250.000 * Unity 3D!

Foi recentemente anunciado pelos responsáveis pela Unity Technologies que neste momento o negócio vai de vento em popa. Segundo os seus responsáveis, existem neste momento mais de 250.000 subscritores pagantes do seu Unity 3D Engine. Comparativamente ao ano passado é um aumento de mais de 200.000 subscrições.

Mais de 35 milhões de instalações gratuitas da versão free também foi contabilizada. É sem dúvida uma notícia empolgante e um sinal de que o 3D veio definitivamente para ficar.

This has been a banner year, and the blessings simply won’t end,” afirmou David Helgason, CEO da Unity Technologies, adiantando ainda que “We bet on democratisation of technology and then upped the ante with a truly free license. Our growth proves how valuable enabling technologies are and how relevant 3D is to gaming as well as marketing, training, visualisation and simulation.

Para se ter um pouco a noção da dimensão deste sucesso, convém referir também que a Unity leva a cabo todos os anos a sua própria Development Conference, em Montreal, quer para a comunidade gamer no geral, quer para parceiros, equipas de desenvolvimento ou apenas para curiosos.

A ultima versão lançada, a Unity 3.1 conta com uma versão mais básica disponível de forma gratuita, mesmo para fins comerciais.
A sua versão mais completa, a UnityPro, corresponde ao package mais completo da ferramenta e tem um preço aproximado de 1500 dólares por ‘developer seat’. Utilizadores que já possuam esta versão podem fazer o upgrade por 750 dólares.

Mas o que é a Unity 3?
A Unity 3 é uma ferramenta de desenvolvimento em 3D, para possibilitar a criação de conteúdos e jogos em ambiente multi-plataforma em 3D para iPhone, iPad, PC, Mac, Android, Wii, Xbox 360 e PlayStation 3.

This audacious dream of building a truly unified platform for game development is coming to fruition,” afirmou David Helgason, CEO da Unity. “With tens of thousands of teams of every shape and size using Unity, across every genre and all major platforms, across all parts of the game industry as well as most other industries, economies of collaboration and sharing and scale of stunning dimensions are being realised.

Entretanto a Unity foi condecorada recentemente pelo Wall Street Journal com o prémio de Software Innovation Award.
We couldn’t be more excited to be recognised thus by one of the world’s most respected and widely read publications. This is the latest in a series of accolades for Unity,” afirmou Helgason quando recebeu o prémio. “We remain doggedly focused on simplifying game development tools to make them available to everyone from the individual enthusiast to the most demanding of game development studios.

Entretanto e com o intuito de fomentar o uso da sua ferramenta e de garantir uma maior proximidade com os seus utilizadores a Unity leva a cabo uma entrega de prémios aos melhores projectos desenvolvidos usando esta tecnologia. Vejamos os vencedores deste ano:

http://unity3d.com/awards/

Com o crescente interesse das equipas de desenvolvimento e da própria comunidade gamer no 3D, a Unity já é uma ferramenta de especial interesse neste universo.
O 3D parece que veio para ficar, e apenas é de lamentar os preços ainda altos desta tecnologia.

Homepage: Unity.



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


9 Comentários

  1. Eu sou uma delas :p só que infelizmente ainda não tive muito tempo para fazer algo mais complexo com o Unity.

    • Em que o Unity difere de um Blender?

      • Pois… faço a mesma pergunta…

      • Já apreciei em algumas discussões que colocam precisamente o Blender vs Unity, mas muito sinceramente não cheguei a grandes conclusões pois são ambos muito semelhantes.

        Já utilizei ambos (não tanto quanto gostaria) mas parece-me que o Blender é mais direccionado para animação e vertente académica (talvez por ser open-source) e o Unity para jogos numa via mais profissional.
        Mas é claro que ambos fazem coisas muito semelhantes.

        Ainda à pouco tempo o Unity tinha um webplayer e o Blender não, mas parece que eles já têm algo do género agora.

  2. “possibilitar a criação de conteúdos e jogos em ambiente multi-plataforma em 3D para iPhone, iPad, PC, Mac, Android, Wii, Xbox 360 e PlayStation 3″
    continuam a fechar os olhos ao linux, reparem neste novo jogo que vai sair também para linux
    http://www.youtube.com/watch?v=q4dPuQ4pw70
    , é um bom exemplo de que se pode ter bons gráficos em linux, só é preciso conteúdo de criação.

  3. Mas ta tudo parvo ou que desde quando é que o blender é um motor gráfico?

    o blender serve para modelar, animações 3D ou seja é Tipo MAYA, MAX , etc, e não tem REAL TIME RENDRING.

    o unity é um MOTOR Gráfico apenas tal como o Unreal, Cry engine, etc… este sim é REAL TIME RENDRING

    não confundam as coisas

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.