Pplware

O que podemos fazer com um Windows Server 2003? Parte I

Como tinha prometido, aqui vai a minha primeira publicação sobre os clássicos sistemas operativos de servidores, neste caso o Windows Server 2003. Falo em clássicos, pela questão de terem já sido lançados novos sistemas operativos com arquitectura servidor (ex. Windows Server 2008). Apesar de existir uma nova versão do Windows Server a verdade é que o Windows 2003 server continua a ser um sistema operativo muito usado em empresas.

Pretende-se com estes tutoriais ensinar a explorar o Windows Server e a instalar/configurar serviços como Active Directoy, DNS, DHCP, etc.

Para começar esta “rubrica”, hoje vamos começar por aprender como instalar o Windows Server 2003. Para isso usei o virtualbox para virtualizar o sistema.

Após arrancar o virtualbox com a VM criada, eis que aparece a primeira janela que dá início ao processo de instalação.

Para procederem à instalação do Windows 2003 Server basta carregar em ENTER para iniciar o processo.

Carregamos agora em F8 para concordar com a parte do licenciamento.

Vamos agora escolher o sistema de ficheiros do sistema. Para tal aconselho a escolherem a opção “Format the partition using NTFS File System

Seguidamente o windows vai carregar os ficheiros a instalação perseguir da melhor forma. Agora é deixar decorrer a formatação do disco e cópia dos ficheiros.

Vamos agora definir o nome da empresa/organização

No próximo passo é necessário introduzir o serial para activação da versão do Windows

Vamos agora indicar o número de licenças que temos por servidor, correspondendo ao número de ligações simultâneas ao mesmo.

Atribuímos agora um nome ao servidor e definimos uma password para a conta de Administrador.

No próximo passo indicamos a data/hora e respectivo fuso horário.

Informações sobre o domínio (veremos esta questão nos próximos tutoriais)

E está feito. O sistema irá agora proceder à aplicação das novas definições.

Espero que tenham gostado deste primeiro tutorial. Para irmos de encontro as necessidades dos utilizadores, gostaríamos de saber quais os serviços que gostariam de ver abordados nesta rubrica. Até ao próximo tutorial.

 

Leia também:

Exit mobile version