Extensão Chrome: Gmail Checker

Continuando a rubrica “Extensão Chrome”, hoje dirijo-me a todos os “Gmail-ó-dependentes”, grupo no qual me insiro.

O Gmail possui uma excelente interface web e por essa razão acredito que a maior parte dos seus utilizadores nem utiliza nenhum software específico para o consultar. Se forem como eu, pior ainda, o separador do Gmail está sempre aberto no browser. Incondicionalmente. Mas não seria útil fechá-lo de vez em quando?

É aqui que entra o Gmail Checker, que é muito mais que um notificador para o Gmail. Além de saber o número de emails por ler, espreite também a sua caixa de entrada.

gmail_checker_inbox_small


No campo das notificações de email existem duas extensões principais: Google Mail Checker e Gmail Checker.

Tive a oportunidade de testar a primeira, criada pela Google, mas não passa de um simples notificador para novos emails. Se clicar no seu ícone, é aberto de imediato um separador com a sua caixa de entrada. Não faz mais que isto.

É por esta razão que vos apresento a extensão Gmail Checker, a mais completa neste campo. O Gmail Checker além de mostrar o número de mensagens de email por ler, permite pré-visualizar a sua caixa de entrada de uma forma bastante eficiente e executar uma série de acções.

  • Pode apagar, enviar para o Spam, arquivar ou visualizar integralmente os seus mails directamente na janela popup aberta pelo Gmail Checker.

gmail_checker_inbox_only_small

  • Existem 7 temas de ícones à escolha.
  • Suporta Google Apps.

gmail_checker_options_small

Como executar múltiplas instâncias

Se quiser monitorizar mais que uma conta Gmail, terá de executar mais que uma instância desta extensão. Para isso terá de seguir os seguintes passos:

  1. Ir à pasta de dados de utilizador (veja aqui qual é a sua) e localize a pasta com a extensão Gmail Checker (deverá chamar-se “gffjhibehnempbkeheiccaincokdjbfe”).
  2. Copie a pasta para a raiz do seu disco “C:\”.
  3. Abra o Chrome, vá ao separador das extensões e clique em “Modo de programador”.
  4. Clique em “Extensão do pacote” e em “Directório de raiz da extensão” seleccione a pasta para onde copiou a extensão (“C:\gffjhibehnempbkeheiccaincokdjbfe”), deixe o campo “Ficheiro de chave privada” em branco.
  5. O Chrome deverá ter criado um ficheiro crx ( gffjhibehnempbkeheiccaincokdjbfe.crx), colocado em “C:\”.
  6. Arraste este ficheiro para uma janela do Chrome, abrindo-o com o browser e aceite a sua instalação.
  7. Se tiver mais que 2 instâncias, renomeie a extensão copiada antes de clicar em “Extensão do pacote”.

E é tudo por hoje, bons emails e até à próxima extensão Chrome. A pouco e pouco vamos completando este browser que tem ainda tanto para dar.

Lanço-vos o desafio: toca a sugerir nos comentários as vossas extensões favoritas. Quem sabe poderão ser as próximas desta rubrica.

NOTA: Para poder instalar extensões no Chrome é necessária a versão de desenvolvimento do Chrome. Pode instalá-la aqui.

Extensões analisadas anteriormente:

Download: Gmail Checker



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


15 Comentários

  1. Boas,

    Esta é uma boa extensão, mas prefiro o Google Alerter, só faz as notificações, mas faz do Gmail, Google Reader e Wave.

    A extensão StumbleUpon, também é interessante pois traz a barra do StumbleUpon para o Chrome.

    E as extensões já funcionam na versão Beta:

    http://chrome.blogspot.com/2009/12/google-chrome-for-holidays-mac-linux.html

    Cumprimentos.

  2. Bem,
    devem-me ter falhado qualquer coisa.

    Porque estive a testar esta plugin e achei muito fraquinha.
    Principalmente porque me bastava fazer logout no gmail e ela deixava de ver os emails, ao contrario do GMail Manager no FF

  3. Boa extensão mas não gosto muito da interface da preview box. Achei mais apelativa a interface da Google Reader Notifier.

    Outras extensões que me parecem ser muito boas e a ter em conta:
    Aviary – para screenshots e edições de uma página.
    feeldy – uma interface brutal para o google reader
    shortenURL – o que diz o nome.

    cheers

    ps: ainda estou à espera do tal artigo sobre o LastPass ;)

  4. Uns valentes meses depois deste artigo, e agora que me “mudei” completamente para gmail, tentei usar ao máximo todas as potencialidades do Outlook 2010 e… sem sucesso. Não há nada que chegue à interface web.

    Como utilizador Chrome a extensão que mais se adequou a mim, neste sentido, foi a sucessora do Gmail Checker: Google Mail Checker Plus. Está divinal, mesmo como quero e preciso.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.