Vem aí a App Center do Facebook

Aceda a todas as suas aplicações num só espaço… e também no seu dispositivo móvel

O Facebook não pára de nos surpreender e, se há algo que faz com que a rede social seja a mais popular é que esta está sempre  e inovar e a evoluir nos seus serviços. Desta vez a aposta é em algo que certamente irá facilitar muito a vida de muitos utilizadores: uma App Center onde estarão disponíveis todas as aplicações da rede social num só espaço, de forma organizada e acessível, onde o utilizador e o programador possam ter uma visão mais abrangente dos conteúdos que animam o Facebook e fazem com que este sejam tão interessante.

appcenter 1


A novidade foi revelada na passada quarta-feira, dia 9 de Maio, na própria página do Facebook, onde foi indicado que o Centro de aplicações será um lugar onde as pessoas vão encontrar as aplicações sociais, e também um local onde os developers podem colocar as suas criações e estarem mais informados sobre que aplicações são necessárias aos utilizadores do facebook.

O App Center do Facebook estará disponível já nas próximas semanas, através da web e em aplicações para iOS e Android. As aplicações que irão constar na App Center terão que cumprir as seguintes regras de elaboração e os developers já podem, e devem, começar a verificar se as suas aplicações cumprem as normas para poderem ser lançadas.

 

Um local onde se encontram as melhores aplicações

Uma vez que o Facebook tem, actualmente, mais de 900 milhões de utilizadores de todo o mundo, decerto a App Center será um local que estes utilizarão para encontrar óptimas aplicações, como muitas que estão actualmente em voga como o Draw Something, Pinterest, Spotify, Battle Pirates, Viddy, e Bubble Witch Saga.

À semelhança de outras App Stores, o App Center do Facebook terá uma página para cada aplicação, com detalhes do mesmo, o que irá ajudar as pessoas a escolher e a ver o que essa aplicação que permite fazer antes de o instalar.

 

Crescimento de aplicações de alta qualidade

O sucesso da App Center está directamente ligado à quantidade de aplicações. No entanto o Facebook utiliza uma variedade de sinais como avaliações dos utilizadores de forma a determinar se um determinado aplicativo se encontra listado na App Center. Para ajudar a monitorizar o feedback dos utilizadores, foi também introduzido um novo aplicativo de avaliações métricas, determinadas em Insights, de forma a referir como é que os utilizadores avaliam uma determinada aplicação ao longo do tempo.

facebook
A App Center contará com aplicações bem desenhadas, e do agrado dos utilizadores. Por sua vez, as aplicações que possuem menos avaliações, ou que não cumprem as directrizes de elaboração acima referidas, não serão listadas na página.

Disponível para Sistemas Móveis

Uma das grandes novidades é que o App Center está projectado para que se desenvolvam e se promovam aplicações móveis que utilizam também o Facebook – como o Draw Something. A partir do App Center móvel, os utilizadores poderão pesquisar aplicações compatíveis com o seu smartphone ou tablet e se o aplicativo móvel necessitar de instalação, o utilizador será direccionado para a página do mesmo na App Store ou no Google Play. Para desenvolver a sua aplicação móvel na App Center, esta necessita de ser acedida através do login do Facebook.

fb2

Crie já hoje a página detalhada da sua aplicação

Todos os developers devem criar uma página com os detalhes da sua aplicação. Esta página é necessária para que a app possa estar listada na App Center. Para isso os interessados devem dirigir-se à Página de developers do Facebook, na secção App Center, e fazer upload de imagens, inserir detalhes, configurar permissões, etc. Para obter mais informações, aceda a este link.

Antes de criar a sua página com os detalhes da sua aplicação, leia cuidadosamente todas as orientações de forma a garantir que, posteriormente, a sua página não seja removida.

Todas as páginas detalhadas que sejam eleitas para serem colocadas na App Center, terão primeiro uma revisão antes de serem listadas e será dada prioridade àquelas que apresentarem aplicações antes do dia 18 deste mês de Maio.

Aplicações Pagas

Já são muitos os developers que têm sucesso com aplicações pagas, no entanto o Facebook pretende dar a opção a esses mesmos developers de oferecer algumas dessas aplicações, em versão beta. Assim, aceda aqui para mais informações dessa opção. O Facebook pretende dar aos developers uma nova maneira de promover e desenvolver as suas aplicações através da App Center

Caso tenha uma aplicação, ou já tem ideias para alguma, comece já hoje a criar a sua página detalhada. Quem sabe não é o próximo sucesso do Facebook?

Homepage: Facebook App Center



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


7 Comentários

  1. Qual foi a 1º empresa a criar uma “App Center”? Não foi a Apple? E seguiu-se a Google? Não me parece grande “novidade”, mas acredito que seja uma forma de simplificar o acesso. (Óbvio)
    Como sempre, uma ou mais empresas criam/inovam, outras quantas vão atrás. E o facebook que sempre estivera na vanguarda neste tipo de coisas, parece ter ficado parada no “timeline”.

    Eu não sou utilizador (assíduo) do facebook e nem sequer uso “apps”, mas esperava um acesso mais fácil às configurações da minha conta, e não o acho. Sinto que nem controlo bem. Parece-me que em parte faltam opções e por outro lado, está a abarrotar com o que não preciso.
    Achei e ainda acho muito difícil de utilizar e configurar o facebook. É a minha opinião.

    Esperava algo “fácil”, e decepcionou-me.

    • Configurar o Facebook não é fácil! Mas devia.
      A promoção que os utilizadores dão à inovação acaba por ser contraproducente.

      Achei muito interessante o teu comentário existe precisamente isso: a crítica ao facto de não ser inovação uma Loja de aplicações para uma ferramenta e por outro lado criticar a configuração dessa ferramenta por ser difícil.

      Efetivamente as empresas procuram inventar muito e continuamente para aparecerem nas notícias por publicidade.
      Não inventar nada durante muito tempo faz parecer que a ferramenta estagnou e os utilizadores fogem!

      Sucede que muitas das vezes deviam era copiar procedimentos e ideias de sucesso noutras ferramentas de modo a facilitar a vida ao utilizador (com ressalva para as questões de direitos de autor pois em alguns casos são aplicáveis).

      Sempre que várias empresas aplicam as mesmas opções pode chegar-se a um padrão e assim tudo é mais fácil para todos, inclusivamente para quem implementa.
      Impor padrões (os “standards” da indústria) é mais difícil pois implica uma entidade central (estado ou gerida pelos próprios interessados)

    • A Apple nao foi a primeira a criar uma central de aplicaçoes, embora esta tenha popularizado o termo e o uso do mesmo.

  2. era bom é se as aplicações correcem em cloud, por exemplo um telemovel com symbian correria todas as as aplicações de facebook para Android, iOs e assim e deixava de haver certos limites nas aplicações de cada S.O.

  3. A melhor coisa que fiz foi desactivar a conta do facebook depois de ter alterado os dados todos.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.