Pplware

Vodafone Smart Router – Ligue um disco e partilhe na sua rede

Já apresentamos o Smart Router da Vodafone e já ensinamos como podem mudar o nome da rede Wi-Fi… afinal, poucos são os que “batizam” a sua rede.

Hoje vamos explorar um pouco mais as capacidades deste router e ensinar como podem tirar proveito da opção File Sharing & Print Sharing. Quer isto dizer que poderá ligar uma penUSB ou um disco ao seu router e ter acesso ao conteúdo. Sabia que até poder ligar uma impressora?


 

Smart Router – File Sharing & Print Sharing

Esta é uma das muitas funcionalidades que o seu Vodafone Smart Router lhe oferece. Basicamente com o File Sharing pode aceder aos seus conteúdos a partir de qualquer lugar. Ligando uma penUSB ou um disco externo ao router, tudo estará disponível dentro da sua rede e com toda a comodidade e segurança.

Já o Print Sharing permite que ligue uma impressora via USB ao seu router, podendo esta ser usada partilhada por todos os dispositivos que estão na rede de sua casa.

 

Como activar e usar o File Sharing & Print Sharing

Vamos então, passo a passo, deixar o caminho que deve percorrer para activar e usar quer a partilha de conteúdos via porta USB do router quer a possibilidade de ligar uma impressora a essa mesma porta e ter a capacidade de imprimir de qualquer computador ou dispositivo que esteja na rede.

 

1º Passo – Acesso à Área de Configuração do router

Abra o seu browser e escreva o seguinte endereço: http://192.168.1.1

Deverão ser solicitadas as credenciais para entrar no seu router na área de administração.

O Nome de utilizador e a palavra-passe são iguais: Vodafone

Depois de clicar no botão Iniciar sessão, vamos “para dentro” do router.

 

2º Passo – Entrar na Configuração da porta USB

Logo quando acedem ao router, há uma imagem descritiva do acesso rápido aos serviços mais elementares do dispositivo. Se repararem na imagem do router a porta USB é o acesso às suas configurações possíveis.

Dentro dessa área podem ativar autenticação de impressora e armazenamento. Assim, nas Definições de conta criam um utilizador ou vários com nome de utilizador e a respectiva palavra passe. Isto irá permitir que um disco ou uma pen partilhada possa ter vários utilizadores e cada um deles com acesso total ou restrito a determinadas pastas.

  1. Clicar no botão Novo
  2. Criar utilizador e respectiva palavra passe
  3. Definir o que cada utilizador acede e pode fazer
  4. Clicar no botão Aplicar

Obs: O sistema de ficheiros do disco externo ou pen USB terá de ser fat32, qualquer outro formato o router não o reconhecerá

 

3º Passo – Entrar no disco com as credenciais

Agora que está carregada a autorização de acesso a um dispositivo de armazenamento ligado ao router, vamos ao nosso explorador pesquisar pelo dispositivos (ou em ambiente de trabalho para quem tem dessa forma configurado).

Como podem ver na imagem em cima, neste caso usando o Finder no macOS Sierra (mas no Windows no Explorer funciona de forma similar) aparece a indicação gateway_share que é a ligação ao disco que ligamos á porta USB do router (ele tem duas, uma frontal outra traseira). Clique em cima desta partilha.

Logo que clica em cima no botão Ligar como…, canto superior direito da imagem de cima, o sistema de segurança do router irá solicitar as credenciais que foram colocadas por si (administrador do router).

Feito isto estará já dentro do armazenamento do disco ou da pen USB que ligou. Agora poderá ter acesso ao conteúdo a partir de qualquer lugar da sua casa ou empresa desde que esteja dentro da mesma rede e desde que tenha o acesso, claro.

Para ter acesso a este armazenamento a partir do seu dispositivo móvel, utilize um File Explorer ou um File Browser como o FileBrowserlite e poderá ter acesso em toda a parte e com qualquer dispositivo dentro da sua rede WiFi.

Nos próximos guias iremos mostrar todo o potencial das ferramentas que a Vodafone colocou à disposição de quem tem um Vodafone Smart Router.

Exit mobile version