mandar os imperios do software para o fundo do mar.
    The world as we know it is over.

  21. Manr97 says:

    Como é que eu desinstalo o Projecto Colibri RCP???

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.