Pplware

Vamos começar a programar em Python? (Parte II)

Actualmente são muitas as linguagens de programação ao dispor dos programadores e curiosos pela “arte” de programar. O desenvolvimento de aplicações está hoje em dia direcionado para a Web e para os dispositivos móveis mas há ainda muito a fazer no que diz respeito à integração de sistemas.

Depois de iniciarmos a nossa rubrica sobre a linguagem de programação Python, hoje iremos começar a explicar alguns elementos/sintaxe que fazem parte desta.

As variáveis são dos elementos mais fundamentais em qualquer linguagem de programação. Estas permitem armazenar e manipular dados. Neste tutorial é descrita a utilização básica de variáveis em Python

Comecemos por iniciar o Python em modo interativo:

$python

A regras para variáveis em Python são simples: Todos os dados em Python são case-sensitive, e as variaveis possam conter maiúsculas, minúsculas, números, e o caractere _ (underscore), e necessariamente a primeira letra da variável tenha de ser uma letra.

As variáveis podem ser dos tipos:

Declarando a nossa primeira variável: Para tal ba0sta escrever o nome da variável, seguido do sinal igual e do valor que lhe queremos atribuir. Para modificar posteriormente o valor da mesma é da mesma forma.

>>>Variavel_1=5

O nome da variável é “Variável_1” e o seu valor é “5”, o que faz da variável de tipo “int”.

Mais exemplos:

Variavel_2=”pplware”
Variavel_3=4.0

Neste caso criamos uma variável do tipo “string” e outra do tipo float (note-se que para python o valor <4> é um int mas <4.0> é um float).

Agora se não soubéssemos de que tipo são as nossas variáveis?

Felizmente o Python inclui uma função que nos permite saber o tipo das nossas variáveis:

type(nome_da_variavel)

E assim podemos confirmar o dito anteriormente:

As variáveis suportam as operações entre os tipos suportados (ex. :podem-se fazer quaisquer operações algébricas entre quaisquer duas variáveis do tipo numérico). O operador de comparação em Python é o == (dois sinais de igual).

Nota: Em python 4.0==4 resulta em “True” embora uma variável seja do tipo int e outra do tipo float.

Exemplificando:

Variavel_1+Variavel_2
Variavel_1+Variavel_3

Como se pode notar tentar somar um inteiro com uma string resulta num erro, enquanto que somar um inteiro com um numero decimal resulta sempre num numero decimal.

E por hoje é tudo. Esta é apenas o nosso primeiro tutorial sobre Python e tentaremos trazer novos tutoriais semanais. Para isso contamos com todos os que queiram colaborar neste rubrica, partilhando o seu know how sobre esta linguagem. Podem enviar os vossos tutoriais para ppinto AT pplware.com. Num próximo artigo iremos aprender mais algumas operações básicas…estejam atentos.

Exit mobile version