Protected Folder – Segurança de ferro

Os nossos dados devem sempre ser protegidos, quer seja contra eventuais perdas ou contra olhares de terceiros que não devem ter acesso a eles. Existem muitas ferramentas para qualquer uma das duas situações, mas a que propomos hoje direcciona-se apenas à segunda.

O Protected Folder é uma nova aplicação da IOBit e pretende ser um verdadeiro cofre-forte no que toca à protecção de dados. É de fácil utilização e garante-vos uma protecção real e duradoura.


Esta aplicação permite que criem barreiras no acesso aos vossos ficheiros pessoais, bastando para isso que o coloquem no cofre que é o Protected Folder. Com esta protecção podem tornar esses ficheiros invisíveis ou inibir o acesso a eles. Até essa inibição pode processar-se de várias formas. Desde o simples “podem ver, mas não podem gravar” até ao mais robusto “não vêm o conteúdo e não gravam”. As opções são diversas e devem ser ajustadas ao nível de segurança que pretendem que seja aplicado.

A sua interface é de simples utilização e basta um simples arrastar de ficheiros para dentro do Protected Folder para que eles passem a ter a política de segurança que definiram.

A segurança de acesso ao Protected Folder é feita através de um mecanismo de palavra-chave e esta é definida no momento da instalação. Podem naturalmente alterar essa palavra passe em qualquer altura da utilização do Protected Folder. Para a eventualidade de necessitarem, devem escolher uma frase que será usada como auxiliar para se recordarem da vossa palavra-chave.

Depois de arrastados os ficheiros para dentro do Protected Folder eles ficam imediatamente protegidos e longe de olhares alheios (se assim o definirem). O processo de desbloqueio e consequente acesso a esses ficheiros pode ser realizado de duas formas. Ou seleccionam o ficheiro pretendido e carregam no botão Unlock ou aplicam um duplo clique no ficheiro, dentro da interface do Protected Folder. Caso escolham a primeira opção devem lembrar-se de voltar a bloquear o ficheiro.

Em qualquer altura podem simplesmente fechar a janela do Protected Folder ou carregar no botão Lock & Exit para que os ficheiros fiquem guardados.

As opções que o Protected Folder nos disponibiliza são várias e todas elas relacionadas com a forma como o programa age com os ficheiros ou com a nossa segurança. Aqui podemos definir o perfil de segurança que pretendemos (ficheiros visíveis ou com permissões de escrita ou leitura), proceder à mudança da palavra-chave ou da frase de apoio ou podemos definir zonas de exclusão, onde não podemos aplicar o Protected Folder.

Esta é uma aplicação excelente para quem, por exemplo, partilha um PC com outras pessoas e pretende manter algum grau de segurança sobre a visualização dos seus ficheiros. Pode ainda ser usado para garantir níveis de segurança em máquinas que estão de alguma forma expostas e acessíveis por qualquer pessoa.

Salientamos o Protected Folder a facilidade de utilização e uma interface muito intuitiva. É simples de usar e em poucos cliques conseguem esconder um ficheiro. A mesma facilidade se aplica ao processo inverso. Esta é mais uma excelente ferramenta que a IOBit disponibiliza.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Protected Folder Beta 2.0 [5.14MB]
Homepage: Protected Folder





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


21 Comentários

  1. excelente dica, e ainda é da Iobit, gosto muito de seus programas, com certeza irei testar, obrigado :)

  2. Será que este programa só protege enquanto esta a correr no sistema?
    Ou mesmo com o sistema desligado a pasta continua protegida?

    Falo disto porque podemos querer proteger ficheiros pessoais em pens ou em discos externos e quando usamos a pen ou o disco externo numa outra máquina ou num sistema diferente esses ficheiros continuarem protegidos, invisíveis e inacessíveis de forma alguma.

    • Existem vários programas para unidades externas, principalmente para pens e concebidas para esse fim.

      Acho o programa interessante e fazendo minhas as palavras do alan, uso alguns programas iobit e gosto bastante.

      • Testado e não aprovado…
        Apesar dos produtos da Iobit serem bastante bons, este programa não protege como devia proteger.

        Protegi uma pasta, tentei aceder a essa pasta numa outra máquina e por sua vez essa pasta estava totalmente desprotegida.

        Este programa faz o que já tinham dito em outros do género, enquanto a pasta protegida estiver na máquina onde foi protegida, a pasta mantém-se protegida, após tentarem numa outra máquina a pasta deixa de estar protegida.

        É uma pena, pois os produtos da Iobit são bastante bons.

        • Bem… tendo em conta o teu comentário, nem sequer vou experimentar. Agradeço a sugestão mas ou é ou não é !!

        • Há programas que protegem pastas com password ou a ocultam e há programas que encriptam pastas/ficheiro.

          Em todos os programas que apenas protegem pastas acontece o que referiste … porque os ficheiros não estão encriptados.

          Já com o Microsoft Private Folder 1.0 (há anos que não é actualizado) era o mesmo. Vai sem tradução: “Microsoft Private Folder is not intended to provide security against hackers. Is a useful tool for you to protect your private data when your friends, colleagues, kids or other people share your PC or account.”

  3. Eu costumo usar o winrar, pois tem uma função que faz isso.
    Mas esta não deixa de ser uma boa opção ^^

  4. este prog não proteje rigorosamente nada. É um simples prog que controla o acesso a essa tal pasta. Não encripta os dados logo o que está dentro dessa pasta é guaradado no disco como outro ficheiro qualquer. Basta montar o disco noutro SO e está la tudo facilmente acessível. Se quiserem experimentar façam boot de um live cd qualquer.

    Sem querer ofender ninguém acho mau aconselharem um programa destes que simplesmente não faz o que anunciado

  5. Pelos comentários, parece que o aplicativo não é confiável.
    Para quem se interessar, acredito que em matéria de segurança de arquivos individuais, não tem nada melhor que o ‘AP FILE PROTECTOR’ e para pastas me parece que o melhor é o ‘SAFEHOUSE’.
    Ambos constam do acervo do PPLWARE.

  6. Uso o WinRAR para pequenas informações mas se for para pastas com vários Gigas ainda continuo à procura de um realmente fiável.

  7. e um programa destes para bloquear o acesso a pastas e documentos numa pen usb?
    alguém conhece algum tao intuito?

  8. Na minha opinião, se quiserem proteger mesmo dados, recomendo que usem o Comodo Disk Encryption (CDE), podem experimentar a última versão stable.

    Para mim este sim é um grande programa. O nome pode levar em erro, mas não é só para discos, funciona com ficheiros e pastas.

    O ficheiro depois de encriptado não fica oculto, mas fica de tal forma que não dá para abrir sem que desencriptem e para desencriptar, só usando a password que usaram para encriptar.

    Tentarem brute force neste tipo de coisas, será praticamente impossível, a não ser que descubram o hash da encriptação, e mesmo assim, se usarem uma pass phrase bastante difícil acima de 20 caracteres com caracteres especiais, maiúsculas, minúsculas e números, mesmo para os experts devem levar uns bons tempos (se não meses ou mais) a conseguirem.

    O ficheiro ou pasta fica protegida em qualquer máquina ou em qualquer SO com ou sem o CDE instalado.

    Penso que não seja proibido dizer o que disse.
    As pessoas gostam de outras vias viáveis e confiáveis, e esta é uma delas.

    • Boas

      Esse do comodo para para discos externos?

      Outra questão, se eu encriptar um disco externo, e usa-lo noutro computador, tenho tambem de lá instalar o CDE ? ou ele automaticamente pede password.

      É que minha grande questão sempre foi ter um programa que encriptase o disco externo e depois poder usa-lo em qualquer ou PC desde que soube-se a password correcta para aceder.

  9. Qualquer programa semelhante, que não encripte o ficheiro/pasta, não vale nada.
    Tem mesmo que utilizar a encriptação, com uma chave elevada (bits).

  10. Penso que o TrueCrypt será uma das melhores opções.

  11. Vejam este site http://www.rotected.com.pt, a encriptação ´feita pelo hardware, os ficheiros podem ser visualizados em outros computadores, quem quiser comprar diga que eu faço um bom desconto.

  12. este programa tem uma falha sim,protegi uma pasta no win 7 qdo rodei live cd linux tava tudo exposto por ter o xp instalado tbm na mesma maquina percebi q dava pra ver o conteudo do outro disco sem proteção alguma sorry IOBIT

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.