Pplware

Ubiquiti Network: Solução Wi-Fi fantástica a baixo custo (II)

As redes sem fios (redes wireless ou wifi) têm nos últimos anos ganho uma posição de destaque no mundo das comunicações! A mobilidade, taxas de transmissão suportadas, facilidade de implementação e segurança, são alguns dos trunfos que a tecnologia associada às redes sem fios oferece.

No desafio lançado ao Pplware para ajudar na escolha de uma solução Wi-Fi para uma escola, a nossa escolha recaiu sobre a solução Ubiquiti Network. Conheçam hoje a solução por dentro.


Voltamos ao desafio que nos foi proposto e trazemos hoje mais uma parte do desenvolvimento da solução Wi-Fi necessária nas instalações da escola.

No seguimento do artigo passado e depois de adquirirem uma solução com controlador, devem criar uma conta no site da Ubiquiti.

Em seguida, insiram o cartão microSD no controlador. O próximo passo é ligar o controlador à Internet. No nosso caso ligamos o controlador diretamente a uma porta do router da operadora.

Para termos acesso ao controlador via interface Web, devemos ativar a opção Discover Cloud Key. Não se esqueçam de instalar a ferramenta Ubiquiti Device Discovery Tool.

Após os passos anteriores, uma nova Cloud Key irá aparecer na zona dos Controladores com o estado: Pending Adoption. Carreguem em Adopt para ficar disponível.

Caso o firmware da Cloud Key esteja desatualizado, carreguem em Upgrade Firmware.

Para adicionar os pontos de acesso, basta ligá-los à mesma rede que serão automaticamente adicionados à interface de gestão como unmanaged devices. Escolham os que querem gerir e depois carreguem em Next.

Depois de termos associados os dispositivos (neste caso ponto de acesso), podemos ver o IP deles, fazer um restart ou fazer um upgrade ao nível de firmware.

Num próximo artigo iremos mostrar como configurar uma rede sem fios e como a propagar pelos pontos de acesso. Do que temos testado, podemos desde já concluir que esta é uma solução low cost que oferece um conjunto de funcionalidades ao nível de outras soluções que custam o triplo e até mais.

Agradecemos mais uma vez à OfficeLan  pela disponibilização desta solução para análise.

Exit mobile version