Pplware

NodeMCU: Registo do sinal Wi-Fi na plataforma ThingSpeak

Depois de apresentarmos a fantástica placa de programação nodeMCU e darmos a conhecer a plataforma de IoT ThingSpeak, está na hora de fazermos algo mais interessante! Para tal hoje vamos ensinar como registar o nível de sinal das interface Wi-Fi e enviar essa informação para a plataforma ThingSpeak.

Mãos à obra…vamos a isso.


Para este tutorial apenas vamos necessitar de uma placa de programação nodeMCU. Vamos também criar uma conta na plataforma ThingSpeak para depois enviar para lá os dados.

NodeMCU

A NodeMCU é uma pequena plataforma de desenvolvimento open source direcionada para o desenvolvimento de projetos no mundo da Internet das Coisas. Esta pequena mas poderosa placa vem com um microcontrolador ESP8266 (da Espressif Systems) que oferece suporte nativo para redes Wi-fi com as normas 802.11 b/g/n. Saber mais aqui.

ThingSpeak

Thingspeak é uma plataforma de análise IoT (Internet of Things) que permite agregar, visualizar e analisar streams de dados, de uma forma muito simples. Uma das grandes vantagens da plataforma Thingspeak é que nos permite visualizar os dados enviados pelos nossos dispositivos, em tempo real, mas também a possibilidade de analisar os mesmo recorrendo ao poderoso Matlab. Saber mais aqui.

Criar uma conta na plataforma ThingSpeak

Criar uma conta na plataforma ThingSpeak é algo bastante simples. Para tal basta aceder aqui e preencher com os dados solicitados. Depois é só confirmar o e-mail que é enviado pela própria plataforma (em nome da Mathworks).

Depois basta autenticarem-se na plataforma aqui e aceitar os termos e condições. Depois do processo de autenticação devemos criar um canal carregando em New Channel.

Em seguida devem indicar um nome (ex. Nível de Sinal Wi-Fi) e no Field 1 coloquem, por exemplo, RSSI. Por fim carreguem em Save Channel.

Programação no Arduino IDE

Para o envio dos dados da NodeMCU para a plataforma ThingSpeak, vamos usar este código de exemplo (RSSI_to_ThingSpeak.ino) e mudar as seguintes variáveis:

Os dois últimos parâmetros (channelID e writeAPIKey) podem consultar em Channels > API Keys.

Agora basta fazer upload do código para dentro da placa de programação. O registo da informação acontecerá a cada 20 segundos (período definido na variável postingInterval).

Como viram é muito simples trabalhar com a placa NodeMCU e com a plataforma ThingSpeak. Num próximo tutorial iremos ensinar algo ainda mais espetacular…estejam atentos!

Exit mobile version