Pplware

Vamos Programar? – Introdução à Programação #5

Instalação de um IDE

O mundo está constantemente a evoluir: desde o mais pequeno inseto à espécie Humana. Evolução, mudança, futuro – são das palavras que mais são ouvidas atualmente.

A tecnologia tem revolucionado o mundo das mais diversas formas. Se quer entrar no mundo da tecnologia e deixar a sua marca, pode começar aqui.

Na semana passada, a história da linguagem de programação C foi abordada. Na próxima semana, iremos já começar a fazer exercícios e criar os nossos próprios algoritmos. Mas, antes de começarmos a fazê-lo, vamos preparar o ambiente de trabalho.

Esta semana não há vídeo mas na próxima semana já existirá.

Primeiramente, o que é um IDE? Um IDE é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado e deriva do inglês Integrated Development Environment. É um programa de computador que reúne diversas ferramentas para apoiar no desenvolvimento de software.

Existem diversos IDE disponíveis logo, as ferramentas que cada um disponibiliza não são sempre as mesmas. Aqui está uma pequena lista com os três elementos que costumam vir com um IDE:

Sendo assim, hoje vou recomendar-lhe um IDE, que será utilizado ao longo da nossa saga. Portanto, todas as instruções que lhe serão dadas ao longo do resto da saga, serão direcionadas a este IDE.

Se utilizar outro IDE, não há qualquer problema, visto que não deverão existir diferenças no código-fonte. Não recomendo a utilização do Visual Studio da Microsoft por agora visto que o compilador por este IDE utilizado poderá precisar de eventuais configurações.

Assim, para dar os primeiros passos em C, recomendo a utilização do NetBeans porque é simples, tem uma interface agradável e está disponível para as mais diversas plataformas.

Existem alguns passos que devem ser seguidos para instalar este IDE. Em primeiro lugar, temos que instalar o JDK (Java Development Kit) que pode ser descarregado aqui. A instalação do JDK não tem segredos e é fácil e rápida.

Depois, é hora de instalar o Netbeans. Descarregue-o aqui e certifique-se de que a versão que descarrega é a C/C++. Ao contrário da maioria dos IDE, este não traz o compilador pré-configurado.

Existem vários compiladores suportados pelo Netbeans. Pode ver aqui como instalar o gcc nas diversas plataformas existentes. O GCC é o GNU Compiler Collection e está nativamente disponível na maioria dos SO Linux.

Na página indicada acima existem instruções para Windows, Mac OS X, Solaris OS e Linux. Se tiver qualquer dúvida em relação a qual ou como instalar o compilador, não hesite em perguntar.


Mais uma vez, gostávamos de saber a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida, pode sempre utilizar os comentários para colocar a questão. Caso o faça,  pedimos que utilize a keyword [DUVIDA] no início do seu comentários.

Resoluções de exercícios.

Esta saga

Henrique Dias

Mais episódios:  [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13][12] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23][24]

Exit mobile version