Pplware

VirtualBox: Como ligar diretamente uma máquina à rede

O VirtualBox é uma das plataformas gratuitas mais fantásticas para virtualizar sistemas operativos. Desta forma podemos ter um único sistema operativo nativo e virtualizar os sistemas operativos que pretendermos. Se pretenderem ligar “diretamente” uma máquina virtual à rede saibam que configurações têm de fazer.


É verdade que, sendo uma máquina virtual, não a podemos podemos ligar diretamente à rede. No entanto existem opções de configuração que nos permitem ligar a máquina virtual diretamente a uma rede, usando para isso a interface da máquina nativa.

Onde configurar?

No VirtualBox, basta que carreguem com o botão do lado direito sobre uma máquina e depois escolham a opção Configurações

Em seguida devem selecionar o separador Rede e definir a placa para modo Bridge.

Por fim devem indicar qual a placa, na máquina física, que se encontra ligada à rede. No nosso caso, e a titulo de exemplo, escolhemos a placa de rede Wi-Fi.

E está feito. Agora é só arrancar a máquina e verificar se a mesma se ligou à rede interna, tendo obtido uma configuração desta rede.

Esta é uma pequena configuração mas que faz toda a diferença. Por omissão a placa de rede vem configurada para NAT, o que significa que o Virtualbox faz a própria tradução de endereços de rede – saber mais aqui sobre NAT. Desta forma podem configurar qualquer tipo de servidor na máquina em questão e aceder-lhe “diretamente” da rede ou até do exterior, se tiverem portforwarding configurado.

Exit mobile version