Pplware

Stacer: Está na hora de saber se o seu Ubuntu voa ou não

Gostava de saber qual o nível de desempenho do seu Linux Ubuntu? É verdade que o sistema traz nativamente ferramentas que nos dão alguns indicadores, no entanto, com o Stacer o utilizador tem acesso a mais informação.

Hoje vamos mostrar como podem instalar e usar o Stacer numa máquina com o Ubuntu 18.04 LTS.


Stacer é uma ferramenta de código aberto que foi desenhado com o objetivo de monitorizar o desempenho de uma máquina com Ubuntu. Esta ferramenta disponibiliza um painel de controlo amigável para o utilizador, onde podemos aceder a informações sobre o CPU, uso de memória e disco e até existe uma ferramenta de limpeza do sistema.

É também possível monitorizar recursos do sistema, gerir apps/serviços no arranque, iniciar/parar serviços do sistema e desinstalar apps.

Como instalar o Stacer no Ubuntu Linux?

A primeira coisa que devem fazer é proceder à atualização do vosso sistema. Para tal abram o terminal e insiram os seguintes comandos:

sudo apt-get update -y
sudo apt-get upgrade -y

Em seguida obtenham o pacote .deb do stacer usando o seguinte comando…

https://jaist.dl.sourceforge.net/project/stacer/v1.0.9/stacer_1.0.9_amd64.deb

Para instalar basta que executem este comando:

sudo dpkg -i stacer_1.0.9_amd64.deb

Depois de instalado, basta procurar na Dash por stacer.

Como podem ver, explorando o menu lateral esquerdo é possível ter acesso às mais diversas funcionalidades. Por exemplo, é possível limpar a memória cache do sistema uma vez que traz incluído um “System cleaner”.

Como referido, com esta ferramenta podem também controlar os serviços do sistema, inciar/parar serviços, ver o estado de cada um serviço, entre outras ações.

Pode também ver o uso de recursos do sistema. É possível ver a carga ao nível de CPU, o tempo de leitura e escrita em disco, taxas de upload e download, etc.

Como viram, o Stacer é uma ferramenta muito completa e extremamente útil. A instalação também é simples e o melhor de tudo é que é gratuita, como é normal no mundo Linux.

Leia também…

Exit mobile version