Pplware

Sabe usar o Google Maps em modo Offline no Android e no iOS?

A nova versão do Google Maps para dispositivos móveis, lançada há poucos dias, trouxe várias novidades interessantes. De entre elas houve uma que de destacou, não pela sua chegada, mas pela facilidade de utilização que passou a ter.

Falamos da possibilidade de termos mapas offline, que passaram a ter disponível na interface uma forma “oficial” de serem usados. Já descobriu esses mapas? Quer aprender a criá-los e a geri-los? Nós explicamos.

Os mapas offline que a Google passou a disponibilizar aos utilizador vão permitir que estes possam, em qualquer momento e em qualquer situação, aceder a mapas de uma determinada zona, mesmo que se encontrem sem acesso à Internet.

Devem, como é natural, preparar antecipadamente o processo de salvaguarda desses mapas, garantindo assim que posteriormente lhes podem aceder.

Este modo existia já antes nas versões para dispositivos móveis do Maps, mas ainda de forma não oficial e através de um pequeno truque.

Agora que estão formal e oficialmente disponíveis, podemos aproveitar ao máximo a sua utilização, podendo estar sem acesso à Internet e sem que isso nos impeça de os usar.

Guardar mapas Offline

Como já dissemos antes, os mapas offline estavam já disponíveis há algum tempo nas duas plataformas móveis onde a Google tem esta aplicação.

Não era oficial a sua utilização, mas quer no iOS ou no Android era possível recorrer à pesquisa “Ok Maps” para que o mapa que o utilizador estivesse a visualizar fosse guardada.

Com esta nova versão tudo mudou e podemos gerir de forma mais eficiente esses mapas, tendo a possibilidade de gravar vários, até de lhes aceder em qualquer momento e até de lhes dar um nome para mais fácil gestão.

No iOS

No iOS, para gravarem um novo mapa no modo offline, devem primeiro pesquisar o local pretendido ou navegar até ele.

Uma vez na zona pretendida, e com o zoom que querem aplicado, apenas necessitam de carregar no ícone do utilizador, que fica após o campo de pesquisa.

Dentro dessa nova interface vão encontrar, no final, uma zona dedicada aos mapas offline. Devem escolher a opção Guardar mapa para utilização offline.

De volta ao mapa devem escolher a zona a ser guardada, corrigindo o zoom ou o centro do mapa que querem guardar. Depois de acertado o mapa devem apenas carregar na zona que indica o guardar do mapa.

O passo seguinte requer que indiquem um nome para o mapa que estão a guardar. É conveniente que indiquem um nome sugestivo. Dessa forma conseguem mais facilmente identificar o mapa pretendido.

Ao carregarem no botão Guardar o mapa é de imediato transferido para o dispositivo e fica disponível para ser usado.

No Android

O processo de gravação de mapas no Android é em tudo similar ao do iOS, havendo apenas algumas diferenças nas interfaces.

Comecem também por pesquisar ou navegar no mapa o local pretendido. Depois carreguem no ícone do utilizador para acederem à zona de, entre outras coisas, da gravação de mapas.

Nesta interface devem navegar para o final onde vão encontrar a zona dedicada aos mapas offline. Escolham a opção Guardar mapa para utilização Offline.

Estando novamente no mapa devem centrá-lo na zona pretendida e ajustado o nível de zoom pretendido. De seguida devem avançar com o processo, escolhendo o guardar do mapa.

Após a escolha da zona a guardar devem atribuir um nome ao mapa que estão a colocar em offline para ser mais simples identificá-lo.

Terminem o processo com a escolha do botão Guardar, sendo de seguida o mapa transferido para o smartphone.

Aceder aos mapas Offline

Grande parte da novidade dos mapas offline residem na forma como lhes podemos aceder. Se antes tínhamos de navegar para a área pretendida, tudo ficou agora mais facilitado ao podermos fazer a gestão e o acesso a esses mapas.

Está mais simples de usar e claro, muito mais interessante para todos os que querem fazer uso desta funcionalidade.

É importante terem em conta que a Google apenas vos permite que guardem os mapas por um período máximo de 30 dias. Após esse tempo o mapa é eliminado e o utilizador terá de guardar um novo.

Esta é, provavelmente, uma forma da Google garantir que os utilizadores usam sempre mapas com um grau elevado de actualização.

No iOS

Depois de terem recolhido os mapas pretendidos e sempre que os precisarem de usar em modo offline só precisam de carregar no ícone do utilizador e voltar a descer para a zona dos mapas offline.

A diferença agora é que vão encontrar ali os mapas que guardaram. Escolham o mapa pretendido carregando no nome dele e de imediato o mapa é deslocado para essa posição que guardaram antes.

Para além de usarem os mapas podem também na zona anterior fazer a gestão. Se carregarem no botão que está em frente a cada mapa podem eliminá-lo, renomeá-lo ou actualizá-lo.

No Android

Mais uma vez a interface e as funcionalidades do Google Maps no iOS e no Android são idênticas, com as normais diferenças nas interfaces.

Também aqui devem carregar no ícone do utilizador e aceder à zona de mapas offline dessa interface. Aqui vão encontrar a lista de mapas guardados e para usarem um deles só precisam de carregar no nome pretendido.

O mapa irá de imediato ser deslocado para a posição guardada e está pronto a ser usado sem ligação à Internet.

Se quiserem gerir os mapas que têm guardados só precisam de carregar no botão que está a frente de cada um e aí vão poder alterar-lhe o nome, eliminá-lo ou actualizá-lo.

Se ainda não actualizaram o Google Maps no vosso dispositivo móvel então não percam mais tempo e façam-no já. Esta funcionalidade offline é muito interessante e útil.

Google Maps

Preço: Gratuito

Homepage: Google Maps


Exit mobile version