PHP é à quinta-feira – Começar a programar
Ora vamos lá então a mais uma rubrica.
Antes de passar ao exemplo prometido para hoje queria desejar um bom feriado a todos e reforçar qual o objectivo desta rubrica “PHP é as quintas-feiras”. Tenho lido sucintamente os vossos comentários e gostaria de vos dizer o seguinte: Com este espaço pretende-se que as pessoas que não “pescam” nada de PHP (e também de programação”, tenham uma ideia do seu funcionamento, e que vão praticando com alguns exemplos que aqui vos disponibilizo . Aos gurus peço a vosso ajuda para orientarem o resto do pessoal e até quem sabe um dia destes concebermos um mini-tutorial sobre PHP .
É claro que quem pretender ser um “master” da programação, o que aqui é ensinado não chega, para isso aconselho-os a visitarem o site www.php.net e até fazerem downilôooo deste manual . Vamos lá ao que interessa…. Se bem se lembram, para hoje eu tinha prometido um script que podem incluir nas vossas páginas Web e que funcionará como “recepcionista” dos utilizadores que visitarem a vossa página. Ou seja, se um utilizador visitar a vossa página de manhã, a página apresentará uma mensagem de Bom dia, se for à tarde aparecerá Boa Tarde e lá mais para a noite a mensagem apresentada será Boa noite. Como referido no último tutorial existe uma função que nos permite obter dados relativamente à data e a hora. Imaginem então o seguinte: se eu guardar numa variável o valor da hora eu posso saber se estamos na parte da manhã, tarde ou noite. Aqui vai um pequeno exemplo em pseudocódigo:
Alguma dúvida? Para quem não sabe o sinal >= é a mesma coisa que dizer maior ou igual. Como vêm, é simples. Quando passamos este código para PHP vamos trocar o Se por if e o Senão se por elseif. O “if”, “else” e o” elseif” que são designadas de estruturas de controlo. Aconselho-vos a lerem mais sobre o “if” o “else” e “elseif” no manual que acima referi. Feito isto, vamos passar ao código PHP. Se bem se lembram a função que nos dá a data e hora é função date(). Sigam os seguintes passos: ( // serve para colocarmos comentários no código)
1) Guardar o valor da hora numa variável $hora = date(“H”); //Se for 9:30, a variável $hora ficará com o valor 9
2) Testar se estamos da parte da manha if ($hora>=6 && $hora<12) //Se a hora é maior ou igual que 6 e menos que 12 echo "Bom dia !!!";
3) Testar se estamos da parte da Tarde elseif ($hora>=12 && $hora<20) //Se a hora é maior ou igual a 12 e menor que 20 echo "Boa Tarde!!!";
4) Se não se verificou o ponto 2) e o ponto 3) else //senão escrevo Boa Noite echo "Boa Noite !!!";
Aqui vai o código direitinho em PHP. Acrescentei no início (2 primeiras linhas): um echo para escrever a hora actual e o segundo echo permite dar um espaço (tipo um ENTER no WORD)
Para verificarem que o vosso exemplo funciona realmente, façam o seguinte, abram a vossa página no browser e vejam o que ela vos diz (Bom dia, Boa tarde ou Boa noite). Imaginando que vos apareceu Bom dia, o próximo passo é ir a hora do vosso sistema (Windows ou Linux), e alterar por exemplo a hora para 14h. Em seguida vão de novo à página e carreguem em F5 (ou ctrl+F5), notaram alguma diferença?
Este artigo tem mais de um ano
E eu a pensar que esta semana não tinhas PHP 🙂
Dêm algum descanço ao rapaz.. vai aproveitar o friado:P
Bom trabalho!
——————————
http://www.sounatural.com
Vida de pobre….Coisas da informática !!!
Compromissos são compromissos !!!
PP
na linha dois acho k tem erro deve ser assim
echo date(“H:i:s”);
mas ta 1 bom trabalho…continuação
Assim vai dar erro na primeira linha. A instrução será: echo date(“H:i:s”);
🙂
isto e igualzinho a pascal. parece ser muito facil
Obrigado Sky. Já alterei a imagem !!!
Pedro Pinto
Muito bom, pena eu ter só um blog e não um site, gostaria de experimentar estes script’s, talvez arranje um alojamento gratuito só para experimentar e aprender.
Muito boa a rubrica, pouco a pouco vamos aprendendo algo!
Se quiserem visitem o meu blog.
http://infotechs.wordpress.com/
Cumprimentos, 070tiag0
Tentei guardar o .pdf deste artigo mas não consegui, what’s happening?
Não falta os { } para a condição if ?
Muito boa noite 🙂 Gostei muito do artigo e gostaria de felicitar vos pela a iniciativa. Uma sugestão, criar a categoria PHP para ter todos os artigos.
Abraço
Alguém sabe se o Notepad++ tem a funcionalidade de auto formatar o código? Ou seja colocar todas as linhas de código com a indentação correcta etc…?
Mais uma vez uma boa iniciativa por parte do Pplware. Muito bem 🙂
Continuação de um bom trabalho!
Sérgio, os { }’s apenas são necessários na condição If se tiveres mais de uma linha.
Acho que os { } são opcionais, mas não tenho a certeza, eu tb os utilizo sempre 😉
Olá.
Já agora, para ajudar a memorizar:
porque vem de break (ou line break)
🙂
Abraços.
Clicando no ícone do pdf dá este erro:
TCPDF error: Missing or incorrect image file: /var/www/vhosts/pplware.com/httpdocs//https://pplware.sapo.pt/wp-content/images/logo_php_big.jpg
Gostaria de sugerir que fossem compilando estas lições num ficheiro, actualizado semanalmente. Nâo só dá jeito ter toda a informação num só sítio, como ajuda aqueles que não seguiram esta iniciativa de início…
Gostaria de saber como posso publicar este exemplo numa página de Internet para ver a funcionar.
Trabalho muito bom.
Parabéns e obrigado.
@JL
Para correr o PHP, tem de ser num servidor com apache.
O mais simples é instalares um simulador de servidor no teu PC, recomendo-te EasyPHP (Google it) é simples e completo.
não consegui fazer esse…. não falta aí uma imagem com o código .php todo direitinho ? ….
bom trabalho essa rubrica 🙂