Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço público? É verdade que pode sempre usar o endereço público associado ao router, mas sabia que este muda de X em X tempo?
Como solução para este problema podemos usar o serviço no-ip entre outros. Hoje ensinamos como podem configurar o serviço no-ip no novo Router Fiber Gateway MEO.
O no-ip é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento, (por exemplo: 81.112.159.76) por um “nome” do tipo pplware.ddns.net. Este serviço tem uma versão gratuita, que permite ter associados três nomes. Vamos aprender como usar.
Como funciona este serviço?
Vamos considerar que tem um Raspberry PI, ligado à rede wifi lá de casa e este tem o endereço privado 192.168.1.10, estando assim só alcançável na rede privada. No entanto, como gateway, ele tem associado o endereço privado do router (ex. 192.168.1.254) que o permite “sair” para a Internet através do endereço público que está também associado ao router. É este endereço público que vamos usar para alcançar o nosso equipamento a partir do exterior (de referir que é igualmente possível atribuir um endereço público directamente a um dispositivo – saber mais aqui).
Assim, com o serviço no-ip podemos “mapear” o endereço público para um nome (ex. pplware.ddns.net).
Como usar o serviço no-ip?
Para usar o serviço no-ip, basta aceder a https://www.noip.com/e criar uma conta de acesso. Depois de ter acesso ao Dashboard do serviço.
Para poder criar uma entrada, basta indicar um nome no campo hostname e escolher o domínio. Para este tutorial escolhemos o domínio ddns.net. É também possível escolher o tipo de registo.
Tipos de registos:
- A – Address: Associação de um nome a um endereço (mapeamento directo)
- AAAA – Address IPv6; Associação de um nome a um endereço IPv6
- CNAME – (Canonical NAME); um alias (nome alternativo) para um host;
- SRV – (SeRVice); permite definir serviços disponíveis num domínio
- TXT – Definição de informação textual sobre o domínio
Ao criar uma entrada, o serviço associa de imediato o endereço público da nossa máquina. Esse parâmetro pode ser alterado, carregando em Modify.
Como configurar no Router Fiber Gateway MEO?
O DNS dinâmico (DDNS ou Dynamic DNS) é um método de atualizar automaticamente um servidor de nomes no Domain Name System (DNS). Com DDNS ativado, a configuração dos nomes de host configurados, endereços ou outras informações, são atualizadas sempre que houver alguma alteração.
A configuração do serviço no-ip no Router Fiber Gateway MEO é realizada na funcionalidade DNS dinâmico. O DNS dinâmico pode ser usado de forma a indicar um hostname fixo (por exemplo, host.no-ip.com) para o endereço IP público (ou de rede remota) atribuído pelo ISP (em geral, um endereço IP dinâmico).
Desta forma os servidores localizados na rede local podem também ser acedidos por meio desse hostname em vez do endereço IP atribuído pelo ISP.
Essa configuração é realizada em Serviços>DNS Dinâmico, depois carregamos em Configurar. Dentro dessa interface devemos preencher:
- Nome Utilizador:<nome do utilizador utilizado para aceder ao serviço no-ip.org)
- Password:<respectiva password>
- Serviço:Neste exemplo indicamos No-IP mas há mais serviço
- host: Neste campo indicamos o hostname que escolhemos (ex. host.no-ip.org)
E está feito! Após a configuração deverá receber ver uma mensagem na própria interface que indica que os parâmetros introduzidos estão correctos.
Com esta funcionalidade activa, deixa de ser necessário instalar qualquer software no PC para que o endereço IP público associado ao serviço esteja sempre actualizado.